segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dica da Semana: Fúria de Titãs

O auge da cultura grega antiga na telona

Desde sempre uma das mitologias antigas mais conhecidas, os deuses gregos e suas histórias já foram várias vezes adaptados para o cinema. Da animação da Disney Hércules ao clássico Édipo-Rei, Hollywood ainda sim não conseguiu explorar por completo esse universo construído séculos atrás. Agora, com o lançamento de Percy Jackson e o Mar de Monstros, procura-se ver se o tema ainda faz sucesso com o público e se a série de livros criada por Rick Riordan consegue sustentar-se na película.
Em tempos passados, porém, os gregos tavam em alta na telona, chegando ao seu ápice com Fúria de Titãs em 1981. A obra-prima do falecido Ray Harryhausen, fanático pelo assunto (o diretor também fez Jasão e o Velo de Ouro, além de Sinbad e a Princesa), faz uma verdadeira mistura de contos para contar a história de Perseu, filho de Zeus, que luta para salvar a vida da bela princesa Andrômeda do monstro marinho Kraken (originalmente uma criatura da cultura nórdica!). Para derrotá-lo, o semi-deus deve cortar a cabeça da temível medusa, cuja visão transforma os homens em pedra.
Além da trama bastante épica, Harryhausen novamente utiliza a arte do stop-motion para criar suas criaturas, inovando os efeitos visuais na época. Nostálgica hoje em dia, essa técnica ainda é utilizada em Hollywood, agora só para animações, e também serviu de inspiração para vários mestres do cinema atual como Tim Burton, Peter Jackson e Steven Spielberg, que graças ao diretor sempre procuraram trazer novidades visuais às suas histórias.
Apesar de ser um clássico, Fúria de Titãs acabou sendo esquecido com o tempo, envelhecendo mal graças aos efeitos do stop-motion. Ganhando um remake fraco (e com uma sequência mais ou menos), a potencial franquia a partir da obra de Harryhausen foi abandonada, mas serviu para trazer o filme de 1981 a novas gerações e talvez despertar um maior interesse por longa-metragens com um pé na mitologia grega. Quem procura agora expandir esse último resultado é a própria adaptação da série de livros de Rick Riordan, em missão também para virar o novo Harry Potter. Será que veremos isso algum dia?

0 comentários :

Postar um comentário