segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nova Marvel no Brasil: Novembro/2013

Por Pedro Strazza

Iniciada ano passado após o fim dos eventos de Vingadores vs. X-Men, a Nova Marvel está finalmente chegando ao Brasil. O projeto é, segundo a Marvel, um bom ponto de partida para o público entrar em seu universo, realizando ao mesmo tempo um recomeço para seus personagens como também uma continuidade de todas as tramas. Assim como nos EUA, a Panini decidiu lançar as revistas aos poucos, soltando novidades a cada mês. Resolvemos, então, analisar cada um dos títulos que estão saindo, decidindo se vale a pena para o novo leitor comprar os títulos oferecidos.
Com um início bastante tímido no mês passado, a Nova Marvel teve em novembro um maior número de publicações, sendo que todas são centradas em personagens e equipes relacionadas aos Vingadores. Vejamos então se os três relançamentos do mês (Avante Vingadores, Os Vingadores e Capitão América & Gavião Arqueiro) trazem qualidades suficientes para justificar a grana de seus leitores.

Os Vingadores

  • Os Vingadores: Com bela arte de Jerome Opeña, o principal título da maior super-equipe do Universo Marvel já se apresenta desde o início como a revista mais importante da Nova Marvel. Aparecem várias menções a futuros acontecimentos da cronologia, como o apontamento de uma futura crise, e a união dos líderes e atarefados Tony Stark e Steve Rogers em um  mesmo time é o indício de que a esta reunião de heróis é coisa séria. Mas o roteiro do experiente Jonathan Hickman simplesmente não decola. O vilão Ex Nihilo (criado nesta edição) é fraquíssimo, os personagens escolhidos pelo Homem de Ferro e pelo Capitão América são em sua maioria inexpressivos e o gancho final não motiva a comprar o próximo volume. Péssimo começo. Vale a pena acompanhar? Por enquanto não.
  • Os Novos Vingadores: Novamente Jonathan Hickman pisou na bola, mas aqui em menor grau. A primeira edição dos Novos Vingadores na Nova Marvel é extremamente entediante por servir meramente de introdução ao que vai acontecer por aqui, mostrando os motivos do Pantera Negra convocar a contragosto os Illuminati para Wakanda. Mas por enquanto nada da nova formação da equipe. Os desenhos de Steve Epting, nesse meio tempo, desempenham bem sua função. Vale a pena acompanhar?: Fica pra próxima.
Veredito: Com duas séries ainda começando seus arcos, a revista principal dos Vingadores deixou em sua primeira edição um gosto amargo tanto para iniciantes como antigos leitores. Para quem está começando a ler quadrinhos, este é melhor deixar passar. Já o público de longa data pode dar uma segunda chance no mês que vem, quando sai o número 2.

Avante, Vingadores!

