segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Top 5: Roteiro para que?

Se em um filme a necessidade principal é um roteiro, Hollywood está fazendo tudo errado já há algum tempo. Apesar de todo ano saírem verdadeiras obras-primas cinematográficas pelas mãos da indústria cinematográfica americana, muitas vezes a história acaba sendo posta de lado em muitos longas pelos produtores em prol de uma boa diversão. Aproveitando que Círculo de Fogo, exemplo mais recente dessa tendência, estreou em terras tupiniquins neste último fim de semana, O Nerd Contra Ataca relembra cinco preciosidades que seguem o ideal "Roteiro fora, diversão dentro" e conseguiram atingir essa meta. Confira:

5°: Piratas do Caribe - No Fim do Mundo

Depois de duas películas acertando na harmonia entre história e maluquice, o produtor Jerry Bruckheimer e o diretor Gore Verbinski prometeram pelos trailers entregar na terceira aventura de Jack Sparrow o maior épico envolvendo pirataria da história. Eles até conseguiram atingir o objetivo, mas se esqueceram de elaborar um roteiro durante o processo. As recorrentes mudanças de lado de vários personagens e furos absurdos na trama confundiram todo o público durante a exibição de No Fim do Mundo, mas a diversão proporcionada pelo longa acaba fazendo o espectador ignorar esse "mero detalhe" e aproveitar as loucuras em escala grandiosa de Johnny Depp.

4°: Vingadores

Anunciado no pós-créditos do primeiro Homem de Ferro no longínquo ano de 2008, o filme da super-equipe da Marvel chegou aos cinemas em 2012 repleto de expectativa. Com altas chances de errar feio, a produtora responsável pela adaptação do universo da editora resolveu chamar o "emenda-roteiro" Joss Whedon para a direção, que sabiamente direcionou Vingadores para um ritmo muito mais divertido. Ao não ir em frente com uma história mais séria, o criador de Serenity conseguiu entreter o público geral e agradar os fãs mais xiitas, consolidando uma das maiores bilheterias da história. Agora é esperar o estrago que a sequência vai causar em 2015.

3°: Rocky IV

Ganhador do Oscar de melhor filme, Rocky - Um Lutador é até hoje um clássico do cinema com sua belíssima história de superação. Mas, depois de duas sequências fracas, Sylvester Stallone resolveu ignorar de vez o roteiro e escreveu esta pérola da sessão da tarde que é Rocky IV. Aproveitando o contexto da Guerra Fria, o garanhão italiano precisa agora vingar a morte de seu amigo Apollo Creed, assassinado pelo russo Ivan Drago, desafiando a máquina de matar para uma luta na Rússia. Mesmo com tantas incoerências e uma trama muito abaixo do fraco, o filme marcou tanto seu público que é até hoje um dos capítulos mais lembrados pelos fãs.

2°: Transformers - O Lado Oculto da Lua

Após uma péssima sequência, Michael Bay precisava urgentemente provar a todos que Transformers ainda era uma boa franquia. Sabendo, porém, dos gostos de seu público, o diretor resolveu apostar todas as suas fichas na briga de robôs em uma escala ainda maior, ignorando completamente a falta de sentido proporcionada na franquia. O resultado é um encadeamento de cenas de ação épicas e a construção de Optimus Prime como o Chuck Norris dessa geração, garantindo um tempo de vida maior nos cinemas à cronologia do embate entre Autobots e Decepticons.
Falando em Chuck Norris...

1°: Mercenários 2

Se o primeiro já havia sido um exagero total, o que esperar de uma sequência? Apesar de ser tecnicamente péssimo, a continuação da reunião de astros da ação acertou na mira ao entregar ao seu público exatamente o requerido: Tiros, porrada e sangue! Com um dos roteiros mais mal-feitos da história, Sylvester Stallone juntou novamente sua gangue e adicionou mais gente ao grupo para vencer vilões estereotipados enquanto troca-se piadas - além de incrivelmente encaixar um Chuck Norris Facts no meio de Mercenários 2!

0 comentários :

Postar um comentário