Por Pedro Strazza
A hora da decisão se aproxima! Na noite do próximo domingo, dia 22 de fevereiro, acontece no Dolby Theater em Los Angeles a 87° cerimônia de premiação do Oscar, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aos melhores filmes de 2014. Com apresentação de Neil Patrick Harris, a edição 2015 de um dos troféus mais cobiçados do cinema promete muitas surpresas e reviravoltas, já que a competição está mais acirrada do que nunca.
Como de hábito, O Nerd Contra-Ataca faz esse ano o Bolão Oscar, que tenta ao mesmo tempo prever os vencedores da premiação e direcionar as suas apostas, caro leitor, para a vitória no bolão da firma. Dessa vez, porém, as coisas vão ser um pouco diferentes. Além de indicar os favoritos e os sem chances de levar o careca pra casa, o Bolão Oscar 2015 também aponta quem corre por fora na disputa, os queridinhos de quem vos fala na competição e introduz a ferramenta TROCA, que busca num cenário hipotético substituir as nomeações injustas das categorias por outras mais relevantes ou simplesmente melhores.
Mas chega de papo e vamos lá ver quem ganha e quem perde esse ano!
Categorias fora da especulação: Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação em Curta-Metragem, Melhor Documentário em Curta-Metragem
P.S.: Importante lembrar que para o TROCA não foram considerados os filmes O Ano Mais Violento (não indicado), Mr. Turner, Para Sempre Alice, O Conto da Princesa Kaguya, Song of the Sea, Life Itself (não indicado), Beyond the Lights, Glenn Campbell: I'll Be Me, Vício Inerente, Last Days in Vietnam, Finding Vivian Maier, O Sal da Terra, Citizenfour e Tangerines porque estes não foram lançados no Brasil e logo não tem como tiveram seus aspectos técnicos analisados.
Legenda
- Negrito: O(s) grande(s) favorito(s).
- Itálico: Corre(m) por fora, mas ainda pode(m) surpreender
- (0): Praticamente sem chances de vitória
- (F): Favorito(s) do site
Melhor Filme
- Sniper Americano
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (F)
- Boyhood - Da Infância à Juventude (F)
- O Grande Hotel Budapeste
- O Jogo da Imitação
- Selma - Uma Luta Pela Igualdade (0)
- A Teoria do Tudo (0)
- Whiplash - Em Busca da Perfeição (0)
TROCA: Selma - Uma Luta Pela Igualdade, A Teoria do Tudo e O Jogo da Imitação por Garota Exemplar, O Abutre e Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo.
Se em 2014 a briga tava complicada, esse ano ela acirrou-se. Dessa vez, os dois peixes grandes que batalham a tapa o principal prêmio da noite são Birdman e Boyhood, com o primeiro levando uma ligeira vantagem graças às vitórias nos principais prêmios dos 3 principais termômetros do Oscar - o PGA (do sindicato de produtores de Hollywood), o SAG (do sindicato de roteiristas) e o DGA (do de diretores) -, fato que desde 1997 garante a vitória certa ao escolhido por essa trindade.
Mas com Boyhood ainda se mantendo como favorito da crítica e a forte campanha contra os dois crescendo a cada dia, é possível que em 2015 alguém que corre por fora no páreo aproveite a confusão para surpreender, e as duas produções com grandes chances de fazer isso são Sniper Americano e O Grande Hotel Budapeste - o primeiro pelo sucesso gigantesco de bilheteria nos EUA, o segundo pelo grande número de indicações alcançados mesmo com a campanha tímida. No outro extremo da corrida estão Whiplash, Selma e A Teoria do Tudo, que vão focar suas atenções em outras categorias.
Melhor Diretor
- Alejandro González Iñárritu (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)) (F)
- Richard Linklater (Boyhood - Da Infância à Juventude) (F)
- Bennett Miller (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo) (0)
- Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) (F)
- Morten Tyldum (O Jogo da Imitação) (0)
TROCA: Morten Tyldum (O Jogo da Imitação) por David Fincher (Garota Exemplar).
Outro duelo protagonizado por Boyhood e Birdman no Oscar é em Melhor Diretor, e a briga aqui é mais curiosa. De um lado, Linklater pode ser o primeiro estadunidense nos últimos cinco anos a levar o caneco e, se Birdman cumprir expectativas e garantir Melhor Filme, pode prorrogar a nova tradição da Academia de dividir os dois principais prêmios entre os principais indicados; do outro, Iñarritu (que levou o DGA e portanto tem maiores chances no quesito) confirmaria o segundo ano seguido em que um mexicano ganha o troféu e o quinto em que um estrangeiro conquista a honraria.
