quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Top 7: Os Esquecidos pelo Oscar 2014

Por Pedro Strazza

Ano novo, vida nova, lista de indicados do Oscar nova. E em meio a tantas comemorações e fogos por aqueles filmes espetaculares que foram indicados sei lá quantas vezes ao prêmio, há aquelas produções que a Academia simplesmente chutou para o lado e fez questão de esquecer - e magoar.
Mas aqui no O Nerd Contra Ataca a gente resolveu agir em prol destes longas. No Top 7(!) de hoje, iremos elaborar uma pequena lista com sete filmes que tinham de tudo para estar entre os indicados, mas acabaram ou em categorias mais técnicas ou no total esquecimento dos votantes. Confira

  • Até o Fim

Bastante conhecida por ter ignorado grandes artistas e mentes falecidas do cinema (como Marilyn Monroe, Charles Chaplin e Stanley Kubrick), a Academia desperdiçou mais uma oportunidade de "pagar a dívida" nesse quesito ao deixar de lado a atuação do ainda-não-vencedor-do-Oscar Robert Redford em seu filme de náufrago, Até o Fim. A pergunta que não quer calar agora é: Quando que o ator terá mais uma chance? - Já que dificilmente Capitão América 2 - O Soldado Invernal ganhe indicações de atuação em 2014.

  • Azul é a Cor Mais Quente

A culpa aqui não foi da Academia, mas sim do país de origem. Devido a problemas em relação à data, a adaptação da HQ sobre a belíssima história de amor entre Emma e Adele acabou não podendo ser escolhido pelo ministério da cultura francês, que em seu lugar mandou Renoir, de Gilles Bourdos, para a votação e consequente derrota. E sem Azul é a Cor Mais Quente na lista, o favoritismo do italiano A Grande Beleza para a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro só aumentou.

  • Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum

Considerados "queridinhos" do Oscar, os irmãos diretores Ethan e Joel Coen acabaram ficando inusitadamente de fora das principais categorias da premiação esse ano, apenas garantindo indicações para Melhor Mixagem de Som e Melhor Fotografia. Algo estranho para a dupla, visto que quatro de seus últimos cinco trabalhos na direção foram lembrados pela Academia para Melhor Filme.

  • Fruitvale Station - A Última Parada

Com forte crítica social, Fruitvale Station procurava ser o filme indie do ano e, assim como Pequena Miss Sunshine e Indomável Sonhadora, entrar pelo menos na lista de Melhor Filme. O que a produção não contava, entretanto, era com a garra do produtor Harvey Weinstein, que ocupou a vaga com Philomena, seu filme inglês independente.

"Peraí, o que um filme sobre pancadaria entre robôs e aliens gigantes faz numa lista de Oscar?". Pois então, a espetacular catarse visual de Guilhermo Del Toro que fez magicamente seu público voltar a se sentir como crianças de dez anos tinha de tudo para ser o "grande" oponente de Gravidade na categoria de Melhores Efeitos Visuais desse ano. Porém, sem razão alguma, a Academia resolveu chutar as criaturas e latarias de lado para abrigar mais uma indicação de O Cavaleiro Solitário - vai entender.

O excelente filme de Fórmula 1 de Ron Howard foi, junto com Inside Llewyn Davis, outra produção que acabou ficando de fora das principais categorias. Mas, ao contrário do longa dos Irmãos Coen, Rush foi completamente ignorado pelos votantes da Academia. Tanto que o paradeiro das indicações de Melhor Ator Coadjuvante para Daniel Brühl e Melhor Fotografia ainda são desconhecidos.

Outro grande filme de 2013, o suspense de Denis Villeneuve acabou não tendo muita repercussão em Hollywood, o que pode ter contribuído para seu esquecimento na lista de indicados. Mas a Academia, bondosa(?) como é, lembrou o longa com uma simples e discreta nomeação em Melhor Fotografia. Para quem viu o filme, a indicação já é o bastante. Para Jake Gyllenhaal, o esforço de fazer a melhor atuação de sua carreira até aqui foi em vão.

A gente esqueceu de algum esquecido pelo Oscar? 

Comente Abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário