domingo, 14 de abril de 2013

Fight!: Batman X Superman

Parte da divulgação do jogo Injustice: Gods Among Us, a Warner criou a Injustice Battle Arena, onde colocou os personagens do game para lutar, sendo o vencedor escolhido pelo povo. Depois de várias semanas, a final chegou, e os dois finalistas foram Batman e Superman. O embate é amanhã (em um evento onde algumas novidades sobre Injustice serão divulgadas. Para votar clique aqui), mas o Nerd Contra Ataca resolveu dar sua opinião do duelo das duas maiores estrelas da DC aqui, em nosso bloco semanal de lutas! Confira:
Regras: Serão 5 categorias a ser analisadas, e quem for melhor na maioria delas ganha o duelo. O ganhador de cada categoria será sublinhado. É possível haver empate.

Legenda:
Batman - B
Superman - S

Origem

B: Estreando em maio de 1939 na Detective Comics #27, o Batman só teve sua origem oficializada em 1987 pelas mãos de Frank Miller. A história todo mundo conhece: Após testemunhar o assassinato de seus pais, o jovem Bruce cresce e viaja pelo mundo aprendendo artes marciais e aprimorando a mente. Após o retorno, ele cria a figura do Batman e passa a combater o crime em Gotham City.
S: Publicado em abril de 1938, a estréia da revista Action Comics nos apresentou Superman, o último filho do planeta destrúido Krypton. Minutos antes da implosão que acabaria com o planeta, um cientista renomado coloca seu filho em uma cápsula e manda-o para o planeta Terra, onde é encontrado por um simpático casal de fazendeiros. Não demora muito para eles perceberem que o garoto tem poderes, incluindo pular prédios (o herói ainda não voava) e superforça.


Aliados e Afiliações

B: A chegada do Morcego em Gotham City gerou, ao longo de oito décadas, vários "morceguinhos". Além de ter treinado todos os Robins, Batman influenciou heróis como Canário Negro e Batwoman ao combate ao crime, criando pavor nos criminosos da cidade. Sem contar a Corporação Batman, criada por Bruce para tornar o herói uma marca internacional. Fora tudo isso (que já causa um baita trabalhão!), Batman também pode ser visto na Liga da Justiça, principal equipe da DC, e na Liga da Justiça Internacional, criada pela ONU. Santa agenda cheia Batman!
S: Entre suas obrigações com Metrópolis e os afazeres da Liga da Justiça, o Superman acabou incitando a vinda de outros kryptonianos à Terra. A maioria com planos malévolos, claro, mas Supergirl e Krypto, o supercão vieram também visitar nosso planeta e passaram a defendê-lo. Após sua morte nos anos 90, a disputa pelo posto do herói também incitou a criação de quatro personagens: Aço, Erradicador, Superciborgue e Superboy estapearam-se até seu retorno, mas apenas o último permaneceu na DC com publicações mensais.

Principais Obras

B: Ao longo de seus 74 anos, o homem-morcego já passou por várias mãos, e muitas delas excelentes. Entre elas se destacam as de Frank Miller, que reinventou a origem do morcego em Batman: Ano Um e criou sua aposentadoria em O Cavaleiro das Trevas, Alan Moore, o homem que colocou Barbara Gordon em uma cadeira de rodas e fez o maior confronto de todos os tempos entre Batman e o Coringa, e Grant Morrisson, ressucitador de Damian, filho sanguinário de Bruce, e criador da Corporação Batman. Sem dúvida nenhuma um herói com grandes histórias!
S: Uma das grandes obras do Superman é Grandes Astros: Superman, onde o consagrado Grant Morrisson mostra o final do personagem, mais poderoso conforme sua passagem na Terra estendia-se. Além disso o herói sofreu: Por ser o maior ícone de sua editora, a DC usou o Superman várias vezes em grandes eventos de marketing, a exemplo de sua luta com Muhammad Ali ou sua morte, grande chafariz de vendas nos anos 90. Pena, pois o personagem apresenta bastante potencial.

Embate Direto

O mais famoso embate entre os dois ícones da DC ocorreu em O Cavaleiro das Trevas, escrita por Frank Miller e publicada em 1986. Nela, o Superman, subordinado ao governo, tenta acabar com as atividades pós-aposentadoria de Batman, mais violentas e sanguinárias. Os dois começam a brigar em plena Gotham, e o Morcego, equipado com luvas de Kryptonita, acaba com Clark Kent em uma surra épica.

Outras Mídias

B: O sucesso de Batman não se restringe apenas aos quadrinhos. O herói já participou de dezesseis desenhos animados, sendo que em doze ele era o personagem principal. Entre eles se destacam a The Animated Series, criada nos anos 90 e que marcou a infância de muito marmanjo, e Batman Beyond, criadora da Arlequina e apresentando um novo homem-morcego, agora do futuro. Houve também a famosa série dos anos 60 com Adam West e Burt Ward, outra marcante na vida de muitas pessoas e base para Batman na Feira da Fruta, a famosa redublagem brasileira de 1981. Nos filmes já somam-se 8 filmes do herói (a trilogia Cavaleiro das Trevas, as versões de Joel Schumacher e Tim Burton e a versão da série dos anos 60) e nos games há 21 produções, incluindo aí as duas versões LEGO e a consagrada saga Batman: Arkham, que ganha mais um capítulo esse ano.
S: O herói teve poucos desenhos animados (a versão The Animated Series é a mais conhecida), mas se destaca em séries de televisão. Foram 3 produções, incluindo as conhecidas Lois and Clark: The New Adventures of Superman e Smallville. A carreira cinematográfica também é extensa, contando com 5 produções, que vão aumentar este ano com a estréia de O Homem de Aço, filme dirigido por Zack Snyder e produzido por Christopher Nolan. Superman também protagonizou 24 games, incluindo sua versão jogável em Mortal Kombat vs DC Universe. Pode-se dizer que o herói está bem representado.

Resultado: Batman: 4
                   Superman: 1

O terráqueo venceu o kryptoniano. E de lavada! Mesmo sendo mais velho, o Superman não consegue equiparar-se ao morcego em obras, afiliações e fora dos quadrinhos, apanhando até no corpo-a-corpo. Batman é supremo aqui, mas vamos esperar pelo resultado da votação, que terminou este domingo e vai ser divulgado amanhã na Injustice Battle Arena! E quem não vai colocar os dois para se enfrentar no jogo? Promete!

0 comentários :

Postar um comentário