domingo, 21 de abril de 2013

Primeiras Impressões: Vingadores vs. X-Men

Muita porrada e pouco roteiro na primeira edição da grande saga da Marvel

Em um planeta alienígena desconhecido, uma criança alien observa um campo desolado do que aparenta ser uma fazenda. Ele se vira para outro ser e apenas tem tempo de perguntar "Pai?" antes da Força Fênix explodir seu mundo e aniquilar todos os habitantes.
É nesse clima que Vingadores vs. X-Men, grande saga da Marvel do ano passado, se inicia. A iminente chegada da poderosa entidade e seu risco ao planeta Terra vão dividir as duas super-equipes da editora. De um lado os Vingadores, que, temerosos, procuram apreender a mutante Esperança, nova avatar da Fênix. De outro temos os X-Men, liderados por Ciclope e dispostos a fazer de tudo para proteger a mutante, possível salvadora da extinção da espécie.
Um dos fatores positivos já enxergados de cara na primeira edição brasileira é como o quebra-pau entre os dois times já começou em grande estilo: Os Vingadores invadem Utopia em busca de Esperança e Ciclope ordena que os X-Men ataque. Os belos desenhos de John Romita Jr. ilustram bem a briga, sem ser muito confuso e nem básico demais, detalhando bem todos os personagens sem deformá-los. A briga entre os dois times lembra em muito as histórias da Marvel nos anos 60 e 70.
O roteiro de Jonathan Hickman, Matt Fraction, Ed Brubaker, Jason Aaron e Brian Michael Bendis não apresenta brilhantismo, mas faz o arroz e feijão básico para colocar ambas as equipes em combate. Mais interessante, porém, é a maneira como Brian Michael Bendis, supervisor do Universo Marvel nos quadrinhos, aos poucos transforma o líder Ciclope, um homem com espírito de liderança e sucessor de Xavier no comando, em uma pessoa cada vez mais mesquinha e tendenciosa ao domínio mutante sobre os humanos.
Mas o ponto alto da revista não é a série principal, mas sim a Versus, que foca no mais legal: Os embates diretos. Apesar de não ter um roteiro primoroso, a própria história já avisa no começo estar focada na pancadaria, e cumpre com isso. Os desenhos de Adam Kubert são excelentes e ilustram o poder das duas primeiras lutas, Magneto contra Homem de Ferro e Namor contra Coisa.
Afetando todas as revistas da Marvel, Vingadores vs. X-Men promete bastante nesses próximos seis meses em termos de desenho e confrontos, mas precisa ainda melhorar um pouco o por quê de tudo aquilo estar acontecendo. Mais importante, explicar melhor a reorganização de toda o universo na Marvel Now, considerado os "Novos 52" da editora.

0 comentários :

Postar um comentário