Se por um lado esta polarização da categoria facilita nosso bolão, do outro acaba com as chances dos outros indicados. Mas se Tyldum e Miller vão à cerimônia apenas para bater ponto, Wes Anderson tem uma tênue (bem tênue mesmo!) esperança de fazer surpresa na noite.
Melhor Atriz
- Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite) (F)
- Felicity Jones (A Teoria do Tudo) (0)
- Julianne Moore (Para Sempre Alice)
- Rosamund Pike (Garota Exemplar) (F)
- Reese Witherspoon (Livre) (0)
TROCA: Felicity Jones (A Teoria do Tudo) e Reese Witherspoon (Livre) por Amy Adams (Grandes Olhos) e Scarlett Johansson (Sob a Pele).
Na principal categoria de atuação feminina, as coisas parecem que vão acontecer sem muita surpresa. Moore começou silenciosa a temporada de prêmios, mas cresceu a cada vitória, e chega agora ao tapete vermelho com a certeza de que a estatueta é sua. O único porém que pode vir a atrapalhar sua caminhada para a glória e abrir espaço para uma Rosamund Pike ou uma Marion Cottilard, entretanto, é a sua bastante criticada atuação em O Sétimo Filho, que pode produzir aquele mesmo golpe feito à Eddie Murphy quando este estrelou Norbit anos atrás.
Melhor Ator
- Steve Carell (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo) (0)
- Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação) (0)
- Michael Keaton (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)) (F)
- Eddie Redmayne (A Teoria do Tudo)
- Bradley Cooper (Sniper Americano)
TROCA: Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação) e Bradley Cooper (Sniper Americano) por Jake Gyllenhaal (O Abutre) e Miles Teller (Whiplash - Em Busca da Perfeição).
A única categoria de atuação que está indefinida ainda é a de Melhor Ator. Michael Keaton começou a disputa como favorito absoluto, mas a atuação de Redmayne como Stephen Hawking cresceu entre os votantes e inverteu o jogo a favor do inglês, agora levemente favorito na competição. Sempre existe, entretanto, uma chance de uma nova reviravolta, e quem pode aproveitá-la é Bradley Cooper, que já está há três anos esperando sua hora de brilhar na Academia.
Melhor Ator Coadjuvante
- Robert Duvall (O Juiz) (0)
- Ethan Hawke (Boyhood - Da Infância à Juventude)
- Edward Norton (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)) (F)
- Mark Ruffalo (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
- J.K. Simmons (Whiplash - Em Busca da Perfeição) (F)
TROCA: Robert Duvall (O Juiz) e Ethan Hawke (Boyhood - Da Infância à Juventude) por Logan Lerman (Corações de Ferro) e Tyler Perry (Garota Exemplar).
Dá até pena de Duvall, Hawke, Norton e Ruffalo ao dizer isso, mas Ator Coadjuvante esse ano já tem dono. A atuação monstruosa de J.K. Simmons em Whiplash dominou a categoria desde o começo, e em nenhum momento abriu espaço para qualquer um dos outros indicados abrir uma possibilidade de tomar o prêmio. Norton e Ruffalo são os que mantém a esperança, e somente porque ela é a última que morre.
Melhor Atriz Coadjuvante
- Patricia Arquette (Boyhood - Da Infância à Juventude)
- Laura Dern (Livre) (0)
- Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
- Meryl Streep (Caminhos da Floresta) (0)
- Emma Stone (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)) (F)
TROCA: Laura Dern (Livre), Keira Knightley (O Jogo da Imitação) e Meryl Streep (Caminhos da Floresta) por Carmen Ejogo (Selma - Uma Luta Pela Igualdade), Rene Russo (O Abutre) e Agata Kulesza (Ida).
Num ano bastante esquecível para a categoria (sério, Meryl Streep de novo?), o Oscar de Atriz Coadjuvante parece também definido para Patricia Arquette e seu papel como mãe em Boyhood. Mas vai que uma Emma Stone surpreende né?
Melhor Canção Original
- Everything is Awesome (Uma Aventura LEGO) (F)
- Glory (Selma - Uma Luta Pela Igualdade)
- Grateful (Beyond the Lights) (0)
- I'm Not Going to Miss You (Glenn Campbell: I'll Be Me)
- Lost Stars (Mesmo Se Nada Der Certo) (F)
TROCA: -
O prêmio de Melhor Canção Original todo ano parece sempre definido, mas ele não é uma categoria de favoritos. Dito isso, Glory manteve a ponta desde o começo da temporada, mas a melancolia da letra e do contexto de I'm Not Going to Miss You e a beleza da meiga Lost Stars fazem frente à música de Selma. E quem sabe a viciante Everything is Awesome faz justiça à esnobada feita a Uma Aventura LEGO em Animação e garante um troféu pro filme? Briga difícil.
