quarta-feira, 24 de abril de 2013

Top 5: Armaduras do Homem de Ferro


Com estréia marcada para essa sexta, Homem de Ferro 3 fecha a primeira trilogia do herói e inicia a segunda fase da Marvel nos cinemas. Um dos destaques dessa nova aventura de Tony Stark nas telas é as mais de 50 armaduras novas, criadas durante o período de tempo que separam o filme dos eventos de Vingadores. Mesmo com propósitos obviamente financeiros, esse exército é um bom gancho para lembrarmos das 5 melhores armaduras do herói, que ainda não chegou a esse número nos quadrinhos! Confira:

5°: Centurião Prateado

Após o período conhecido como "O Demônio na Garrafa", Tony Stark retorna ao combate ao crime, mas precisa criar uma nova armadura. O desenhista Bob Layton criou então este modelo, ousado por não seguir o esquema habitual do uniforme. Adotando visual simples e pintado de cores vermelha e prata, o Centurião Prateado possuía vários armamentos novos, como um campo de força de seis segundos de duração, um gerador holográfico (capaz de gerar imagens idênticas e com rastros de calor do vingador dourado, impossibilitando que o inimigo o encontre) e raios de pulso que aumentavam sua potência conforme a distância aumentava, além do feixe triangular no peito. Mesmo polêmica e divisora de águas para os fãs, esse modelo ganha a 5° posição por inovar no estilo do Homem de Ferro, coisa difícil de se ver em qualquer herói dos quadrinhos.


4°: Máquina de Combate


Após sua armadura ser destruída por ninjas tecnológicos (?!) conhecidos como Mestres do Silêncio, Tony novamente precisa construir um novo modelo, mas dessa vez o milionário exagerou no armamento. Entupido de armas de grande porte, a Máquina de Combate era uma verdadeira arma de destruição em massa, mesmo que sem os clássicos raios repulsores nas mãos. O estilo não combinou bem com Stark, mas foi perfeito para seu amigo Jim Rhodes, que assumiu a identidade do Homem de Ferro enquanto este se recuperava da bebida (Isso tudo durante "O Demônio da Garrafa"). Quando o original retorna, Rhodes leva a armadura, agora equipada com os raios repulsores, e vira o herói Máquina de Combate. Criada por Kevin Hopgood durante a época dos uniformes mais sombrios, essa armadura conseguiu o feito de iniciar a jornada de um novo herói (durando até os dias atuais), inacreditável para os quadrinhos até hoje!



3°: Clássica (sem rebites na máscara)

O desenhista Don Heck é responsável pelo visual mais conhecido do Homem de Ferro até hoje. Sem exageros, a Clássica durou em torno de 20 anos (!) e virou base para as armaduras que viriam a seguir, como na face com boca e olhos e os famosos raios repulsores, além de ainda ser usada de vez em quando por Tony Stark nos dias atuais. Um de seus últimos usos foi quando Norman Osborn, à frente da M.A.R.T.E.L.O., organização de defesa que substituiu a S.H.I.E.L.D., o caçava pelo mundo, e o milionário se viu obrigado a usar várias armaduras antigas.
A primeira versão trazia ainda os chifres no capacete, mas pouco tempo depois essa ideia foi abandonada. O nome não poderia ser outro, essa armadura é um clássico e precisa ser reconhecida pelos novos fãs do herói!


2°: Neoclássica


Estreando no clássico "A Guerra das Armaduras", a Neoclássica juntou vários elementos das antigas armaduras e chegou à perfeição. Depois de derrubar o vilão Poder de Fogo, responsável pela iniciativa de sua construção, ela também seria útil quando Stark levou uma bala da patricinha Kathy Dare e foi aleijado, pois com as devidas alterações o milionário poderia andar dentro dela.
Contendo novidades tecnológicas como um computador de tiro capaz de atirar e derrubar mísseis, um escudo de energia no braço e um pulso eletromagnético que desativava todos os equipamentos eletrônicos em uma certa área, esse uniforme foi um ápice no desenvolvimento estético e funcional na história das criações de Tony Stark. A maior força nesse crescimento foi o desenhista Bob Layton, deixando saudade depois de sair das histórias do Homem de Ferro, que só sofreu com armaduras horrorosas e plots toscos e péssimos.



1°: Extremis

Uma das maiores bases para as armaduras das produções cinematográficas, a Extremis (agora sendo devidamente adaptada para essa terceira película), criação do desenhista Adi Granov, é uma das responsáveis pela retomada do Homem de Ferro nos quadrinhos. Além do arco nos quadrinhos (comentado aqui), esse uniforme apresenta uma leve retomada dos estilos mais clássicos do vingador dourado, mas sem se restringir a isso, criando novas ideias para o visual do personagem, como as ombreiras estilizadas. Sem contar a tecnologia de mesmo nome, que ampliou a manipulação de Tony com seu uniforme, aguçou seus sentidos e ainda expandiu o processamento de seu cérebro com o tempo (se é que era possível). Granov chegou à perfeição e entregou o melhor visual do personagem, ainda ajudando com a performance do próprio Homem de Ferro!

0 comentários :

Postar um comentário