  • Os Fabulosos Vingadores: Após os eventos de Vingadores vs. X-Men, Steve Rogers, mais conhecido como Capitão América, sente-se culpado pela falta de atenção que o super-grupo deu aos mutantes desde os tempos da Dinastia M, resolvendo então reunir uma equipe que cuide tanto de pessoas normais quanto dos Homo superior. Enquanto isso, Wolverine e sua escola precisa melhorar a imagem pública dos mutantes após a guerra entre os X-Men e os Vingadores. O roteiro de Rick Remender consegue captar esses dois lados para conceber o time mais interessante dos maiores heróis da Terra, além de resgatar nesse ambiente um clima de tensão entre os futuros integrantes da equipe protagonista. E a revelação do primeiro vilão a ser enfrentado só é um convite a mais para seguir a série, que conta ainda com desenhos de John Cassaday. Vale a pena acompanhar?: Sim.
  • Vingadores - Arena: Grupo de heróis desconhecidos reunidos por vilão poderoso desconhecido para matarem uns aos outros em um ambiente virtual até que só sobre um. Este é o roteiro oportunista de Dennis Hopper para mais um título dos Vingadores. As tentativas de conexão com o público jovem (e fã de Jogos Vorazes) é claro, atingindo das tramas românticas água com açúcar até os desenhos de Kev Walker, tornando a revista impalatável para leitores habituais. Os resultados do título podem ser enxergados pelo público leitor americano, que reclamou bastante das mortes da série. Vale a pena acompanhar?: Apenas se você é tão fã de super-heróis nulos quanto de Jogos Vorazes, ou seja, não.
  • Avante, Vingadores: Depois de ganhar uma edição inteira para seu arco inicial, a série de Kelly Sue DeConnick e Brian Michael Bendis continua aqui seu objetivo de agregar novos leitores à editora. E com sucesso, devo dizer. É bem bacana ver várias versões dos Vingadores encarando diferentes ameaças com o humor visto no longa do ano passado, e as ilustrações de Stefano Caselli cabem muito bem aqui, mesmo que parecendo básicas em alguns momentos. Recomendado para velhos e novos leitores. Vale a pena acompanhar?: Com certeza.
Veredito: Ao contrário da outra publicação da super-equipe, Avante, Vingadores! carrega qualidades para o público em geral, mesmo que carregando a péssima Vingadores - Arena em seu mix. Se quiser ler sobre os maiores heróis da Terra, este é o título a ser seguido.

Capitão América & Gavião Arqueiro

  • Capitão América: Dentre todos os personagens criados pela Marvel, o Capitão é de longe o mais complicado para se escrever histórias novas. Afinal, os leitores mais velhos já cansaram de tramas envolvendo o passado do Bandeiroso, enquanto os mais novos não tem motivos para criar afeição com o heróis. Tentando convencer ambos os públicos, o roteirista Rick Remender resolveu colocar o líder dos Vingadores em um mundo paralelo, fora de seu ambiente habitual, onde o cientista nazista Arnim Zola comanda monstros selvagens. Seria uma excelente ideia se não fosse a concorrida agenda do herói, atualmente espalhado por vários títulos, e que não teria muito tempo para ser sequestrado para uma dimensão paralela. Os desenhos de John Romita Jr. como sempre são excelentes. Vale a pena acompanhar?: Se você não tem problema com incongruências no universo Marvel, sim.
  • Vingadores Secretos: Atualmente se recompondo de vários problemas ocorridos no passado, a S.H.I.E.L.D. resolve reunir uma espécie de equipe para realizar serviços por debaixo dos panos. Assim, Maria Hill, Nick Fury Jr. e o Agente Coulson recrutam à força o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra para o trabalho, deixando ambos em situações extremamente desconfortáveis (Principalmente para o primeiro). O roteirista Nick Spencer e o desenhista Luke Ross comandam sem muito brilho o título chato e burocrático. Vale a pena acompanhar? Não.
  • Gavião Arqueiro: Com roteiro cinematográfico e ilustrações rústicas (cortesia esta de David Aja), a primeira revista de Clint Barton prima por abordar o personagem como um herói comum. Pelo menos na primeira edição, a trama escrita por Matt Fraction em pouquíssimos momentos usa o protagonista como Gavião Arqueiro, permitindo assim um maior interesse do leitor em Barton. E a maneira como ele resolve seus problemas mundanos só aumenta ainda mais essa conexão. Vale a pena acompanhar?: Com certeza absoluta!
Veredito: Com dois dos heróis mais próximos da realidade (Na medida do possível, claro!) do Universo Marvel no comando, a revista acaba por ser bastante atrativa pela série do Gavião Arqueiro. A mensal do Capitão América, porém, não fica muito pra trás, carregando a fraca Vingadores Secretos nas costas. Pela qualidade desses dois títulos solo a compra é por enquanto uma boa ideia. Se não valer a pena pra você, pelo menos procure economizar uma grana para adquirir o compendium americano do Gavião.

Confira também:

0 comentários :

Postar um comentário