domingo, 5 de maio de 2013

Fight!: Star Wars X Star Trek


Maio é o mês de destaque para duas grandes franquias nerds: Enquanto Star Trek lança no dia 17 seu segundo filme após J.J. Abrahms assumir a direção, comemora-se no dia 4 o Star Wars Day, o primeiro após a compra da Lucasarts pela Disney. "Rivais" de longa data, ambas marcaram gerações e, a seu modo, influenciaram a cultura pop. Mas, afinal, qual é a maior? Esse é o objetivo do nosso Fight! de hoje! Confira:
Regras: Serão 5 categorias a ser analisadas, e quem for melhor na maioria delas ganha o duelo. O ganhador de cada categoria será sublinhado. É possível haver empate.

Legenda:
Star Wars - SW
Star Trek - ST

Origem

SW: Em 25 de maio de 1977 chegava aos cinemas americanos Star Wars, terceira película de um ainda jovem George Lucas. Inspirado por obras como O Herói de Mil Faces, A Fortaleza Escondida e o seriado matinal Flash Gordon, o filme mostrava a história de Luke Skywalker, sobrinho de uma pacata família fazendeira em Tatooine que, após comprar dois droids, precisa salvar a princesa Leia das garras do Império.
ST: Lançada em 1966, a série clássica de Star Trek criada por Gene Roddenberry acompanhava a tripulação da USS Enterprise no século 23. Inspirado nos contos de A.E. Van Vogt e na série Marathon, a nave era comandada pelo capitão James T. Kirk e tinha como Primeiro Oficial Comandante e Oficial Médico Chefe Spock e Leonard McCoy, respectivamente.

Elementos Marcantes

SW: Além da extensa galeria de personagens reconhecidos só de nome (É só falar Vader que já se ouve a respiração), a história de Anakin introduziu ao mundo os famosíssimos sabres de luz (em inglês lightsaber), sempre vendido aos montes para crianças. Há também a Força, explicada de maneira horrorosa no episódio I, mas ainda bastante mitológica e criadora de frases como "Que a Força esteja com você" e "A Força é poderosa neles", e as naves Millenium Falcon e a Estrela da Morte.
ST: Uma das maiores contribuições da série clássica, senão a maior, à cultura pop e sobretudo nerd é o símbolo usado por Spock ao mesmo tempo que este fala "Vida longa e próspera". O próprio personagem é marcante, eternizando o ator Leonard Nimoy como o oficial de informações exatas e julgamento perfeito. Quem também merece destaque é a Enterprise e a frase que introduzia todo episódio, tirada quase inteiramente de um panfleto da Casa Branca na época do lançamento do Sputnik: "Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."

Maiores Vilões

SW: O grande núcleo maléfico de Star Wars são os siths, representantes do lado negro da Força. Já nos primeiros minutos do episódio IV é revelado Darth Vader, que parece ser o grande vilão (e posteriormente ícone) da história. Mas após dois filmes de caça a rebeldes, enforcamento de tenentes e frustações após a perda da Estrela da Morte, o grande mal do sexto capítulo de Star Wars deixa de ser o aprendiz e foca em seu mestre, o Imperador Palpatine. Peça-chave do império, o imperador é assassinado por Vader após este tentar matar seu filho, que recusava-se a se juntar ao lado negro da Força. Responsável pela criação desses dois grandes vilões de psicológico profundo, George Lucas focou posteriormente na nova trilogia em siths de apelo visual, a exemplo do General Grievous e Darth Maul.
ST: Já passaram por Star Trek várias espécies inimigas, mas com certeza o maior vilão de todo o cânone da série é Khan Noonien Singh, mais chamado de Khan, e interpretado pelo exagerado Ricardo Montalbán. Manipulado geneticamente, o superhumano dominou mais de um quarto da Terra na década de 1990. Ele é revivido pela própria tripulação da Enterprise no episódio "Space Seed", e depois de tentar dominar a nave é exilado no planeta Ceti Alpha IV. O personagem retornaria na produção cinematográfica Star Trek II: A Ira de Khan, o mais conhecido filme de Star Trek.

Renda

SW: Considerando todos os filmes, desenhos, brinquedos, livros, quadrinhos, entre outros, Star Wars soma 30 bilhões, sendo considerada a franquia mais lucrativa da história. É tanto potencial que na compra da Lucasarts pela Disney, motivada sobretudo pela aquisição dos direitos do conto de Anakin, a empresa de Mickey gastou pouco mais de quatro bilhões.
ST: Enquanto no cinema Star Trek lucrou aproximadamente um bilhão e meio com dez filmes, na TV ela inicialmente sofreu. Após sofrer com audiências baixas por três temporadas, a série clássica foi cancelada pela NBC e passou a ser exibida em reprises. Mas com o retorno da franquia com o spin-off Star Trek: A Nova Geração, a Enterprise passou a ser vista por um público de em média de 20 milhões por episódio em sete temporadas. Após A Nova Geração, porém, Star Trek nunca mais atingiu os mesmos números.

Atualmente

SW: Após a nova trilogia, A Lucasfilm dedicou-se a explorar mais o universo expandido, começando pela animação The Clone Wars, que mostra mais detalhes sobre a guerra ocorrida entre os episódios II e III. Houve planos de uma série focada nos caçadores de recompensas e jogos (sendo os dois da franquia The Force Unleashed lançados), mas com a compra da empresa de George Lucas pela Disney houve uma mudança brusca de planos. A começar pelo anúncio do episódio VII, com roteiro de Michael Arndt e direção de JJ Abrahms. Pode-se afirmar que a Disney tem grandes planos com a franquia de George Lucas.
ST: Após a morte de Roddenbury, criador da série, a Paramount buscou manter vivo sua criação com mais dois spin-offs, e em 2008 reiniciou a franquia nos cinemas com a produção e direção de JJ. Abrahms e roteiros de Roberto Orci e Alex Kurtzman. Uma sequência vai ser lançada em maio e um game chegou às lojas em abril de 2012, mas tudo indica que a Paramount não tem planos para mais uma série. 

Resultado: Star Wars: 4
                   Star Trek: 2

Vitória de George Lucas! Com maiores investimentos e lucros altos, além de criar ícones pop, Star Wars tem maior sucesso que Star Trek, mas essa não deixa a desejar. Reiniciando seu universo, a franquia, nas mãos da Paramount, tem muito potencial a ser usado e com certeza marcou várias gerações de trekkers pelo mundo.

0 comentários :

Postar um comentário