segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dica da Semana: Superman - O Filme

Lançado há quase um mês nos EUA, O Homem de Aço está finalmente chegando essa semana às telas brasileiras. Precisando reintroduzir um personagem consagrado a uma nova geração, o filme comandado por Zack Snyder e Christopher Nolan criou uma nova visão para o Superman, alterando vários elementos de sua mitologia como o uniforme e a origem de Kal-El e sua fuga da destruição de Krypton, seu planeta natal. Além da necessidade de adaptar o personagem a uma nova realidade, essas mudanças refletem os esforços da produção em distanciar a todo custo o Superman de Henry Cavill da adaptação de 1978 com Christopher Reeve.
Comandado pelo lendário Richard Donner (diretor de clássicos dos anos 70 e 80 como A Profecia, Os Goonies, Máquina Mortífera e Feitiço de Áquila), Superman - O Filme adaptou pela primeira vez na história do cinema o famoso personagem da DC Comics, e para isso não mediu esforços ou investimentos para torná-la grandiosa, épica e marcante. Com um orçamento de 55 milhões de dólares, Donner e sua equipe recriam com a tecnologia  da época toda a origem heroi, desde de sua fuga de seu planeta natal, que estava prestes a ser destruído, até seus primeiros dias de vigilância sobre a cidade de Metrópolis.
Contando com um elenco encabeçado por atores como Marlon Brando, Gene Hackman, Margot Kidder e Christopher Reeve e efeitos inovadores para a época (rendendo um Oscar de Efeitos Visuais), o filme foi a primeira adaptação de quadrinhos de sucesso nos EUA, conseguindo incríveis 300 milhões de dólares nas bilheterias. Mesmo tendo logo depois quatro fraquíssimas continuações, a produção tornou-se um verdadeiro clássico dos cinemas, eternizando Reeve no papel de Clark Kent, criando cenas icônicas, como aquela onde o Superman faz a Terra girar no sentido contrário, e virando um referencial para as futuras adaptações cinematográficas de super-herois. Essa referência se tornou a longo-prazo em um problema para o personagem, que busca agora novos rumos na telona. Hoje em dia, porém, quem quer fazer novas aventuras do homem de aço precisa, sem exceções, assistir Superman - O Filme para aprender o real significado de uma adaptação do heroi para outras mídias.

0 comentários :

Postar um comentário