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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Oscar 2015: Indicados

Premiação solta lista repleta de surpresas.

Na manhã do dia 15 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2015. Na contagem, O Grande Hotel Budapeste e Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância lideram com 9 indicações, seguidos por O Jogo da Imitação (8), Sniper Americano e Boyhood - Da Infância à Juventude (ambos com 6). Confira a lista completa de indicados abaixo. A cerimônia de entrega do Oscar ocorre no dia 22 de fevereiro.

Melhor Filme

  • Sniper Americano
  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • Boyhood - Da Infância à Juventude
  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Selma
  • A Teoria do Tudo
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor Diretor

  • Alejandro González Iñárritu (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)
  • Richard Linklater (Boyhood - Da Infância à Juventude)
  • Bennett Miller (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
  • Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
  • Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)

Melhor Atriz

  • Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite)
  • Felicity Jones (A Teoria do Tudo)
  • Julianne Moore (Para Sempre Alice)
  • Rosamund Pike (Garota Exemplar)
  • Reese Witherspoon (Livre)

Melhor ator

  • Steve Carell (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
  • Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação)
  • Michael Keaton (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)
  • Eddie Redmayne (A Teoria do Tudo)
  • Bradley Cooper (Sniper Americano)

Melhor ator coadjuvante

  • Robert Duvall (O Juiz)
  • Ethan Hawke (Boyhood - Da Infância à Juventude)
  • Edward Norton (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)
  • Mark Ruffalo (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
  • J.K. Simmons (Whiplash - Em Busca da Perfeição)

Melhor atriz coadjuvante

  • Patricia Arquette (Boyhood - Da Infância à Juventude)
  • Laura Dern (Livre)
  • Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
  • Meryl Streep (Caminhos da Floresta)
  • Emma Stone (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor canção original

  • Everything is Awesome (Uma Aventura LEGO)
  • Glory (Selma)
  • Grateful (Beyond the Lights)
  • I'm Not Going to Miss You (Glenn Campbell: I'll Be Me)
  • Lost Stars (Mesmo Se Nada Der Certo)

Melhor roteiro adaptado

  • Sniper Americano
  • O Jogo da Imitação
  • Vício Inerente
  • A Teoria do Tudo
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor roteiro original

  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • Boyhood - Da Infância à Juventude
  • Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Abutre

Melhor longa de animação

  • Operação Big Hero
  • Os Boxtrolls
  • Como Treinar o Seu Dragão 2
  • Song of the Sea
  • O Conta da Princesa Kaguya

Melhor documentário em longa-metragem

  • Citizenfour
  • Last Days in Vietnam
  • Virunga
  • Finding Vivian Maier
  • The Salt of the Earth

Melhor longa estrangeiro

  • Ida
  • Leviatã
  • Tangerines
  • Timbuktu
  • Relatos Selvagens

Melhor fotografia

  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • O Grande Hotel Budapeste
  • Ida
  • Mr. Turner
  • Invencível

Melhor figurino

  • O Grande Hotel Budapeste
  • Vício Inerente
  • Caminhos da Floresta
  • Malévola
  • Mr. Turner

Melhor documentário em curta-metragem

  • Crisis Hotline
  • Joanna
  • Our Curse
  • The Reaper
  • White Earth

Melhor montagem

  • Sniper Americano
  • Boyhood - Da Infância à Juventude
  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor maquiagem e cabelo

  • Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
  • O Grande Hotel Budapeste
  • Guardiões da Galáxia

Melhor trilha sonora

  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Interestelar
  • Mr. Turner
  • A Teoria do Tudo

Melhor design de produção

  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Interestelar
  • Caminhos da Floresta
  • Mr. Turner

Melhor animação em curta-metragem

  • The Bigger Picture
  • The Dam Keeper
  • Feast
  • Me and My Moulton
  • A Single Life

Melhor curta-metragem

  • Aya
  • Boogaloo and Graham
  • Butter Lamp
  • Parvaneh
  • The Phone Call

Melhor edição de som

  • Sniper Americano
  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos
  • Interestelar
  • Invencível

Melhor mixagem de som

  • Interestelar
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição
  • Invencível
  • Sniper Americano
  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância

    Melhores efeitos visuais

    • Capitão América 2 - O Soldado Invernal
    • Guardiões da Galáxia
    • Planeta dos Macacos - O Confronto
    • Interestelar
    • X-Men - Dias de um Futuro Esquecido

    segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

    Dissecando: Os Vingadores - A Era de Ultron (TRAILER 2)

    Vem aí briga interna no super-grupo, e isso só quer dizer uma coisa: Porrada.

