quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Top 10: Filmes que marcam a infância

Desde sua origem o cinema encanta o público de todo o planeta. Das produções milionárias de Hollywood aos curtas amadores de regiões isoladas, a sétima arte sempre foi capaz de chamar a atenção de seu público, com menor ou maior intensidade, para a história que contava em uma tela gigante através de um projetor. Principalmente das crianças, cuja imaginação muitas vezes vai além do visto nos filmes.
Com isso em mente e aproveitando a proximidade do dia das crianças, O Nerd Contra Ataca separou dez filmes que marcaram a infância de muita gente em mais de um século de cinema. Confira:
  • Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
O clássico conto de fadas sobre a princesa com a pele mais branca que a neve e cabelos negros como a noite não só foi o primeiro longa em cores dos estúdios de Walt Disney como também iniciou uma poderosa franquia de adaptações animadas e musicais de histórias medievais. A partir de Branca de Neve, a cada década a Disney encanta gerações de meninas e, por que não, meninos com clássicos como Cinderela, A Bela Adormecida, A Pequena Sereia, Mulan e mais recentemente A Princesa e o Sapo e Enrolados.
  • O Mágico de Oz (1939)
Escrito por L. Frank Baum, a aventura de Dorothy pela mágica e deslumbrante cidade de Oz foi uma das primeiras produções a usar a câmera Technicolor, que possibilitava filmar com cores. Talvez sem essa tecnologia, a produção da MGM muito provavelmente não teria se tornado o estrondoso sucesso que foi na época, recebendo inúmeras refilmagens e paródias pelos próximos anos.
  • ET - O Extraterrestre (1982)
Por onze anos a maior bilheteria da história do cinema, o bastante elogiado filme de Steven Spielberg conta a história de um alienígena que é deixado para trás sem querer na Terra por seus conterrâneos. Ele então busca voltar para casa com a ajuda de um garoto de dez anos e seus amigos, criando uma bela amizade no processo.
  • A História Sem Fim (1984)
A produção germana-americana realiza o sonho de qualquer criança em qualquer época: ter suas histórias transformadas em realidade. Através da leitura de um livro de biblioteca chamado A História Sem Fim, o pequeno Bastian vê-se na tarefa de salvar o mundo de Fantasia das forças malignas do Nada. Para isso, precisa ajudar o jovem guerreiro Atreyu em sua tarefa de achar uma cura para a doença da Imperatriz Menina. Mas Apesar de apresentar uma bela e densa história, A História Sem Fim é bem mais conhecido pela marcante cena do Pântano da Tristeza, que deixou muitos espectadores em pranto coletivo em menos de meia hora de duração.
  • Karate Kid (1984)
Superação e disciplina marcam a clássica história de Daniel Larusso. Recém estabelecido em uma cidade no sul da Califórnia, o garoto é atormentado diariamente por um grupo de lutadores de karate após se interessar por uma bela menina. Ele então começa a ser treinado pelo zelador de seu prédio, o Sr. Miyagi, para entrar no campeonato local de luta para vencer os seus bullys e conquistar o amor de sua paixão.
  • Os Goonies (1985)
Com certeza o melhor filme infantil de todos os tempos, o filme mostra as aventuras de um grupo de crianças que se autodenominam Goonies em busca do tesouro perdido de um pirata chamado Willy Caolho, com o objetivo de salvar a casa de um de seus integrantes. Escrito por Steven Spielberg e Chris Columbus e dirigido por Richard Donner, Os Goonies traz no elenco atores que muito depois tornariam-se conhecidas em Hollywood, como Josh Brolin, Sean Astin e Corey Feldman.
  • O Rei Leão (1994)
Décimo nono filme com maior arrecadação nas bilheterias, o segundo mais lucrativo da história da Disney, ganhador de dois Oscar... São várias as vitórias da trigésima segunda animação do estúdio de Mickey Mouse. Com uma pesada trama disfarçada em forma de feliz animação, o roteiro de O Rei Leão emula corajosamente Hamlet com a sórdida disputa pelo trono da selva entre Simba e Scar, encantando não só crianças como o mundo inteiro no processo.
  • Toy Story (1995)
O que seus brinquedos fazem quando você não está brincando com eles? Essa foi a grande pergunta que a Pixar respondeu com brilhantismo nesse que é a primeira animação tridimensional da história (junto com Cassiopeia). A humanização dos brinquedos do garoto Andy neste primeiro capítulo não só abriu caminho para o estúdio se firmar no mercado como grande criadouro de filmes clássicos como também possibilitou duas continuações, tão brilhantes quanto a original.
  • Matilda (1996) - Por Leonardo Sanchez
Um filme que certamente encantou as crianças da década de 1990 foi este filme de Danny DeVito. Inspirado no clássico literário de Roald Dahl, o roteiro narra a história de uma garotinha com poderes sobrenaturais e que, além de ser negligenciada pelos pais, sofre com crueldade e autoridade da diretora de sua escola. DeVito dirige, produz e estrela o longa.
  • Homem-Aranha (2002)
Apesar de não ter sido a primeira adaptação de super-heróis no século XXI, o primeiro filme do Amigão da Vizinhança encantou os espectadores na época pela sua simplicidade no roteiro. Trazendo todo o ritmo de um gibi dos anos 60 e 70, Homem-Aranha conseguiu chamar a atenção do público infantil na época, criando um público fiel de longas baseados em quadrinhos pela próxima década.

Faltou algum filme? Comente abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário