quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O Show de Esnobadas do Oscar 2015


...e uma volta do limbo

Por Pedro Strazza

Se no ano passado a gente fez até força para conseguir destacar os filmes não lembrados pela Academia, em 2015 essa lógica inverteu-se. Com o anúncio dos indicados, o Oscar pegou todo mundo de surpresa com uma porrada de filmes esnobados, chutados sem nenhuma consideração pelos votantes para fora da festa. Restou pra gente a tarefa de lembrar dessas produções, nessa espécie de "In Memoriam" da "festa do cinema" estadunidense. Confira:
Até então considerado o filme com maiores chances de levar o Oscar de Melhor Animação no ano em que a Pixar não concorria, a divertida aventura comandada por Phil Lord e Chris Miller acabou caindo fora até da disputa do prêmio, que deve ficar agora com Como Treinar o Seu Dragão 2. Mas Uma Aventura LEGO pelo menos ficou com a indicação de consolação em Melhor Canção Original, com sua divertida música Everything Is Awesome, e um prêmio de plástico, se você considerar a piada feita por Lord em seu Twitter.
Esse foi definitivamente a morte horrível do ano. Cotado em inúmeras categorias, incluindo Melhor Filme, o mais recente trabalho de David Fincher acabou conquistando apenas uma vaga em Melhor Atriz para Rosamund Pike, e de forma inexplicável foi deixado de fora em todo o resto. Até Roteiro Adaptado, onde a própria escritora foi responsável pela transição do livro homônimo para a telona, foi derrotado no calor da disputa.
  • O Ano Mais Violento
E não foi dessa vez que o cineasta J.C. Chandor vê seu trabalho ser indicado para o Oscar - de novo. Com fortes chances na categoria de Atriz Coadjuvante com Jessica Chastain e amplamente elogiado pela crítica especializada, O Ano Mais Violento teve sua chance na premiação aniquilada pela inesperada indicação de Laura Dern na posição, e terminou zerado na lista.
  • Selma
Ainda que tenha conseguido entrar na acirrada lista de indicados para Melhor Filme, é inegável que Selma foi amplamente ignorado pela Academia. A cinebiografia de Martin Luther King, afinal, foi cortado de todas as categorias principais e só foi indicado para Melhor Canção nas técnicas, tornando-se o concorrente ao prêmio máximo de 2015 com menos indicações.
  • Life Itself
Os críticos mais velhos devem ter sofrido um ataque cardíaco quando a Academia anunciou os indicados a Melhor Documentário. Isso porque Life Itself, biografia sobre a vida do falecido crítico de cinema Roger Ebert que em teoria era o grande favorito na categoria, ficou de fora da lista final, deixando caminho aberto para a vitória de Citizenfour.
  • O Abutre
Nesse caso já era até esperado uma passagem em branco na premiação, mas houve muita surpresa quando o psicótico Lou Bloom de Jake Gyllenhaal não entrou para a lista de indicados a Melhor Ator. Restou a O Abutre, pelo menos, um singelo reconhecimento em Melhor Roteiro Original, e nada mais.
  • Era Uma Vez em Nova York
Outro que estava fora da disputa há um bom tempo, a obra de James Gray sobre as dificuldades da imigração depositava um fio de esperança na área de fotografia, onde o espetacular trabalho de Darius Khondji talvez fosse suficiente para conquistar a desejada nomeação. Mas a sorte de Era Uma Vez em Nova York nunca veio, e o filme passou zerado na Academia.
Aqui existe mais uma curiosidade que uma "derrota dolorosa". Graças a um certo Capitão América, a conclusão da saga de Bilbo nos cinemas é o primeiro filme da franquia O Senhor dos Anéis a NÃO ser indicada para a categoria de Efeitos Visuais, sendo nomeada apenas para Edição de Som. A comparação da adaptação da obra de J.R.R. Tolkien nos cinemas com Star Wars agora é mais próxima do que nunca.
  • Cake
Pois é, não deu para Jennifer Aniston este ano. A eterna Rachel da série Friends apresentava grandes chances de ter sua primeira indicação ao Oscar, mas foi ultrapassada de súbito por Marion Cottilard e seu excelente trabalho em Dois Dias, Uma Noite, dos Irmãos Dardenne. Agora a grande questão é: Será que Aniston vai continuar tentando alcançar um Oscar ou vai voltar a fazer suas comédias românticas de sempre?

E pra não dizer que só teve esnobada...

  • Vício Inerente
Parecia morto, decapitado e enterrado bem fundo no cemitério, mas o novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson conseguiu não só uma como DUAS indicações ao Oscar, em Roteiro Adaptado e Figurino. Ainda estamos esperando uma vitória do cineasta na premiação, mas no momento essas conquistas merecem comemorações.

0 comentários :

Postar um comentário