    Por Pedro Strazza.

    Na madrugada desta terça-feira de verão bem quente (dia 13 de janeiro de 2015, pra ser mais exato), a Marvel Studios liberou no meio do futebol americano o esperado segundo trailer do esperadíssimo novo capítulo de Vingadores. E é meio que um repeteco de tudo que a gente viu na primeira prévia: Tem treta, gente descontrolada, clima de tensão e separação de banda (ops, de supergrupo quer dizer), mais treta, Ultron de James Spader sentando porrada na galera comandada por Homem de Ferro...
    E nesse (retorno meio que bastante inesperado) do Dissecando, vamos olhar esse trailer mais de perto e descobrir o que ele esconde nas entrelinhas sobre o filme. Mas antes, só queremos lembrar aos fãs tupiniquins de que Os Vingadores - A Era de Ultron chega às telonas no dia 30 de abril.
    Chega de enrolação, simbora explorar esse troço:
    0 segundos: Tema do Pinóquio tocado agora só pelo piano. Saudades vozinha dos sete infernos...
    3 segundos: Vingadores ao resgate de civis no que pode ser a cidade de Wakanda (referências ao universo do Pantera Negra: 1). Ao fundo, Robert DowQUER DIZER Tony Stark diz que este pálido e pequeno ponto azul precisa de um poder maior que qualquer um dos Vingadores.
    12 segundos: Steve Rogers (vulgo Capitão América) cata o capacete do banco e faz aquela famosa reflexão na varanda do apartamento. Logo depois, Clint Barton (vulgo Gavião Arqueiro) se encontra no meio de um conflito armado - talvez ocasionado pelo resgate dos Vingadores aos irmãos Maximoff? Não sei.
    20 segundos: Ultron liga as engrenagens (UH-O-OH!) enquanto fala em off que todo mundo teme aquilo que cria. Fedeu, pra dizer o mínimo.
    23 segundos: Essa cena todo mundo já conhece do primeiro trailer, mas um fato novo surgiu aqui: Bruce Banner reconhece Ultron quando ele adentra a sala. Pelo jeito o supervilão da vez (que entra causando na sala) não veio à vida apenas pelas mãos de Stark.
    29 segundos: É, o Hulk vai ser mesmo controlado por Ultron naquele confronto (que promete ser épico) com a Hulkbuster. Esses olhinhos vermelhos de Banner só podem indicar pra isso - ou drogas, mas é um filme da Marvel né gente, calma lá.
    32 segundos: OLHA O GRANDE MISTÉRIO DO TRAILER AÍ GEEEENTE! Ao mesmo tempo que Nick Fury avisa que problemas sempre aparecem, uma estranha mulher surge solitária em cena despindo de algumas roupas. Já tem gente na internet dizendo que é a heroína Afrikaa Ngala, personagem de escalão D parte do universo do Pantera Negra (referências ao universo do Pantera Negra: 2), mas é difícil de saber pelo ângulo da cena. Vamos seguir curiosos...
    36 segundos: "Você mexeu em algo que não entende" diz Thor ao Homem de Ferro, que logo em seguida toma uma pancada energética da Feiticeira Escarlate (tô falando que vai ter muita treta nesse filme!).
    39 segundos: Aparentemente a Viúva-Negra foi capturada por alguém (talvez o Barão Von Strucker?) no meio de uma missão, pois é ela que será submetida a um procedimento cirúgico forçado pelos vilões em uma maca nada limpa. E ela ainda diz que os Vingadores não tem lugar no mundo...
    41 segundos: Ultron vai causar na cidade, e conta com seus colegas robôs pra gerar a discórdia. Minha pergunta é: Estes robôs seriam propriedade de Tony Stark ou ele mesmo criou?
    48 segundos: Não é a primeira vez que vemos a Mark Sei-Lá-Qual-O-Número nas prévias, mas a cena do Homem de Ferro em ação permite que a gente enxergue uns detalhes da armadura, como a melhor distribuição do amarelo (agora pastelizado) no vermelho característico - portanto nada de Homem de Ferro Toblerone em Vingadores 2, senhoras e senhores.
    50 segundos: Hulk já dá a louca e sai chutando carro pra cima dos policiais. Coitados, vão virar patê se ninguém for em seu auxílio.
    52 segundos: ALGUÉM (que pelo jeito é a Viúva-Negra) aparece de costas carregando duas armas novinhas em folha pra testar em combate, e logo em seguida temos Andy Serkis - segundo boatos intérprete do Garra Sônica (referências ao universo do Pantera Negra: 3) - fazendo mais um movimento dramático/enigmático para a câmera.
    54 segundos: A nave dos Vingadores sobrevoa uma cidade (Wakanda?), e em seguida o Capitão América sai no soco com um dos servos robóticos de Ultron.
    59 segundos: Uma mulher grita de pavor com o terror que vê em volta, e o Hulk (extremamente bem feito de rosto, se não repararam) se acalma com a presença da Viúva-Negra. Vai dar amor?
    1 minuto e 3 segundos: "Eu vou acabar com vocês pela parte de dentro" profere Ultron, e aí vem cena pra chuchu. O vilão solta raios pra cima do Thor e este é sobrecarregado por eles (pô cara, tu é o Deus do Trovão, faz algo aí!), Feiticeira surge preocupada de perfil, Thor pega Tony pela garganta (controlado por Ultron, talvez?), uma moto faz um leve drift, carros saem voando, a Hulkbuster chega ao local do combate, o Hulk aparece com um poste na mão e...
    1 minuto e 12 segundos: Pois é Viúva, OH BOY, PORQUE O PAU VAI COMER SOLTO!!! Hulk sai na porrada claramente fora de si contra Tony Stark e sua mega-armadura, e ele também tá irritado. Aí já viu né, pancadaria de alto nível pra fechar com entusiasmo o segundo trailer, que termina com um rápido vislumbre de Ultron de costas. Vem briga interna pra cima dos Vingadores, e isso promete deixar feridas incuráveis para a equipe!

    sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

    Crítica: Whiplash - Em Busca da Perfeição

    Damien Chazelle questiona ensino e obsessão a partir do mundo do jazz.

    Por Pedro Strazza.

    Com diferentes níveis de intensidade no ser humano, "ser o melhor" é uma necessidade inexplicável. Destacar-se dos outros pelos próprios méritos, afinal, parte basicamente da mesquinharia de nosso ego, que presume seu indivíduo como algo diferenciado, superior àqueles que o cercam por causa de habilidades ou de um intelecto supostamente únicos e insubstituíveis. Para alcançar o topo, porém, se faz necessário não um "dom" ou uma "dádiva dos deuses", mas sim a prática e a disciplina, que combatem com todas as forças o problemático orgulho de nossos "Eu"s.

    Mas o exercício regular também pode ser tão danoso quanto a soberba, e o diretor e roteirista Damien Chazelle busca mostrar este caminho em Whiplash - Em Busca da Perfeição, seu segundo trabalho na direção. O filme acompanha Andrew (Milles Teller), um jovem baterista que, estudante do principal conservatório do país, sonha em ser um dos maiores músicos de jazz da História. Para isso, ele com muito esforço consegue lugar na banda comandada pelo mítico maestro Fletcher (J.K. Simmons), responsável por criar grandes profissionais do ramo em suas aulas. Em menos de uma aula, entretanto, Andrew percebe da pior forma possível que o professor usa de métodos nada corretos para ensinar, e após seguidas humilhações ele entra em um ciclo auto-destrutivo de aprendizado para alcançar seus objetivos.

