sábado, 6 de julho de 2013

Fight!: Lex Luthor X General Zod

Dois dos maiores vilões do Superman, o general Zod e Lex Luthor sempre causam problemas quando aparecem. Apesar de diferentes, ambos são bastante utilizados por produtores para serem utilizados nos cinemas como oponentes de Kal-El, criando legiões de fãs no processo. Mas afinal, quem vence num confronto direto? O inescrupuloso empresário careca ou o militar kryptoniano? Confira no Fight! dessa semana!
Regras: Serão 4 categorias a serem analisadas, e quem for melhor na maioria delas ganha o duelo. O ganhador de cada categoria será sublinhado. É possível haver empate.

Legenda:
Lex Luthor: LL
General Zod: GZ


Origem

LL: Estreando na Action Comics #23, em abril de 1940, Lex Luthor teve uma origem bastante diferente da atual. Líder de uma cidade nos céus e com visual bastante modificado (Ele possuía até cabelo, e ainda por cima vermelho!), o vilão era um cientista brilhante que manipulava nos bastidores a criação de uma guerra mundial (lembrando que o mundo vivia a Segunda Guerrana época), cujo estopim seria o conflito entre os fícticios países Galonia e Toran, com o objetivo de dominar o mundo. Jerry Siegel, criador do homem de aço, e mais tarde Mark Waid detalhariam melhor sua origem, relacionando sua infância com a de Clark Kent e mostrando que o maior objetivo de Luthor é destruir o Superman.
GZ: Criado em abril de 1961, o kryptoniano apareceu pela primeira vez na revista Adventure Comics #283. Líder armamentista, Dru-Zod tentou dominar Krypton com um exército de réplicas suas após o encerramento de atividades do programa espacial, mas acabou derrotado. Condenado, foi imprisionado na Zona Fantasma por 40 anos, e graças à isso sobreviveu à destruição de seu planeta natal. Liberto anos mais tarde pelo Superboy, Zod almeja agora conquistar o planeta Terra, mas sempre é derrotado pelo Superman.

Poderes

LL: Luthor não possui poderes, mas ainda sim é perigosíssimo por seu intelecto. Empresário inescrupuloso, o vilão já criou verdadeiras armas de destruição (incluindo aí trajes robóticos que deixariam Tony Stark invejoso), e  graças à sua riqueza exorbitante possui recursos infinitos para atingir suas metas maléficas.
GZ: Por ser de Krypton, Zod possui os mesmos poderes de Kal-El graças à radiação do Sol, e logo tem a capacidade de voar, ser invulnerável, disparar rajadas de calor e visão raio-X, entre outras. Ele ainda possui uma mente tática e militar, tornando-se um oponente ao mesmo tempo poderoso e perigosíssimo.

Grandes Momentos

LL: A maior vitória de Lex Luthor foi durante a minissérie Grandes Astros: Superman, onde o vilão finalmente conseguiu vencer o Superman, deixando-o com um tipo de câncer após superexpor o homem de aço à radiação do Sol. Além disso, o empresário já foi presidente dos EUA (tornando Superman e Batman inimigos públicos durante seu curto mandato) e, durante a saga A Noite Mais Densa, foi um Lanterna Laranja, onde quase acabou com a Terra.
GZ: Pouco usado nos quadrinhos, o maior feito do general nos quadrinhos ocorreu durante a saga Nova Krypton (2008). Nela, Zod foi inocentado de sua sentença e libertado da Zona Fantasma por Alura, mãe da Supergirl, que o tornou novamente líder militar da população kryptoniana.

Outras Mídias

LL: Bastante popular, Luthor é atualmente o vilão com maior número de aparições em adaptações do Superman para outras mídias. Popular, o personagem apareceu em todos os quatro primeiros filmes de Clark Kent, sendo interpretado por Gene Hackman, e em Superman - O Retorno, onde foi vivido por Kevin Spacey. Além de Hackman e Spacey, Michael Rosenbaum, John Shea e Lyle Talbot (o primeiro Lex da história das mídias visuais) também assumiram o papel em séries de TV como Lois & Clark e Smallville. Falando em televisão, o empresário marca presença em todos os desenhos animados do Superman mais aparições em Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites e Young Justice. Sua mais recente aparição se deu em Injustice - Gods Among Us, onde foi personagem jogável e uma das principais peças da história do game de luta.
GZ: Por ser muito mais poderoso que o Superman, Zod aparece em muitas das adaptações do heroi, mas muitas vezes com origens diversas. A mais fiel delas ocorreu em Superman I e II, onde foi interpretado por Terence Stamp, que imortalizou a frase "Ajoelhe-se perante Zod" (em inglês, "Kneel before Zod"). O vilão também aparece em vários desenhos da DC Comics, mas muitas vezes com nomes diferentes, como Zy Kree (Superamigos) e Jax-Ur (Superman: A série animada), e em Smallville, onde era vivido por Callum Blue e servia como personagem recorrente. Um dos personagens do livro Os Últimos Dias de Krypton, Zod é o grande vilão de O Homem de Aço, sendo interpretado por Michael Shannon e ganhando uma outra origem. Ele também é um dos DLCs de Injustice - Gods Among Us, onde ele imprisiona o grã-conselheiro Superman e domina a Terra.

Resultado

Lex Luthor: 3
General Zod: 1

Lex vence o duelo de hoje! Com grandes feitos e um histórico mais antigo, o vilão derrota Zod mesmo não possuindo os mesmos poderes do kryptoniano, mostrando o porquê de ser considerado o grande oponente do Superman e ressaltando a importância do heroi para nosso planeta!

0 comentários :

Postar um comentário