quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Homem-Formiga e o teaser que... né

Faltou o algo a mais na primeira prévia da nova aposta da Marvel Studios - e isso não é bom.

Por Pedro Strazza.

Vamos começar pelo básico: Sim, o Homem-Formiga é um herói pra lá de ridículo e, pior, aleatório no Universo Marvel. Apesar de ter sido um dos membros-fundadores dos Vingadores e ter criado um tal de Ultron, o encapuzado capaz de diminuir de tamanho nunca foi um personagem de real destaque nos quadrinhos, sendo incapaz até de possuir um arco de histórias fundamentais para sua trajetória - se quiser conhecer sua trajetória, é necessário pesquisar nas Wikipedia da vida. A dispensabilidade do herói criado por Stan Lee e comparsas é tanta que hoje em dia ele possui nos gibis não um, nem dois, mas três alter-egos distintos, cada com um perfil totalmente diferente do outro.
Isso posto, é bizarro perceber que a Marvel Studios tem planos para um filme do Homem-Formiga desde 2006, uma época onde nem o primeiro Homem de Ferro tinha sido sequer lançado. Mesmo sendo um personagem pequeno (entenda como quiser), a editora apostou desde o início em uma produção centrada no herói, e aos poucos trouxe para a produção nomes como Michael Douglas, Paul Rudd e Evangeline Lilly. E o resultado deste processo culminará agora, quase dez anos depois, quando o longa chega às telonas em julho de 2015.
Esse agora, porém, está ainda longe de chegar, e a Marvel sabe muito disso. Assim como feito com os Guardiões da Galáxia, o estúdio tem nos próximos meses a tarefa de chamar a atenção do grande público para o filme, algo complicado se pensarmos que o protagonista tem o mesmo respeito que o Aquaman (coitado, esse também vai sofrer altas aventuras). E a divulgação começou muito bem essa caminhada, ressaltando de forma bem-humorada no pôster e na chamada para o teaser a sua principal - e infame - habilidade: diminuir seu tamanho para a altura de uma formiga.
Falando sério, essa arte é uma bela sacada
Toda essa preparação inicial da publicidade de Homem-Formiga culminou em seu primeiro trailer, um momento em que a Marvel Studios, como provado em Capitão América 2, Vingadores 2 e Guardiões, sabe muito bem como lidar. Divulgado sob muita expectativa após a exibição dos dois primeiros episódios de Agent Carter, o teaser conseguiu deixar ao seu fim uma sensação estranha de... indiferença.
Não que a primeira prévia do filme seja ruim - pelo contrário, ela é boa e funciona bem. O problema é que ele simplesmente não empolga. Em um momento onde deveria ter se criado uma base de expectativa fundamental para a produção, a Marvel entregou uma peça publicitária genérica, que em alguns momentos lembra até um pouco do começo da retomada super-heroica no cinema, ocorrida no começo da década de 2000 e que contou com filmes como Motoqueiro Fantasma (ugh) e Elektra (argh). Faltou ali um diferencial com maior destaque, como o visual mais sóbrio no trailer inaugural de Capitão América 2 ou o show de cores e bizarrices na de Guardiões.
Na verdade, existe sim este fator na prévia, mas está bastante escondida: o humor sobre o ridículo da situação. Nos dois momentos em que é fala, o protagonista Scott Lang (Rudd) cria riso através de sua ingenuidade sobre a "importância do traje do Homem-Formiga" que Hank Pym (Douglas) lhe conta. A comédia da patética situação, entretanto, é ocultada pelo próprio tom sombrio do mentor, aplicado em excesso aqui.
Enquanto isso, o trailer apresenta pequenas (heh) informações interessantes acerca do filme, como o lugar onde se situa a trama - San Francisco será um local interessante para a ação - e os cortes de cabelo (e bigode) de Pym e de sua filha Hope Van Dyne (Lilly). O destaque, porém, ficou para o traje de partículas Pym (sabe, aquela que possibilita o encolhimento), que, praticamente idêntico ao visto nas filmagens exibidas na Comic-Con - e vazadas para a internet logo em seguida -, traz uma identidade visual suave e marcante ao herói, perfeita para que não precisemos nos questionar sobre a veracidade da ciência e dos eventos mostrados.
Um traje simples, mas badass
Com esse leve tropeço feito em seu primeiro contato com o público, o filme do Homem-Formiga seguirá um tortuoso caminho de marketing até seu lançamento. Há muito a ser feito na imagem do personagem e de seu longa - também prejudicado pela saída do diretor Edgar Wright e de sua equipe no ano passado, vale lembrar -, e caberá à Marvel o papel de repetir sua disposição com Guardiões da Galáxia e refazer o herói diminuto com pequenos passos. Porque sem brincadeira, esse primeiro teste não acertou o alvo.

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