    Desse momento em diante, a relação tumultuosa que se desenvolve entre mestre e aluno é filmada por Chazelle com tons de exagero. Dos cortes rápidos que destacam o uso dos instrumentos pelos músicos aos closes nervosos de câmera no rosto dos personagens, o diretor aos poucos concebe no ambiente uma espécie de campo de batalha musical, onde seus dois protagonistas batalham por diferentes motivos: Enquanto Andrew busca uma inalcançável aprovação de seu professor, Fletcher procura a todo custo levar ao limite seu aluno para tirar dele a genialidade vista somente em mestres como Charlie Parker ou Louis Armstrong. E conforme a trama avança, fica claro que essa disputa sem pé nem cabeça exercida pelos dois os levará à lugar nenhum...

    [A partir daqui há leves SPOILERS sobre o filme. Leia por sua própria conta e risco.]

    ... Ou será que não? Ao final, o grande tema de Whiplash de fato é o do limite em que a prática faz bem ao estudante, e o longa oferece caminhos para as duas respostas possíveis. Se por um lado a metodologia de Fletcher acaba com a vida de Andrew e de outros alunos ao forçá-los a se dedicar exclusivamente à música, ela também parece ser a única capaz de transformar bons profissionais em excepcionais músicos e possíveis lendas, e seus pupilos reconhecem isso - e seria muito estranho se não reconhecessem, dado as torturas aos quais se submetem. Como bem afirma o maestro em determinado ponto, parece não haver palavras mais danosas ao trabalho de um músico que "bom trabalho", pois elas o inibem de se esforçar a ser melhor.

    Questionamentos à parte, é interessante perceber como o filme evita facilidades e constrói seus personagens principais com profundidade. Enquanto Teller cria um Andrew que mesmo sendo o herói da narrativa possui um perfil social fragmentado e uma arrogância nada sutil - capaz até de terminar um relacionamento antes de seu início para poder se dedicar seus objetivos -, J.K. Simmons é feliz ao transformar seu Fletcher em um monstro feroz com leves toques de humanidade, importantes para tanto conferirem ao antagonista uma leve esfericidade não existente a outros tiranos do cinema (o Sargento Hartman de Nascido Para Matar ou até o J.J. Jameson interpretado pelo próprio Simmons na trilogia Homem-Aranha, por exemplo) quanto darem dúvidas ao espectador sobre suas reais intenções.

    Prejudicado um pouco pelo mal uso de seus coadjuvantes (passam desapercebidos os companheiros de banda e o interesse romântico de Andrew, por exemplo), Whiplash - Em Busca da Perfeição é um retrato interessante e bem montado da obsessão que nos toma quando queremos ser aquele "algo a mais", e evidencia com propriedade a questão do ensino e seus objetivos. Chazelle realiza um ótimo trabalho na direção, e não há prova maior disso que o explosivo encerramento, capaz de refletir todos os temas do filme com pouquíssimas palavras.

    Nota: 8/10

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    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

    Homem-Formiga e o teaser que... né

    Faltou o algo a mais na primeira prévia da nova aposta da Marvel Studios - e isso não é bom.

    Por Pedro Strazza.

