Os 14 melhores filmes e o ranking geral de 2014
Por Pedro Strazza
Chegou o momento que todos esperavam. Depois de conversarmos sobre o que rolou de bacana no mundo da música e dos quadrinhos e ter discutido as boas surpresas, as grandes decepções e os piores de 2014, está na hora de falar sobre a lista que o mundo sempre quer ler no final do ano em todos os portais que acompanha: Os 10 (ou 14, no meu caso) melhores filmes de 2014!
Dessa vez, entretanto, resolvi adicionar uma cereja (bem grande) a este bolo tradicional. Além de poder conferir os meus longa-metragens favoritos desse ano que passou, você, caro leitor, também ganha nessa publicação a oportunidade de ver o meu ranking cinematográfico de 2014, bem alimentado com 100 das produções que chegaram ao cinemas brasileiros nesses últimos 365 dias.
Mas chega de enrolação e simbora ver esse top 14, certo?
14) O Homem Mais Procurado
Embora tenha uma maior tendência a ser lembrado como "o último filme de Philip Seymour Hoffman", O Homem Mais Procurado é uma obra que também precisa brilhar por seu conteúdo. Baseado no livro homônimo de John le Carré, o longa traz em meio a todo o seu conflito entre espiões um protagonista incrível, vivido por Hoffman como um homem que, em meio a esse mundo cheio de intrigas e conspirações, parece precisar carregar sozinho todos os males do mundo nas costas para combatê-los.
13) Uma Aventura LEGO
Em um ano em que o deus das animações não desceu pra brincar (estou falando da Pixar se você não entendeu), é engraçado perceber que um filme baseado em blocos coloridos de montar conseguiu o destaque no vácuo de poder criado. Além de insano em seu ritmo - mérito dos malucos Phil Lord e Chris Miller - e muito divertido, Uma Aventura LEGO encanta por sua capacidade surpreendente de transformar sua trama maluca em algo mais profundo, sentimental e coincidente com os valores do produto que se baseia.
12) Planeta dos Macacos - O Confronto
Após o ótimo reinício, a franquia Planeta dos Macacos deu mais um salto de qualidade com esse O Confronto. A conotação sócio-política do roteiro ganhou força, os efeitos visuais melhoraram e a trama trouxe melhoras em vários aspectos - incluindo aí a ação, como a incrível cena do tanque bem nos lembra -, tornando o filme não só um dos melhores blockbusters dessa temporada como também na melhor sequência que a série símia teve. Será que o terceiro capítulo do reboot vai conseguir superar tudo isso?
11) Frozen - Uma Aventura Congelante
Um dos grandes hits de 2014 com sua música-chiclete Let It Go, Frozen mostrou ao mundo que o departamento de animação da Disney voltou com tudo. O conto das princesas Anna e Elsa soube brincar bem com os preceitos e clichês dos grandes clássicos do estúdio, e entregou no meio disso uma bela histórias sobre o amor entre irmãs e o aceitar de seu verdadeiro eu. Piegas, mas ainda assim excelente.
10) 12 Anos de Escravidão
O grande vencedor do Oscar 2014 (não em números, claro) é um tapa na cara. A história trágica e real de Solomon Northup é contada por Steve McQueen com evidência total na dor sofrida pelo homem livre que virou escravo, mostrando em sua trajetória alguns dos horrores e injustiças sociais presenciados na (longa) época em que este ato tão desumano era permitido. Destaques naturais e obrigatórios ao elenco e à cena da tortura vivida pela personagem de Lupita Nyong'o, uma das grandes atrizes reveladas em 2014.
9) Até o Fim
Talvez o longa mais subestimado deste ano, Até o Fim é uma alegoria incrível para a capacidade do ser humano em manter as esperanças nos piores momentos. A história do homem que desperta com seu barco naufragando traz ainda uma atuação excepcional de Robert Redford, infelizmente ignorado por grande parte das premiações da temporada.
8) O Abutre
Ácido e sarcástico do começo ao fim, a estréia de Dan Gilroy na direção aborda com garras à mostra o jornalismo e seus graves problemas de sensacionalismo. Mesmo que ganhe bastante força no protagonista psicótico interpretado monstruosamente por Jake Gyllenhaal, O Abutre é uma obra fantástica em sua visão crítica, semelhante à de clássicos como Rede de Intrigas, mas com toques genuínos de humor negro e malicioso.
7) Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum
Mais um filme dos irmãos Coen, mais um filme que aborda homens irrelevantes para a sociedade., dotado de uma montagem incrível, Inside Llewyn Davis se aprofunda em uma determinada semana da vida de um cantor de folk fracassado, que busca sair de sua indesejada situação sócio-econômica, para mostrar mais uma vez ao público o quão arrogantes somos ao acreditar na importância de nossas pessoas para o universo. E é quando Joel e Ethan provam novamente a insignificância do ser humano e de suas ações e atribuem a ele um ciclo desgraçado e depressivo que mais uma vez vemos a genialidade da dupla em ação.
6) Amantes Eternos
Com toques de Sandman e embalado por uma ótima trilha sonora, a nova obra de Jim Jarmusch aborda temáticas universais a partir de um casal de vampiros que, imortais, veem na humanidade poucas chances de real progresso. Esse pessimismo com os "zumbis", entretanto, não torna Amantes Eternos um filme sem esperanças, mas bombeia uma melancolia bem vinda à contemplação ao mundo em que vivemos proporcionada pelo roteiro.
