quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O Cinema em 2014: Os Melhores e O Ranking

Os 14 melhores filmes e o ranking geral de 2014

Por Pedro Strazza

Chegou o momento que todos esperavam. Depois de conversarmos sobre o que rolou de bacana no mundo da música e dos quadrinhos e ter discutido as boas surpresas, as grandes decepções e os piores de 2014, está na hora de falar sobre a lista que o mundo sempre quer ler no final do ano em todos os portais que acompanha: Os 10 (ou 14, no meu caso) melhores filmes de 2014!
Dessa vez, entretanto, resolvi adicionar uma cereja (bem grande) a este bolo tradicional. Além de poder conferir os meus longa-metragens favoritos desse ano que passou, você, caro leitor, também ganha nessa publicação a oportunidade de ver o meu ranking cinematográfico de 2014, bem alimentado com 100 das produções que chegaram ao cinemas brasileiros nesses últimos 365 dias.
Mas chega de enrolação e simbora ver esse top 14, certo?

14) O Homem Mais Procurado

Embora tenha uma maior tendência a ser lembrado como "o último filme de Philip Seymour Hoffman", O Homem Mais Procurado é uma obra que também precisa brilhar por seu conteúdo. Baseado no livro homônimo de John le Carré, o longa traz em meio a todo o seu conflito entre espiões um protagonista incrível, vivido por Hoffman como um homem que, em meio a esse mundo cheio de intrigas e conspirações, parece precisar carregar sozinho todos os males do mundo nas costas para combatê-los.

13) Uma Aventura LEGO

Em um ano em que o deus das animações não desceu pra brincar (estou falando da Pixar se você não entendeu), é engraçado perceber que um filme baseado em blocos coloridos de montar conseguiu o destaque no vácuo de poder criado. Além de insano em seu ritmo - mérito dos malucos Phil Lord e Chris Miller - e muito divertido, Uma Aventura LEGO encanta por sua capacidade surpreendente de transformar sua trama maluca em algo mais profundo, sentimental e coincidente com os valores do produto que se baseia.

12) Planeta dos Macacos - O Confronto

Após o ótimo reinício, a franquia Planeta dos Macacos deu mais um salto de qualidade com esse O Confronto. A conotação sócio-política do roteiro ganhou força, os efeitos visuais melhoraram e a trama trouxe melhoras em vários aspectos - incluindo aí a ação, como a incrível cena do tanque bem nos lembra -, tornando o filme não só um dos melhores blockbusters dessa temporada como também na melhor sequência que a série símia teve. Será que o terceiro capítulo do reboot vai conseguir superar tudo isso?

11) Frozen - Uma Aventura Congelante

Um dos grandes hits de 2014 com sua música-chiclete Let It Go, Frozen mostrou ao mundo que o departamento de animação da Disney voltou com tudo. O conto das princesas Anna e Elsa soube brincar bem com os preceitos e clichês dos grandes clássicos do estúdio, e entregou no meio disso uma bela histórias sobre o amor entre irmãs e o aceitar de seu verdadeiro eu. Piegas, mas ainda assim excelente.

10) 12 Anos de Escravidão

O grande vencedor do Oscar 2014 (não em números, claro) é um tapa na cara. A história trágica e real de Solomon Northup é contada por Steve McQueen com evidência total na dor sofrida pelo homem livre que virou escravo, mostrando em sua trajetória alguns dos horrores e injustiças sociais presenciados na (longa) época em que este ato tão desumano era permitido. Destaques naturais e obrigatórios ao elenco e à cena da tortura vivida pela personagem de Lupita Nyong'o, uma das grandes atrizes reveladas em 2014.  

9) Até o Fim

Talvez o longa mais subestimado deste ano, Até o Fim é uma alegoria incrível para a capacidade do ser humano em manter as esperanças nos piores momentos. A história do homem que desperta com seu barco naufragando traz ainda uma atuação excepcional de Robert Redford, infelizmente ignorado por grande parte das premiações da temporada.

