domingo, 25 de janeiro de 2015

Crítica: Foo Fighters - Sonic Highways (SÃO PAULO)

Foto: Flickr/T4F

Banda faz show sensacional para mais de 70 mil no Morumbi.

Por Guilherme Umeda.

Devo lhes dizer, meus caríssimos amigos, que estou sem voz. Sim... imagino que, neste momento, aqueles que me conhecem estão chorando pensando em como o mundo está triste por não poder ouvir o som que normalmente sai de meus lábios e pensando em mil maneiras de se vingar de quem me fez exaurir as cordas vocais.
No entanto, vocês, meus amores, devem se acalmar. Pouco a pouco minha garganta está se recuperando. E, em segundo lugar, não devem ressentir os responsáveis por um simples motivo: os “culpados” são um quinteto dos EUA que, na noite do dia 23 de janeiro de 2015, me proporcionaram a melhor experiência musical ao vivo que já tive. Mas vamos por partes... Chego ao Foo Fighters daqui a pouco. Primeiro, vamos falar um pouco das outras duas bandas da noite.
Não, não era um festival propriamente dito. O dia, porém, teve 3 atrações musicais no Estádio do Morumbi. E quem abriu os trabalhos, por volta das 19h, foram os Raimundos.

Raimundos

Não foi um show completo. Longe disso. A setlist foi curtíssima, com algo em torno de 7 músicas (talvez nem isso).
Entretanto, a energia dos rapazes de Brasília e a sintonia deles com o público foi bem mais que o suficiente para esquentar os motores da plateia. Esta, deve-se dizer, ficou um tanto revoltada pela ausência de algumas músicas.
Na pista – aonde quem vos fala estava – os gritos pedindo “Puteiro em João Pessoa” foram constantes e só cessaram quando a atração principal da noite tomou o palco.
Não foi uma apresentação longa, mas foi intensa e, pelo menos, contou com “Mulher de Fases” e “Eu Quero Ver o Oco”.  De algumas formas, foi melhor do que a atração que viria em seguida, os Kaiser Chiefs.

Kaiser Chiefs

O quinteto britânico teve um show mais longo que os brasileiros dos Raimundos (tocaram por quase uma hora). Porém, o desconhecimento da enorme maioria das musicas pela plateia fez daquela uma hora o momento de descanso para se recuperar da agitação imediatamente anterior e se preparar para a que viria mais tarde com Foo Fighters. Um descanso debaixo de chuva, mas um descanso.
A “monotonia” (entre aspas porque o show foi apenas meio parado na plateia, mas muito bom em cima do palco) foi quebrada quando “Ruby”, o maior hit da banda, foi executada. Aí sim, todos acordaram, os gritos e pulos foram gerais e a apresentação se aproximou da anterior da noite.
Kaiser Chiefs fez um show bom musicalmente, tinha um vocalista muito bem disposto, mas não conseguiu se conectar com a plateia como os Raimundos fizeram. E nem de longe como os Foo Fighters (missão impossível).

(agora sim) FOO FIGHTEEEEEERS!