Melhor Roteiro Adaptado
- Sniper Americano (F)
- O Jogo da Imitação
- Vício Inerente (0)
- A Teoria do Tudo
- Whiplash - Em Busca da Perfeição
TROCA: O Jogo da Imitação e A Teoria do Tudo por Garota Exemplar e O Homem Mais Procurado.
Sem Garota Exemplar para liderar o bloco, a Academia parece disposta a dar o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado para uma produção de época esse ano, e O Jogo da Imitação ganha o favoritismo pela vitória no WGA (o sindicato de roteiristas de Hollywood) e a forte campanha dos Irmãos Weinstein para o Oscar. A Teoria do Tudo, entretanto, segue bem de perto a cinebiografia de Alan Turing, e Whiplash também está atento aqui.
Melhor Roteiro Original
- Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
- Boyhood - Da Infância à Juventude
- Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (F)
- O Grande Hotel Budapeste
- O Abutre (0) (F)
TROCA: -
Desde 2012 o Oscar parece querer fazer de Melhor Roteiro Original uma espécie de prêmio de consolação para os indies e queridinhos do público. E quem atende essas duas demandas esse ano é O Grande Hotel Budapeste, que também venceu a categoria no WGA. Seria uma felicidade ver Wes Anderson subir ao palco para receber sua primeira estatueta, mas há uma enorme sombra de um certo homem-pássaro azul que pode estragar a festa pros hóspedes do hotel cor-de-rosa. Nesse meio tempo, Boyhood está lá, quietinho observando o momento certo para atacar e talvez vencer na categoria.
Melhor Longa de Animação
- Operação Big Hero
- Os Boxtrolls (0)
- Como Treinar o Seu Dragão 2 (F)
- Song of the Sea (0)
- O Conto da Princesa Kaguya
TROCA: Operação Big Hero por Uma Aventura LEGO.
Com o favorito fora da disputa (foi mal Uma Aventura LEGO), a estatueta de Melhor Animação pertence à Dreamworks e seu Como Treinar o Seu Dragão 2, que venceu todos os outros prêmios da área. Para fazer frente ao blockbuster tem o igualmente gigante Operação Big Hero e o pequeno Ghibli O Conto da Princesa Kaguya.... acho.
Melhor Documentário em Longa-metragem
- Citizenfour
- Last Days in Vietnam (0)
- Virunga
- Finding Vivian Maier
- O Sal da Terra
TROCA: -
Na categoria em que a Academia prefere sempre a produção menos polêmica, é estranho ver que um documentário sobre um escândalo político envolvendo o atual governo estadunidense seja o grande favorito. O medo da controvérsia causada por Edward Snowden e a NSA, ainda assim, é a grande barreira que precisa ser passada por Citinzefour, e nesse meio tempo um Virunga (sobre uma questão também política, mas não sobre os EUA) ou um Finding Vivian Maier (que fala de um famoso fotógrafo) pode compensar o tempo perdido e levar a estatueta.
Melhor Longa Estrangeiro
- Ida
- Leviatã
- Tangerines (0)
- Timbuktu (0) (F)
- Relatos Selvagens (F)
TROCA: Leviatã por Dois Dias, Uma Noite.
Disputa polarizada, mas aparentemente definida: O prêmio de Melhor Filme Estrangeiro esse ano está destinado para a Polônia. Com as duas mãos na taça, Ida conseguiu afastar o elogiado pela crítica Leviatã graças à indicação ganha em Fotografia, além de ter conquistado a mesma honraria nos não-termômetros Globo de Ouro e BAFTA. Mas em um ano em que a categoria está dominada por produções críticas às sociedades de seus respectivos países, poderia a menos incisiva (Relatos Selvagens) abocanhar o caneco no último instante?
Melhor Fotografia
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (F)
- O Grande Hotel Budapeste
- Ida (F)
- Mr. Turner (0)
- Invencível (0)
TROCA: Invencível por Era Uma Vez em Nova York.
Fotografia esse ano é outra briga entre Budapeste e Birdman e outra leve vantagem do longa de Wes Anderson sobre o de Iñarritu. Quem circunda o conflito dessa vez, porém, é Ida, mas sem as mesmas altas pretensões de Boyhood em roteiro.