    Vamos começar pelo básico: Sim, o Homem-Formiga é um herói pra lá de ridículo e, pior, aleatório no Universo Marvel. Apesar de ter sido um dos membros-fundadores dos Vingadores e ter criado um tal de Ultron, o encapuzado capaz de diminuir de tamanho nunca foi um personagem de real destaque nos quadrinhos, sendo incapaz até de possuir um arco de histórias fundamentais para sua trajetória - se quiser conhecer sua trajetória, é necessário pesquisar nas Wikipedia da vida. A dispensabilidade do herói criado por Stan Lee e comparsas é tanta que hoje em dia ele possui nos gibis não um, nem dois, mas três alter-egos distintos, cada com um perfil totalmente diferente do outro.
    Isso posto, é bizarro perceber que a Marvel Studios tem planos para um filme do Homem-Formiga desde 2006, uma época onde nem o primeiro Homem de Ferro tinha sido sequer lançado. Mesmo sendo um personagem pequeno (entenda como quiser), a editora apostou desde o início em uma produção centrada no herói, e aos poucos trouxe para a produção nomes como Michael Douglas, Paul Rudd e Evangeline Lilly. E o resultado deste processo culminará agora, quase dez anos depois, quando o longa chega às telonas em julho de 2015.
    Esse agora, porém, está ainda longe de chegar, e a Marvel sabe muito disso. Assim como feito com os Guardiões da Galáxia, o estúdio tem nos próximos meses a tarefa de chamar a atenção do grande público para o filme, algo complicado se pensarmos que o protagonista tem o mesmo respeito que o Aquaman (coitado, esse também vai sofrer altas aventuras). E a divulgação começou muito bem essa caminhada, ressaltando de forma bem-humorada no pôster e na chamada para o teaser a sua principal - e infame - habilidade: diminuir seu tamanho para a altura de uma formiga.
    Falando sério, essa arte é uma bela sacada
    Toda essa preparação inicial da publicidade de Homem-Formiga culminou em seu primeiro trailer, um momento em que a Marvel Studios, como provado em Capitão América 2, Vingadores 2 e Guardiões, sabe muito bem como lidar. Divulgado sob muita expectativa após a exibição dos dois primeiros episódios de Agent Carter, o teaser conseguiu deixar ao seu fim uma sensação estranha de... indiferença.
    Não que a primeira prévia do filme seja ruim - pelo contrário, ela é boa e funciona bem. O problema é que ele simplesmente não empolga. Em um momento onde deveria ter se criado uma base de expectativa fundamental para a produção, a Marvel entregou uma peça publicitária genérica, que em alguns momentos lembra até um pouco do começo da retomada super-heroica no cinema, ocorrida no começo da década de 2000 e que contou com filmes como Motoqueiro Fantasma (ugh) e Elektra (argh). Faltou ali um diferencial com maior destaque, como o visual mais sóbrio no trailer inaugural de Capitão América 2 ou o show de cores e bizarrices na de Guardiões.
    Na verdade, existe sim este fator na prévia, mas está bastante escondida: o humor sobre o ridículo da situação. Nos dois momentos em que é fala, o protagonista Scott Lang (Rudd) cria riso através de sua ingenuidade sobre a "importância do traje do Homem-Formiga" que Hank Pym (Douglas) lhe conta. A comédia da patética situação, entretanto, é ocultada pelo próprio tom sombrio do mentor, aplicado em excesso aqui.
    Enquanto isso, o trailer apresenta pequenas (heh) informações interessantes acerca do filme, como o lugar onde se situa a trama - San Francisco será um local interessante para a ação - e os cortes de cabelo (e bigode) de Pym e de sua filha Hope Van Dyne (Lilly). O destaque, porém, ficou para o traje de partículas Pym (sabe, aquela que possibilita o encolhimento), que, praticamente idêntico ao visto nas filmagens exibidas na Comic-Con - e vazadas para a internet logo em seguida -, traz uma identidade visual suave e marcante ao herói, perfeita para que não precisemos nos questionar sobre a veracidade da ciência e dos eventos mostrados.
    Um traje simples, mas badass
    Com esse leve tropeço feito em seu primeiro contato com o público, o filme do Homem-Formiga seguirá um tortuoso caminho de marketing até seu lançamento. Há muito a ser feito na imagem do personagem e de seu longa - também prejudicado pela saída do diretor Edgar Wright e de sua equipe no ano passado, vale lembrar -, e caberá à Marvel o papel de repetir sua disposição com Guardiões da Galáxia e refazer o herói diminuto com pequenos passos. Porque sem brincadeira, esse primeiro teste não acertou o alvo.

    segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

    Preview 2015: Cinema

    2014 foi um ano bem legal para cinema (em termos de filmes, porque o que rolou de morte no meio não foi brincadeira...), mas é inegável que passamos aqueles 365 dias pensando num futuro mais distante chamado 2015. A razão disso é simples: Mesmo sem um de seus principais "headliners" - o encontro de Batman e Superman nas telonas ficou para 2016, só para constar - o sexto capítulo da década 10 tem logo de início uma boa safra de blockbusters, e incluem uma boa quantidade de retornos de poderosas franquias recentes e jurássicas (heh). O ano que vem aí, porém, não se fará apenas de apostas garantidas, pois há também um considerável montante de longas de propostas arriscadas e originais a serem lançados.
    Para entendermos a fundo como o processo se dará, criamos uma lista com as 15 produções cinematográficas mais esperadas de 2015, e destacamos alguns dos motivos para elas, em diferentes níveis de ansiedade, terem seu lançamento aguardado pelo público. Confira abaixo:

