quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lixeira Nerd: Highlander II - A Ressurreição

O filme que cortou a cabeça da franquia imortal nos cinemas

Por Pedro Strazza

É sempre assim em Hollywood: Filme faz um baita sucesso, filme ganha continuação. Sendo ruim ou boa, a sequência parte geralmente do princípio financeiro de que todo o público de uma produção bem sucedida nas bilheterias irá em massa assistir o segundo episódio daquela história que tanto a agradou no passado. A parte péssima desses número 2 inesperados é a mudança abrupta de importância para o estúdio do primeiro para o segundo, que recebe muito mais interferências dos produtores e perde por completo sua originalidade.
Quem infelizmente seguiu por esse tenebroso caminho é a continuidade de Highlander - O Guerreiro Imortal, cujas sequências foram ficando piores a cada capítulo lançado. A começar pela continuação direta, A Ressurreição, que transformou por completo - e para pior - os conceitos estabelecidos pelo original de 1986.
O tom poético e épico das lutas entre os imortais perdem muito espaço para equivocados e mal postos conceitos ecológicos e de ficção científica, claramente inseridos pelo estúdio para garantir um maior sucesso e valor atrativo à produção. Mesmo sendo uma ideia até interessante, o plot da humanidade ter desgastado quase por completo a camada de ozônio do planeta - grande questão política na época - e estar pagando as consequências não cabe em uma história sobre o drama de ser imortal, que sai por completo do foco da trama.
As alterações na estrutura básica das lutas entre os imortais também contribui para o fracasso. Querendo explicar o porquê destes homens brigarem até a morte, o roteiro de Brian Clemens e William N. Panzer resolve definir esses personagens como alienígenas do planeta Zeist que foram exilados para a Terra para disputar O Prêmio. E isso é só o começo. Há uma sequência de justificativas tão mal-feitas no longa que o espectador rapidamente perde o interesse nelas e tenta se lembrar dos tempos onde tudo ainda era misterioso e intrigante. Tempos com certeza melhores.
A ressurreição de Ramirez (Sean Connery) também quebra significativamente o filme. Morto durante o longa original, a volta do mestre de MacLeod (Christopher Lambert) é incongruente tanto na estrutura de A Ressurreição quanto na história original, provando de vez o quão comercial essa continuação se tornou.
Essa motivação de apenas "façamos dinheiro não importe as consequências" fez com que a franquia afundasse rapidamente e de maneira triste. A grande maioria dos fãs (e do público) não conseguem sustentar a avalanche de falhas e decepções geradas com Highlander II, que se perde ao tentar modificar a mitologia bem estabelecida em prol de mais continuações. Uma pena, pois havia tantas maneiras mais inteligentes e legais de se fazer algo digno com a trajetória do escocês nos cinemas...

4 comentários :

Saiu em DVD nas bancas, a versão completa do filme (chamada de 'Renegada') que trás 19 min. adicionais, uma edição mais coerente e todas as besteiras sobre alienígenas foram removidas.

Então, o texto é sobre essa versão, também chamada de "do diretor"... e o filme ainda é ruim. hahahah

O roteiro original do filme tem explicações muito mais detalhadas:

JUDGE : "I sentence you to exile from Zeist. You will be transported to the planet Earth. Each of you to a different time and place. There to be reborn. Once you have grown to the age you are now, time itself will take on a new meaning for you. One year on Earth is like one day on our planet. So on Earth you will be immortal. Furthermore, your memory of this planet and your lives here will be gone. Until the time of the Gathering.

For years, we have sent men to Earth, scattered throughout their history.
Men like you who have no place here in Zeist. They will find you. And
Try to kill you. You will fight each other down through the centuries. In
Our traditional way with this (he holds up a sword).

The only realize from your Earthly immortality will come if your head
is cut off from your body. And when one of you is finally the last of us
on Earth, he will claim the Prize. He will have the choice to growing old
and dying on Earth, or returning to Zeist."

"o plot da humanidade ter desgastado quase por completo a camada de ozônio do planeta - grande questão política na época - e estar pagando as consequências não cabe em uma história sobre o drama de ser imortal, que sai por completo do foco da trama."

Eu discordo. O fato do MacLeod ser imortal e enxergar o planeta morrendo a sua volta cria um paradoxo interessante.

Postar um comentário