terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dica da Semana: A Rede Social

Recontando a origem do Facebook

Por Pedro Strazza

Além de ter acelerado a velocidade das relações humanas e alterado de vez a relação espaço-tempo, o advento da internet em nosso cotidiano criou uma cultura totalmente nova para nossas vidas. Com a ajuda de vídeos, sites e virais, várias celebridades, locais e/ou mundiais, pipocaram no planeta de maneira avassaladora, trazendo consigo empresas vistas antes como pequenas que logo se tornaram importantes diretrizes dos rumos das nações.
Mas toda essa revolução tecnológica não ocorreria com mesma intensidade se não por uma simples e poderosa ferramenta: As redes sociais. Originalmente uma forma de uma pessoa matar sua curiosidade sobre um conhecido, os sites de relacionamento sofreram um monstruoso crescimento de importância no mundo, servindo como o mais rápido meio de difusão de notícias no globo. Principalmente com a entrada do Facebook, a rede mais utilizada no mundo hoje em dia com mais de um bilhão de usuários.
A origem desse site que é um dos mais acessados do planeta é o tema central de A Rede Social, longa dirigido por David Fincher que adapta para as telas o livro The Accidental Billionaires. Partindo da briga judicial entre Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, seus criadores, o "filme do Facebook" reconta toda a polêmica em torno da criação do serviço enquanto se aprofunda nas decisões tomadas por Zuckerberg ao longo dos anos.
Com atuações brilhantes e roteiro bem estruturado, a produção transmite muito bem todo o contexto no qual se desenrolam as ações de seus personagens. Mas a melhor parte fica mesmo para a investigação realizada pelo diretor em cima da péssima imagem de Zuckerberg em relação ao público Zuckerberg, desconstruindo-a para revelar sua verdadeira - e simples - essência. Não é à toa, portanto, que esses novos famosos possam ser tão humanos e imperfeitos como nós. Afinal, a distância entre esses dois mundos está a um "curtir", "comentar" e "compartilhar".

0 comentários :

Postar um comentário