segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Preview 2015: Cinema

2014 foi um ano bem legal para cinema (em termos de filmes, porque o que rolou de morte no meio não foi brincadeira...), mas é inegável que passamos aqueles 365 dias pensando num futuro mais distante chamado 2015. A razão disso é simples: Mesmo sem um de seus principais "headliners" - o encontro de Batman e Superman nas telonas ficou para 2016, só para constar - o sexto capítulo da década 10 tem logo de início uma boa safra de blockbusters, e incluem uma boa quantidade de retornos de poderosas franquias recentes e jurássicas (heh). O ano que vem aí, porém, não se fará apenas de apostas garantidas, pois há também um considerável montante de longas de propostas arriscadas e originais a serem lançados.
Para entendermos a fundo como o processo se dará, criamos uma lista com as 15 produções cinematográficas mais esperadas de 2015, e destacamos alguns dos motivos para elas, em diferentes níveis de ansiedade, terem seu lançamento aguardado pelo público. Confira abaixo:

15) Chappie

Depois de acertar à sua maneira com Distrito 9 e errar grotescamente com Elysium, o diretor apaixonado por um futuro distópico poeirento Neill Blomkamp aventura-se mais uma vez na ficção-científica com este Chappie, que traz a história de uma inteligência artifical material com sentimentos - ou seja, um robô com emoções. Mais uma vez com bom elenco e premissa à mão, pode ser que o sul-africano faça a gente esquecer Matt Damon de exoesqueleto e nos lembre da qualidade de seu primeiro longa.
Estreia: 16 de abril

14) Tomorrowland

Com a franquia Piratas do Caribe naufragando, a Disney finalmente vai lançar a adaptação de outra atração de seus parques para as telas. Em desenvolvimento desde 2008 (uma época onde The Rock ia estrelar o projeto), Tomorrowland promete materializar os sonhos de Walt Disney com o futuro por meio de uma trama que envolve um cientista maluco, uma garota curiosa e um Hugh Laurie como vilão. Ah sim, tem o sempre eficiente Brad Bird na direção.
Estreia: 4 de junho

13) Cinderela

É um fato que as reinvenções visuais e adultas dos contos de fada já deram o que tinham que dar no cinema, mas ainda há esperanças sobre essa nova versão de Cinderela. A direção do projeto, afinal, é de Kenneth Branagh, cineasta oriundo do teatro que curte transpor a estrutura do meio para a telona, e a história da princesa do sapatinho de cristal pode casar muito bem com esse maneirismo. Outro ponto a se destacar na produção é a presença da agora oscarizada Cate Blanchett no elenco, no papel da madrasta malvada.
Estréia: 2 de abril

12) O Destino de Júpiter

Apesar de terem feito trabalhos ousados e visualmente interessantes (A Viagem e, sim, Speed Racer), os irmãos Wachowski vem sendo ignorados pelo público desde o fim da trilogia Matrix, e as bilheterias medianas de seus últimos filmes são prova disso. A mais nova tentativa de Andy e Lana, porém, pode mudar esse panorama triste da dupla, pois traz não só um elenco conhecido e amado (Mila Kunis, Eddie Redmayne e Sean Bean) como também uma premissa epopeica. Estamos torcendo.
Estreia: 5 de fevereiro

11) Quarteto Fantástico

A maior incógnita de 2015, o reboot da família super-heroica nos cinemas pelas mãos de Josh Trank vem sendo guardado a sete chaves pela Fox, que até o momento só divulgou uma foto do (ótimo) elenco reunido após o fim(!) das filmagens. Muitos boatos correram pela internet desde então, mas nada sólido o suficiente para criar qualquer tipo de especulação. Confiamos no Quarteto - mesmo após aqueles dois filmes...
Estreia: 6 de agosto

10) Kingsman - Serviço Secreto

Junte o diretor de X-Men: Primeira Classe, uma HQ escrita pelo roteirista de Kick-Ass e desenhada pelo ilustrador de Watchmen, Colin Firth em boa forma física e uma trama de espionagem que você tem Kingsman - Serviço Secreto. E a mistura de ótimos elementos parece ter resultado em algo excelente, pois a divulgação do filme tem sido a melhor possível. Se com Quarteto Fantástico a aposta é arriscada, com Kingsman a Fox possui boas chances de sucesso.
Estreia: 5 de março

9) Crimson Peak

Todo mundo sabe que terror e Guillermo Del Toro são duas coisas que funcionam muito bem juntas, e talvez seja por isso que Crimson Peak comece o ano já com boas expectativas. Ambientado em uma mansão mal-assombrada de temática gótica, o longa conta também com ótimo elenco, puxado por nomes grandes como Tom Hiddleston e Jessica Chastain. Coisa ruim não pode ser, certo?
Estreia: 22 de outubro

