sábado, 21 de setembro de 2013

Novidades da Semana (16/09/13 a 21/09/13): Cinema

A seguir, os destaques dessa semana no mundo do cinema:


2015, o ano dos blockbusters: Após um estranho afastamento do diretor da produção, a Pixar e a Disney mudaram agora a data de estreia de The Good Dinosaur, próximo filme da Pixar. Previamente marcado para 30 de maio de 2014, a animação 3D será lançada agora apenas em 25 de novembro de 2015, quebrando a tradição do estúdio em lançar um longa por ano, que também já havia sido interrompida em 2005. Quem também foi afetado pela mudança foi Finding Dory, continuação de Procurando Nemo cuja estreia, graças à ocupação de sua data anterior por The Good Dinosaur, foi remarcada para 17 de junho de 2016.
Mas a Pixar não foi a única a fazer alterações em seu calendário. A Universal adiou essa semana Minions, o filme solo dos ajudantes amarelos de Meu Malvado Favorito que estrearia em 19 de dezembro de 2014, para 10 de julho de 2015. Segundo o The Wrap, a ideia da empresa seria seguir a receita do sucesso dos dois longas protagonizados por Gru, lançados em julho, e dar uma alternativa para as famílias em um período onde as estréias de cinema terão filmes mais "violentos", como Exterminador do Futuro (1° de julho), Independende Day 2 (1° de julho), Batman/Superman (17 de junho) e Homem-Formiga (31 de julho).
Notou alguma coisa estranha nas datas citadas acima? Pois é, Exterminador do Futuro e Independence Day 2 realmente vão se confrontar diretamente nas bilheterias em 2015. A Paramount Pictures mudou a estreia do reboot de Exterminador, primeiro de uma trilogia, para 1° de julho, mesmo dia que a "franquia" do diretor Roland Emmerich volta aos cinemas. Esse encavalamento de filmes de renome só é mais uma indicação do quão poderoso será o ano de 2015 para as telonas, que prometem levar muitos fãs ao delírio.

Primeira defesa: Em entrevista no Late Night with Jimmy Fallon, Ben Affleck falou pela primeira vez sobre sua contratação para o papel de Batman no filme que juntará o Homem-Morcego e o Superman. No talkshow, ele disse que tudo começou com um convite da Warner Bros.: "É incrível, estou tão empolgado. Eles me ligaram e disseram 'Você quer fazer isso?', e eu respondi 'Não tenho mais 25 anos, vocês têm certeza?'. Então eles me chamaram para mostrar o que estavam fazendo e era incrível. Zack [Snyder], o diretor, tem essa visão incrível disso...Obviamente não podemos fazer o que Christian [Bale] fez, aqueles filmes são incríveis, então ele quer fazer algo diferente, mas ainda em sintonia com aquilo".
Affleck também mencionou todas as pesadas críticas dos fãs após o anúncio, revelando um prévio alerta do estúdio quanto a isso: "[Eles disseram], 'Queremos falar com você pois as pessoas passam por isso e pode ser doloroso'. Perguntei, 'Como assim?', [e responderam] 'queremos mostrar a você algumas das reações que pessoas [escaladas para grandes papéis] receberam'. Eles então me mandaram reações de pessoas que fizeram um ótimo trabalho e a primeira reação era 'Maaaate-o'. Você não pode dizer isso antes do filme sair. Não importa o que você pensa antes, importa o que você pensa quando assiste ao filme. Sou um garoto crescido. Eles disseram para não usar a internet por uns dias...Posso lidar com esse tipo de merda. Sou forte. Eu vi o anúncio, olhei o primeiro comentário...o primeiro dizia apenas 'Nãaaaaaaaaaao!'. (...) Vamos ficar sem tecnologia por um tempo, crianças".
Veja a entrevista:
Realidade e mais nomes: Em entrevista ao site da revista Entertainment Weekly, J.J. Abrahms afirmou que quer ver mais realismo no vindouro episódio VII de Star Wars. Questionado sobre qual dos longas anteriores da franquia exemplificariam esse "pé-no-chão", ele apenas disse que está trabalhando "para fazer um filme que seja o mais emocionante, autêntico e excitante possível". A EW ainda perguntou ao diretor sobre as opiniões que ele tem recebido sobre os rumos do novo Star Wars, ao qual ele lembrou de ter lido sobre alguém ter pedido para ser um longa realístico e autêntico, completando que "Me lembro de ter sentido isso quando tinha 11 anos e vi o primeiro filme. Por mais que fosse um conto de fadas, ele passava autenticidade. Para mim, isso é a melhor coisa".
Falando em episódio VII, os boatos sobre o elenco só crescem em Hollywood. O Latino Review, depois de confirmar Saoirse Ronan e Benedict Cumberbatch (mesmo este negando), divulgou que Michael B. Jordan (Poder Sem Limites) e David Oyelowo (The Butler) fizeram testes para um mesmo papel misterioso no longa. Esses testes teriam sido realizados na presença do próprio J.J. Abrahms.
O novo Star Wars chega até dezembro de 2015 às telas.