    15) Chappie

    Depois de acertar à sua maneira com Distrito 9 e errar grotescamente com Elysium, o diretor apaixonado por um futuro distópico poeirento Neill Blomkamp aventura-se mais uma vez na ficção-científica com este Chappie, que traz a história de uma inteligência artifical material com sentimentos - ou seja, um robô com emoções. Mais uma vez com bom elenco e premissa à mão, pode ser que o sul-africano faça a gente esquecer Matt Damon de exoesqueleto e nos lembre da qualidade de seu primeiro longa.
    Estreia: 16 de abril

    14) Tomorrowland

    Com a franquia Piratas do Caribe naufragando, a Disney finalmente vai lançar a adaptação de outra atração de seus parques para as telas. Em desenvolvimento desde 2008 (uma época onde The Rock ia estrelar o projeto), Tomorrowland promete materializar os sonhos de Walt Disney com o futuro por meio de uma trama que envolve um cientista maluco, uma garota curiosa e um Hugh Laurie como vilão. Ah sim, tem o sempre eficiente Brad Bird na direção.
    Estreia: 4 de junho

    13) Cinderela

    É um fato que as reinvenções visuais e adultas dos contos de fada já deram o que tinham que dar no cinema, mas ainda há esperanças sobre essa nova versão de Cinderela. A direção do projeto, afinal, é de Kenneth Branagh, cineasta oriundo do teatro que curte transpor a estrutura do meio para a telona, e a história da princesa do sapatinho de cristal pode casar muito bem com esse maneirismo. Outro ponto a se destacar na produção é a presença da agora oscarizada Cate Blanchett no elenco, no papel da madrasta malvada.
    Estréia: 2 de abril

    12) O Destino de Júpiter

    Apesar de terem feito trabalhos ousados e visualmente interessantes (A Viagem e, sim, Speed Racer), os irmãos Wachowski vem sendo ignorados pelo público desde o fim da trilogia Matrix, e as bilheterias medianas de seus últimos filmes são prova disso. A mais nova tentativa de Andy e Lana, porém, pode mudar esse panorama triste da dupla, pois traz não só um elenco conhecido e amado (Mila Kunis, Eddie Redmayne e Sean Bean) como também uma premissa epopeica. Estamos torcendo.
    Estreia: 5 de fevereiro

    11) Quarteto Fantástico

    A maior incógnita de 2015, o reboot da família super-heroica nos cinemas pelas mãos de Josh Trank vem sendo guardado a sete chaves pela Fox, que até o momento só divulgou uma foto do (ótimo) elenco reunido após o fim(!) das filmagens. Muitos boatos correram pela internet desde então, mas nada sólido o suficiente para criar qualquer tipo de especulação. Confiamos no Quarteto - mesmo após aqueles dois filmes...
    Estreia: 6 de agosto

    10) Kingsman - Serviço Secreto

    Junte o diretor de X-Men: Primeira Classe, uma HQ escrita pelo roteirista de Kick-Ass e desenhada pelo ilustrador de Watchmen, Colin Firth em boa forma física e uma trama de espionagem que você tem Kingsman - Serviço Secreto. E a mistura de ótimos elementos parece ter resultado em algo excelente, pois a divulgação do filme tem sido a melhor possível. Se com Quarteto Fantástico a aposta é arriscada, com Kingsman a Fox possui boas chances de sucesso.
    Estreia: 5 de março

    9) Crimson Peak

    Todo mundo sabe que terror e Guillermo Del Toro são duas coisas que funcionam muito bem juntas, e talvez seja por isso que Crimson Peak comece o ano já com boas expectativas. Ambientado em uma mansão mal-assombrada de temática gótica, o longa conta também com ótimo elenco, puxado por nomes grandes como Tom Hiddleston e Jessica Chastain. Coisa ruim não pode ser, certo?
    Estreia: 22 de outubro