8) Homem-Formiga

Há tempos nos planos da Marvel, o filme do herói mais minúsculo da editora sofreu pesadas baixas com a saída do diretor Edgar Wright - que estava no projeto desde seu início, lá na época em que Homem de Ferro ia sair - e de grande parte da equipe criativa no ano passado. Mesmo abalado pelo evento, o longa parece ter conseguido se manter em pé, e com Peyton Reed na direção de seu surpreendente elenco (sério, quem previa Michael Douglas ali como Hank Pym?) o projeto continua a ser a aposta arriscada do estúdio para 2015.
Estreia: 16 de julho

7) Divertida Mente

Há mais de um ano sem lançar um filme, com uma leve crise de criatividade e sem John Lasseter no comando da empresa, a Pixar tem para 2015 a tarefa de voltar com tudo ao mercado. A chave para isso reside no sucesso de Divertida Mente, que ambientado na imaginação de uma criança e protagonizado pelas emoções da garota pode trazer o frescor de qualidade que o estúdio tanto sente falta desde o lançamento de Toy Story 3.
Estreia: 2 de julho

6) 007 - Spectre

Apesar de ter sua produção apressada (o longa chega no fim do ano e começou só agora a filmar), o novo filme de James Bond traz grandes promessas sob a figura de Blofeld, um dos maiores nêmesis do agente britânico que volta a dar as caras (após muito tempo nos tribunais com seus direitos disputados a tapa) pelas mãos e gestos de Christoph Waltz. O filme também conta com os retornos de Daniel Craig, Ralph Fiennes e Ben Whishaw (além de Sam Mendes na direção) e as adições de Léa Seydoux e Monica Bellucci.
Estreia: 29 de outubro

5) O Exterminador do Futuro - Gênesis

Reboot, remake, reinício, continuação ou derivado? Seja qual for o rótulo, a grande verdade é que a franquia Exterminador do Futuro está voltando aos cinemas em 2015 com a presença de Arnold Schwarzenegger e novo elenco, e promete uma trama louca o suficiente para botar o T-800 do filme original contra o T-800 dos dias de hoje. E ambos são interpretados por Arnold!
Estreia: 2 de julho

4) Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros

Há um tempo longe dos holofotes, Jurassic Park é outra franquia que promete fazer um retorno triunfal em 2015. Para isso, o quarto capítulo da série não só vai abrir o parque para o público como vai promover misturas genéticas entre as criaturas, criando um monstro a ser combatido pelos humanos e os próprios dinossauros. O melhor de tudo, porém, é que o trailer dá margem para um possível retorno do suspense em Jurassic World, elemento este bastante ausente nas duas últimas continuações.
Estreia: 11 de junho

3) Mad Max - Estrada da Fúria

Quem diria, Max Rockatansky está de volta! Exatos 30 anos após o lançamento de Além da Cúpula do Trovão e depois de muitas dificuldades (tipo chover no deserto - é, pois é), a franquia Mad Max conseguirá enfim estrear mais um capítulo, dirigido ainda por George Miller e com novo elenco - incluindo o protagonista, interpretado agora por Tom Hardy. E pelos trailers o filme promete ser muito mais alucinado e colorido que os antecessores, com seus carros bizarros e mutantes loucos!
Estreia: 14 de maio

2) Os Vingadores - A Era de Ultron

Potencialmente o filme mais lucrativo do ano, a continuação da bilionária super-equipe da Marvel chega em 2015 com muito hype, prometendo coisas como um vilão poderoso (encarnado pela voz incrível de James Spader), mais heróis e, pelo jeito, a separação dos Vingadores na telona. Já de antemão dá pra resumir o filme em drama, pancadaria e muita nerdice - e ninguém aqui está reclamando.
Estreia: 30 de abril

1) Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força

Bom, aqui no primeiro lugar não ia ter surpresa alguma. Star Wars é Star Wars desde que Star Wars é Star Wars, e o retorno de uma das (senão a) franquias poderosas do cinema não é pouca coisa. E agora que o teaser veio para animar todos o fãs do mundo, é difícil que a expectativa para o sétimo capítulo não chegue a níveis absurdos até o fim de 2015. Confiamos em você J.J. Abrams!
Estreia: 17 de dezembro

1 comentários :

Boas perspectivas cinematográficas para este 2015 ! Valeu !

Postar um comentário