Melhor Figurino
- O Grande Hotel Budapeste (F)
- Vício Inerente (0)
- Caminhos da Floresta
- Malévola
- Mr. Turner (0)
TROCA: Caminhos da Floresta por A Teoria do Tudo.
A partir daqui começa o domínio certo de O Grande Hotel Budapeste nas categorias técnicas. Principalmente se levarmos em conta com quem ele disputa o Melhor Figurino aqui - Malévola e Caminhos da Floresta, é sério isso?
Melhor Montagem
- Sniper Americano (0)
- Boyhood - Da Infância à Juventude (F)
- O Grande Hotel Budapeste
- O Jogo da Imitação (0)
- Whiplash - Em Busca da Perfeição (F)
TROCA: O Jogo da Imitação por Garota Exemplar.
Whiplash segue de perto e O Grande Hotel Budapeste mantém alguma atenção aqui, mas vai ser complicado tirar o Oscar de Melhor Montagem de Boyhood. Estamos falando, afinal, da edição de 12 anos de filmagens feitas, e isso os votantes do prêmio não vão ignorar com facilidade.
Melhor Maquiagem e Cabelo
- Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (0)
- O Grande Hotel Budapeste
- Guardiões da Galáxia (F)
TROCA: -
Mesmo com Guardiões da Galáxia criando uma enorme variedade de criaturas alienígenas com forte auxílio da maquiagem e a equipe de Foxcatcher sendo decisiva na composição facial de Steve Carell com John Du Pont, essa é outra categoria aparentemente pertencente ao Grande Hotel Budapeste. Pelo menos os dois concorrentes vão dar maior trabalho.
Melhor Trilha Sonora
- O Grande Hotel Budapeste
- O Jogo da Imitação
- Interestelar (F)
- Mr. Turner (0)
- A Teoria do Tudo
TROCA: O Jogo da Imitação, A Teoria do Tudo e O Grande Hotel Budapeste por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Garota Exemplar e Sob a Pele.
No prêmio que ignorou com facilidade absurda as três melhores trilhas sonoras do ano e que muito provavelmente vai deixar a quarta para trás na disputa (não foi dessa vez de novo, Hans Zimmer, mas belo trabalho com Interestelar), a disputa parece ser protagonizada por Alexandre Desplat pelo O Grande Hotel Budapeste e Jóhann Jóhannsonn por A Teoria do Tudo. O trabalho sutil e minimalista do último, porém, dá a ele a liderança - mesmo esta sendo bastante questionável.
Melhor Design de Produção
- O Grande Hotel Budapeste (F)
- O Jogo da Imitação
- Interestelar (0)
- Caminhos da Floresta (0)
- Mr. Turner
TROCA: Caminhos da Floresta por Guardiões da Galáxia.
O Jogo da Imitação até almeja ganhar alguma coisa em Design de Produção, mas a categoria é outra vitória certa de O Grande Hotel Budapeste. De novo? É, de novo.
Melhor Edição de Som
- Sniper Americano
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (F)
- O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos
- Interestelar (0)
- Invencível (0)
TROCA: Interestelar por Corações de Ferro.
Até o momento quieto e só de vigília nas outras categorias, Sniper Americano tem o campo livre pra acertar em cheio as estatuetas de som no dia 22. Seus maiores antagonistas são Birdman em Edição e Whiplash em Mixagem, mas francamente? Sem Corações de Ferro pra balancear é fácil o caminho para a vitória da cinebiografia dirigida por Clint Eastwood.
Melhor Mixagem de Som
- Interestelar (0)
- Whiplash - Em Busca da Perfeição (F)
- Invencível (0)
- Sniper Americano
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
TROCA: Interestelar por Corações de Ferro.
Ver Melhor Edição de Som.
Melhores efeitos visuais
- Capitão América 2 - O Soldado Invernal (0)
- Guardiões da Galáxia (F)
- Planeta dos Macacos - O Confronto (F)
- Interestelar (F)
- X-Men - Dias de um Futuro Esquecido (0)
TROCA: Capitão América 2 - O Soldado Invernal por Godzilla.
E pelo segundo ano consecutivo uma ficção-científica vai levar o Oscar de Efeitos Visuais. O segundo filme do segundo reboot do Planeta dos Macacos e a estreia dos Guardiões da Galáxia nos cinemas fizeram progressos muito importantes na área, mas nenhum deles teve tanta importância como os de Interestelar, que ajudaram estudos científicos ao reconstruírem buracos-negros tridimensionalmente pela primeira vez na História. Aí complica pra qualquer um se atrever a roubar o prêmio, né.
0 comentários :
Postar um comentário