Para as premiações?: O Ministério da Cultura escolheu nesta sexta-feira o filme que representará o Brasil no Oscar 2014. O escolhido foi O Som ao Redor, longa de Kleber Mendonça Filho que trata de uma comunidade de classe média no sul do Recife e sua convivência com uma milícia formada na região. Citado pelo jornal The New York Times como um dos 10 melhores de 2012, a pelicula superou concorrentes como Colegas, Faroeste Caboclo, O Tempo e o Vento e Gonzaga - De Pai para Filho para obter a vaga na premiação. A 86° cerimônia de entrega dos Oscar será realizada no dia 2 de março de 2014.

Deixando o porto: Jerry Brukheimer e a Disney encerraram essa semana uma longeva parceria. Rendendo franquias lucrativas como Piratas do Caribe, a junção de forças do produtor com a empresa não ocorreu devido ao recente fracasso Cavaleiro Solitário (com orçamento de 215 milhões de dólares, o longa faturou apenas 89 milhões), mas sim da vontade de Bruckheimer em fazer outros tipos de filmes, segundo o próprio em entrevista ao Hollywood Reporter: "É mais sobre os tipos de filmes que a Disney está fazendo e o tipo de filmes que queremos fazer além de Piratas do Caribe. (...). É hora de fazermos todos os tipos de filmes, não apenas filmes da Disney", disse, deixando claro ao final da declaração seu interesse em retornar a projetos como Falcão Negro em Perigo e Um Tira da Pesada. A parceria, porém, ainda tem pela frente o quinto Piratas do Caribe e, se tudo der certo, um novo A Lenda do Tesouro Perdido.

Previsões: Durante uma entrevista ao Talking to TooFab, Stan Lee falou mais sobre os planos da Marvel para sua fase 3 nos cinemas, confirmando nela a produção de longas do Pantera Negra e dos Inumanos. "O pessoal da Marvel está olhando toda a nossa lista de candidatos e pensando naqueles que querem usar agora. Eles vão fazer Pantera Negra, eles vão usar o Doutor Estranho, Homem-Formiga e Guadiões da Galáxia. E eles provavelmente vão fazer os Inumanos" disse.
Os filmes solo de Homem-Formiga e Doutor Estranho já estão confirmados há tempos pelo presidente do estúdio Kevin Feige (O primeiro, inclusive, já tem data para estrear - confira aqui), mas as citações de Lee a produções voltadas ao herói de Wakanda e aos seres geneticamente modificados apenas estavam sendo especulados ou sido muito comentados tempos atrás pela empresa. Os direitos dos Inumanos, inclusive, voltaram para a Marvel em 2011, quando seu longa foi rotulado por Feige como "em desenvolvimento" - e nunca mais comentado.
Atualmente, na Fase 2, estão agendados por enquanto Thor 2 (8 de novembro de 2013), Capitão América 2 (11 de abril de 2014), Guardiões da Galáxia (1° de agosto de 2014) e Vingadores 2 (1° de maio de 2015).

Controle criativo: J.K. Rowling terá controle total sobre o roteiro da adaptação de Animais Fantásticos e Onde Habitam, que levará novamente à tela grande o universo mágico de Harry Potter. Segundo o Hollywood Reporter, a Warner Bros. só poderá contratar um roteirista para revisar o texto da escritora apenas se ela permitir, valendo isso também para os próximos longas da potencial franquia. Como Rowling estreará na função com o filme do livro didático de Newt Scamander, esse estranho negócio do estúdio é uma grande aposta da Warner com ela. Ainda não previsão de estréia para Animais Fantásticos e Onde Habitam.

0 comentários :

Postar um comentário