Foto: Flickr/T4F
Eram algo próximo de 21h20 da noite já quando as luzes do palco se apagaram e o telão de fundo se acendeu com um grafite escrito “Foo Fighters” em branco num fundo preto. Neste ponto a chuva já havia cessado. A gritaria foi geral e os gestos rápidos de Dave Grohl invocando o público ao entrar no palco condisseram com o entusiasmo da plateia.
A felicidade dos fãs era palpável e a conexão da banda com o público foi imediata. Os gritos eram constantes e só fizeram aumentar de intensidade quando Grohl começou a puxar as cordas da guitarra e tocar o início da primeira música da noite, “Something From Nothing”.
Se, em uma música nova, recém lançada, o entusiasmo do público foi tanto... você, caro leitor, pode imaginar como seria quando o primeiro clássico fosse executado. E isso não demorou a acontecer.
O final de “Something From Nothing” foi imediatamente emendado ao início de “The Pretender”, um hit pesado e enérgico da banda, que anunciava o início de um “bloco”, por assim dizer, de 5 músicas feito para acabar com as cordas vocais dos fãs logo de início – ao final desse bloco minha voz já começava a falhar.
Vieram de forma seguida “The Pretender”, “Learn to Fly”, ”Breakout”, “Arlandria” e “My Hero”. Um começo avassalador que já dava amostras de que o show havia sido pensado para (imagine um gráfico, querido leitor) ser um “U”. Ou seja, foi feito para começar e terminar em alta intensidade e ter um período mais tranquilo no meio. Porém, como eu viria a descobrir ao final do show, se tratou de um “U” com uma curva bem rasa. Não houve nenhum momento exatamente tranquilo ou de fascinação zero.
Passadas algumas músicas, um dos momentos mais lindos e espontâneos da noite chegaria.
“Monkey Wrench”, um dos hits do sensacional álbum The Colour And The Shape, de 1997, estava sendo executada. Como em quase todas as músicas da noite, a banda esticou um pouco e fazia um interlúdio apenas instrumental com as luzes apagadas antes do último refrão, quando luzes começaram a surgir na plateia.
Não se sabe exatamente onde a primeira luz surgiu: se foi na arquibancada, na pista, na pista premium... Mas a primeira pessoa que teve a ideia de acender sua lanterna ou erguer seu isqueiro naquele momento, seja lá quem for, merece os parabéns.
Pouco a pouco todo o estádio foi se acendendo. Pouco a pouco, as arquibancadas, cadeiras e a pista se tornaram um enorme mosaico de pequenas luzes.
O som que a banda fazia no palco era suave e constante e apenas teve mudança no momento em que Dave se aproximou do microfone e disse “...that’s fucking beautiful...”. Impressionante.
Mas este foi apenas um dos momentos marcantes da noite.
Passada “Monkey Wrench”, era chegada a hora da sessão acústica/covers do show.
A parte acústica foi toda tocada apenas por Dave no meio da pista, no final de uma extensão do palco. Enquanto que os covers de "Detroit Rock City", do Kiss; "Stay With Me", do Faces; "Tie Your Mother Down"  e "Under Pressure", ambas originais pela voz de Freddy Mercury, uma com o Queen e uma com David Bowie, foram feitas em um palco giratório em cima da extensão do palco principal.
Os covers foram ótimos, sem dúvidas... Mas o mais legal dessa parte de show veio antes dos covers, na “sessão” acústica.
Em um determinado momento, logo depois de “Skin And Bones”, Grohl chamou um dos fãs da pista para subir em cima do palco. Vinícius era seu nome. Ele abraçou o vocalista e logo depois chamou sua namorada, Mônica, ao palco também.
Se você, caro leitor, ainda não conseguiu deduzir o que veio a seguir, procure seu médico e faça alguns exames mentais.
Vinícius se aproximou do microfone e perguntou “Will you marry me?”. Obviamente, Mônica disse sim. Aí rolaram beijos, abraços, abraços de Grohl e a multidão foi à loucura. Fofo.
Infelizmente, depois disso o show não durou mais muito tempo. Mais 5 músicas e a noite chegaria ao fim.
Foto: Tenho Mais Discos Que Amigos
“All My Life" e "These Days" seguiram de forma sensacional a sessão de covers. Marcaram o início do fim do show; o fim do “U”. Entretanto (e como era de se esperar), o melhor viria com as duas últimas músicas.
“Best of You” foi a penúltima música. A explosão do público foi enorme assim que ouviu Grohl gritar “...I’ve got another confession to make...” e maior ainda quando chegava o refrão e os gritos de “...the best, the best, the best of you...”. Mas, felizmente, não foi só isso de emocionante que aconteceu nessa música.
A cena do mosaico de luz se repetiu e, dessa vez, teve como adendo um logo coro cantando “OOOOOOHH” em uníssono. Coro que se manteve mesmo depois da música acabar, enquanto a banda se preparava para tocar a saideira.
Nesse momento, Dave parou e disse (em inglês obviamente): “Isso que vocês estão fazendo... É muito legal mesmo... Faz a gente querer ficar mais. O Foo Fighters já tem 20 anos de estrada e, nesse tempo a gente tocou muitos shows. Alguns eu lembro perfeitamente e outros eu esqueço. O de hoje eu vou lembrar. Não vou esquecer do pedido de casamento no meio do show... Não vou esquecer de ter escorregado e quase caído logo que entrei no palco... E, com certeza, não vou esquecer disso. Vocês continuarem cantando depois da música já ter acabado... Isso não acontece toda hora... Eu odeio despedidas. Então, ao invés de ficar aqui dizendo adeus a vocês, vamos só...” e começou a tocar “Everlong”, a última da noite.
Inesquecível.
“...I wonder if everything could ever feel this real forever, if anything could ever be this good again...”.

Setlist

1. Something From Nothing
2. The Pretender
3. Learn to Fly
4. Breakout
5. Arlandria
6. My Hero
7. Congregation
8. Walk
9. Cold Day in the Sun
10. I'll Stick Around
11. Monkey Wrench
12. Skin and Bones
13. Wheels
14. Times Like These
15. Detroit Rock City (versão do Kiss)
16. Stay With Me (Versão do Faces)
17. Tie Your Mother Down (Versão do Queen)
18. Under Pressure
19. All My Life
20. These Days
21. Outside
22. Best of You

23. Everlong

1 comentários :

Postar um comentário