5) Guardiões da Galáxia
E eu avisei lá no começo do ano que ia ser incrível, lembra? Vindo pela tangente, a adaptação de um dos grupos mais Cs da Marvel não só entregou um blockbuster divertido e engraçado como embalou os walkmans da galera com sua trilha repleta de hits dos anos 70 e mostrou a todo mundo que dá sim pra fazer um filme com um guaxinim e uma árvore mutante. Sem mais.
4) O Lobo de Wall Street
Martin Scorsese já é setentão, mas ainda consegue supreender todo mundo e botar polêmica na mesa. Além de ser um filmaço, O Lobo de Wall Street traz um ritmo impecável e um protagonista detestável interpretado de forma brilhante por Leonardo DiCaprio (que, coitado, continua sem Oscar). E em meio à loucura mostrada, o diretor de clássicos como Taxi Driver e Os Infiltrados mostra o quão longe o ser humano pode ir por causa do dinheiro.
3) Boyhood - Da Infância à Juventude
Filmado ao longo de doze anos (nenhum de escravidão, lembrando), Boyhood apresenta um retrato raro do poder do tempo sobre nossas vidas. Acompanhar os caminhos tomados pela família Evans, afinal, demonstra o quão diferentes podemos nos tornar através de pequenas mudanças, que progressivamente alteram nossa personalidade e nossas próximas escolhas. Uma filosofia básica, eficiente e muito difícil de não se conectar.
2) Ela
É possível um relacionamento entre uma máquina e um ser humano? Em Ela, Spike Jonze superficialmente trouxe ao público essa questão, mas com menos de uma hora de filme já foi possível ver que o tema a ser tratado pelo diretor era mais profundo. Com um romance simples, o filme aborda e discute questões complexas e universais com sensibilidade, e conta no caminho com atuações corporais e vocais de seu elenco primoroso.
E o melhor filme de 2014 é...
1) Garota Exemplar
Sou fã incontestável dos trabalhos de David Fincher já há um bom tempo, mas ainda consigo ficar surpreso com a qualidade dos novos filmes que o cineasta responsável por Clube da Luta e A Rede Social dirige. Dito isso, Garota Exemplar é uma obra-prima. Extremamente feliz em todos os seus aspectos técnicos, a adaptação do livro de mesmo nome escrito por Gillian Flynn é uma desconstrução poderosa e angustiante do casamento e de sua decadência como instituição, aliada a uma poderosa crítica à mídia e seus valores. Tudo isso parte, claro, da fria e calculista Amy Dunne, que ganha as telas por meio de uma atuação brilhante e avassaladora de Rosamund Pike.
Ranking 2014
- Garota Exemplar (10/10)
- Ela
- Boyhood - Da Infância à Juventude
- O Lobo de Wall Street
- Guardiões da Galáxia
- Amantes Eternos
- Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum
- O Abutre
- Até o Fim
- 12 Anos de Escravidão
- Frozen - Uma Aventura Congelante
- Planeta dos Macacos - O Confronto (9/10)
- Uma Aventura LEGO
- O Homem Mais Procurado
- Era Uma Vez em Nova York
- O Passado
- O Grande Mestre
- X-Men - Dias de um Futuro Esquecido
- O Lobo Atrás da Porta
- Entre Nós
- O Homem Duplicado
- O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos
- Nebraska (8/10)
- O Grande Hotel Budapeste
- Relatos Selvagens
- Capitão América 2 - O Soldado Invernal
- Anjos da Lei 2
- Débi e Lóide 2
- Tudo por um Furo
- Tim Maia
- Como Treinar o Seu Dragão 2
- Magia ao Luar
- No Limite do Amanhã
- Praia do Futuro
- Muppets 2 - Procurados e Amados
- Godzilla (7/10)
- Operação Big Hero
- Ida
- Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1
- O Grande Herói
- Vizinhos
- Chef
- Robocop
- Clube de Compras Dallas
- Mil Vezes Boa Noite
- A Grande Escolha
- Philomena
- Os Boxtrolls
- Festa no Céu
- As Aventuras de Paddington
- O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro
- Lucy
- Oldboy - Dias de Vingança
- Noé
- Sob a Pele (6/10)
- Mesmo Se Nada Der Certo
- Interestelar
- Homens, Mulheres e Filhos
- Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
- The Rover - A Caçada
- Annabelle
- Boa Sorte
- Sin City - A Dama Fatal
- Trash - A Esperança Vem do Lixo
- Trapaça
- Fruitvale Station - A Última Parada
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- As Aventuras de Peabody e Sherman
- Será Que?
- Hércules
- Quero Matar Meu Chefe 2
- Tudo por Justiça
- O Juiz (5/10)
- Êxodo - Deuses e Reis
- Os Mercenários 3
- A Culpa é das Estrelas
- Divergente
- Sétimo
- Caçada Mortal
- Trinta
- No Olho do Tornado
- Getúlio
- Walt nos Bastidores de Mary Poppins
- Ninfomaníaca - Parte I (4/10)
- Ninfomaníaca - Parte II
- Sex Tape - Perdidos na Nuvem
- O Último Concerto
- A Marca do Medo
- Uma Noite de Crime - Anarquia
- Livrai-nos do Mal
- A Menina Que Roubava Livros
- Ouija - O Jogo dos Espíritos
- Malévola (3/10)
- Transformers 4 - A Era da Extinção
- Drácula - A História Nunca Contada
- November Man - Um Espião Nunca Morre
- As Tartarugas Ninja
- 300 - A Ascensão do Império (2/10)
- À Procura (1/10)
- Transcendence - A Revolução
0 comentários :
Postar um comentário