8) O Abutre

Ácido e sarcástico do começo ao fim, a estréia de Dan Gilroy na direção aborda com garras à mostra o jornalismo e seus graves problemas de sensacionalismo. Mesmo que ganhe bastante força no protagonista psicótico interpretado monstruosamente por Jake Gyllenhaal, O Abutre é uma obra fantástica em sua visão crítica, semelhante à de clássicos como Rede de Intrigas, mas com toques genuínos de humor negro e malicioso.

7) Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum

Mais um filme dos irmãos Coen, mais um filme que aborda homens irrelevantes para a sociedade., dotado de uma montagem incrível, Inside Llewyn Davis se aprofunda em uma determinada semana da vida de um cantor de folk fracassado, que busca sair de sua indesejada situação sócio-econômica, para mostrar mais uma vez ao público o quão arrogantes somos ao acreditar na importância de nossas pessoas para o universo. E é quando Joel e Ethan provam novamente a insignificância do ser humano e de suas ações e atribuem a ele um ciclo desgraçado e depressivo que mais uma vez vemos a genialidade da dupla em ação.

6) Amantes Eternos

Com toques de Sandman e embalado por uma ótima trilha sonora, a nova obra de Jim Jarmusch aborda temáticas universais a partir de um casal de vampiros que, imortais, veem na humanidade poucas chances de real progresso. Esse pessimismo com os "zumbis", entretanto, não torna Amantes Eternos um filme sem esperanças, mas bombeia uma melancolia bem vinda à contemplação ao mundo em que vivemos proporcionada pelo roteiro.

5) Guardiões da Galáxia

E eu avisei lá no começo do ano que ia ser incrível, lembra? Vindo pela tangente, a adaptação de um dos grupos mais Cs da Marvel não só entregou um blockbuster divertido e engraçado como embalou os walkmans da galera com sua trilha repleta de hits dos anos 70 e mostrou a todo mundo que dá sim pra fazer um filme com um guaxinim e uma árvore mutante. Sem mais.

4) O Lobo de Wall Street

Martin Scorsese já é setentão, mas ainda consegue supreender todo mundo e botar polêmica na mesa. Além de ser um filmaço, O Lobo de Wall Street traz um ritmo impecável e um protagonista detestável interpretado de forma brilhante por Leonardo DiCaprio (que, coitado, continua sem Oscar). E em meio à loucura mostrada, o diretor de clássicos como Taxi Driver e Os Infiltrados mostra o quão longe o ser humano pode ir por causa do dinheiro.

3) Boyhood - Da Infância à Juventude

Filmado ao longo de doze anos (nenhum de escravidão, lembrando), Boyhood apresenta um retrato raro do poder do tempo sobre nossas vidas. Acompanhar os caminhos tomados pela família Evans, afinal, demonstra o quão diferentes podemos nos tornar através de pequenas mudanças, que progressivamente alteram nossa personalidade e nossas próximas escolhas. Uma filosofia básica, eficiente e muito difícil de não se conectar.

2) Ela

É possível um relacionamento entre uma máquina e um ser humano? Em Ela, Spike Jonze superficialmente trouxe ao público essa questão, mas com menos de uma hora de filme já foi possível ver que o tema a ser tratado pelo diretor era mais profundo. Com um romance simples, o filme aborda e discute questões complexas e universais com sensibilidade, e conta no caminho com atuações corporais e vocais de seu elenco primoroso.
E o melhor filme de 2014 é...

1) Garota Exemplar

Sou fã incontestável dos trabalhos de David Fincher já há um bom tempo, mas ainda consigo ficar surpreso com a qualidade dos novos filmes que o cineasta responsável por Clube da Luta e A Rede Social dirige. Dito isso, Garota Exemplar é uma obra-prima. Extremamente feliz em todos os seus aspectos técnicos, a adaptação do livro de mesmo nome escrito por Gillian Flynn é uma desconstrução poderosa e angustiante do casamento e de sua decadência como instituição, aliada a uma poderosa crítica à mídia e seus valores. Tudo isso parte, claro, da fria e calculista Amy Dunne, que ganha as telas por meio de uma atuação brilhante e avassaladora de Rosamund Pike.

Ranking 2014

  1. Garota Exemplar (10/10)
  2. Ela
  3. Boyhood - Da Infância à Juventude
  4. O Lobo de Wall Street
  5. Guardiões da Galáxia
  6. Amantes Eternos
  7. Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum
  8. O Abutre
  9. Até o Fim
  10. 12 Anos de Escravidão
  11. Frozen - Uma Aventura Congelante
  12. Planeta dos Macacos - O Confronto (9/10)
  13. Uma Aventura LEGO
  14. O Homem Mais Procurado
  15. Era Uma Vez em Nova York
  16. O Passado
  17. O Grande Mestre
  18. X-Men - Dias de um Futuro Esquecido
  19. O Lobo Atrás da Porta
  20. Entre Nós
  21. O Homem Duplicado
  22. O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos
  23. Nebraska (8/10)
  24. O Grande Hotel Budapeste
  25. Relatos Selvagens
  26. Capitão América 2 - O Soldado Invernal
  27. Anjos da Lei 2
  28. Débi e Lóide 2
  29. Tudo por um Furo
  30. Tim Maia
  31. Como Treinar o Seu Dragão 2
  32. Magia ao Luar
  33. No Limite do Amanhã
  34. Praia do Futuro
  35. Muppets 2 - Procurados e Amados
  36. Godzilla (7/10)
  37. Operação Big Hero
  38. Ida
  39. Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1
  40. O Grande Herói
  41. Vizinhos
  42. Chef
  43. Robocop
  44. Clube de Compras Dallas
  45. Mil Vezes Boa Noite
  46. A Grande Escolha
  47. Philomena
  48. Os Boxtrolls
  49. Festa no Céu
  50. As Aventuras de Paddington
  51. O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro
  52. Lucy
  53. Oldboy - Dias de Vingança
  54. Noé
  55. Sob a Pele (6/10)
  56. Mesmo Se Nada Der Certo
  57. Interestelar
  58. Homens, Mulheres e Filhos
  59. Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
  60. The Rover - A Caçada
  61. Annabelle
  62. Boa Sorte
  63. Sin City - A Dama Fatal
  64. Trash - A Esperança Vem do Lixo
  65. Trapaça
  66. Fruitvale Station - A Última Parada
  67. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
  68. As Aventuras de Peabody e Sherman
  69. Será Que?
  70. Hércules
  71. Quero Matar Meu Chefe 2
  72. Tudo por Justiça
  73. O Juiz (5/10)
  74. Êxodo - Deuses e Reis
  75. Os Mercenários 3
  76. A Culpa é das Estrelas
  77. Divergente
  78. Sétimo
  79. Caçada Mortal
  80. Trinta
  81. No Olho do Tornado
  82. Getúlio
  83. Walt nos Bastidores de Mary Poppins
  84. Ninfomaníaca - Parte I (4/10)
  85. Ninfomaníaca - Parte II
  86. Sex Tape - Perdidos na Nuvem
  87. O Último Concerto
  88. A Marca do Medo
  89. Uma Noite de Crime - Anarquia
  90. Livrai-nos do Mal
  91. A Menina Que Roubava Livros
  92. Ouija - O Jogo dos Espíritos
  93. Malévola (3/10)
  94. Transformers 4 - A Era da Extinção
  95. Drácula - A História Nunca Contada
  96. November Man - Um Espião Nunca Morre
  97. As Tartarugas Ninja
  98. 300 - A Ascensão do Império (2/10)
  99. À Procura (1/10)
  100. Transcendence - A Revolução

0 comentários :

Postar um comentário