    8) Homem-Formiga

    Há tempos nos planos da Marvel, o filme do herói mais minúsculo da editora sofreu pesadas baixas com a saída do diretor Edgar Wright - que estava no projeto desde seu início, lá na época em que Homem de Ferro ia sair - e de grande parte da equipe criativa no ano passado. Mesmo abalado pelo evento, o longa parece ter conseguido se manter em pé, e com Peyton Reed na direção de seu surpreendente elenco (sério, quem previa Michael Douglas ali como Hank Pym?) o projeto continua a ser a aposta arriscada do estúdio para 2015.
    Estreia: 16 de julho

    7) Divertida Mente

    Há mais de um ano sem lançar um filme, com uma leve crise de criatividade e sem John Lasseter no comando da empresa, a Pixar tem para 2015 a tarefa de voltar com tudo ao mercado. A chave para isso reside no sucesso de Divertida Mente, que ambientado na imaginação de uma criança e protagonizado pelas emoções da garota pode trazer o frescor de qualidade que o estúdio tanto sente falta desde o lançamento de Toy Story 3.
    Estreia: 2 de julho

    6) 007 - Spectre

    Apesar de ter sua produção apressada (o longa chega no fim do ano e começou só agora a filmar), o novo filme de James Bond traz grandes promessas sob a figura de Blofeld, um dos maiores nêmesis do agente britânico que volta a dar as caras (após muito tempo nos tribunais com seus direitos disputados a tapa) pelas mãos e gestos de Christoph Waltz. O filme também conta com os retornos de Daniel Craig, Ralph Fiennes e Ben Whishaw (além de Sam Mendes na direção) e as adições de Léa Seydoux e Monica Bellucci.
    Estreia: 29 de outubro

    5) O Exterminador do Futuro - Gênesis

    Reboot, remake, reinício, continuação ou derivado? Seja qual for o rótulo, a grande verdade é que a franquia Exterminador do Futuro está voltando aos cinemas em 2015 com a presença de Arnold Schwarzenegger e novo elenco, e promete uma trama louca o suficiente para botar o T-800 do filme original contra o T-800 dos dias de hoje. E ambos são interpretados por Arnold!
    Estreia: 2 de julho

    4) Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros

    Há um tempo longe dos holofotes, Jurassic Park é outra franquia que promete fazer um retorno triunfal em 2015. Para isso, o quarto capítulo da série não só vai abrir o parque para o público como vai promover misturas genéticas entre as criaturas, criando um monstro a ser combatido pelos humanos e os próprios dinossauros. O melhor de tudo, porém, é que o trailer dá margem para um possível retorno do suspense em Jurassic World, elemento este bastante ausente nas duas últimas continuações.
    Estreia: 11 de junho

    3) Mad Max - Estrada da Fúria

    Quem diria, Max Rockatansky está de volta! Exatos 30 anos após o lançamento de Além da Cúpula do Trovão e depois de muitas dificuldades (tipo chover no deserto - é, pois é), a franquia Mad Max conseguirá enfim estrear mais um capítulo, dirigido ainda por George Miller e com novo elenco - incluindo o protagonista, interpretado agora por Tom Hardy. E pelos trailers o filme promete ser muito mais alucinado e colorido que os antecessores, com seus carros bizarros e mutantes loucos!
    Estreia: 14 de maio

    2) Os Vingadores - A Era de Ultron

    Potencialmente o filme mais lucrativo do ano, a continuação da bilionária super-equipe da Marvel chega em 2015 com muito hype, prometendo coisas como um vilão poderoso (encarnado pela voz incrível de James Spader), mais heróis e, pelo jeito, a separação dos Vingadores na telona. Já de antemão dá pra resumir o filme em drama, pancadaria e muita nerdice - e ninguém aqui está reclamando.
    Estreia: 30 de abril

    1) Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força

    Bom, aqui no primeiro lugar não ia ter surpresa alguma. Star Wars é Star Wars desde que Star Wars é Star Wars, e o retorno de uma das (senão a) franquias poderosas do cinema não é pouca coisa. E agora que o teaser veio para animar todos o fãs do mundo, é difícil que a expectativa para o sétimo capítulo não chegue a níveis absurdos até o fim de 2015. Confiamos em você J.J. Abrams!
    Estreia: 17 de dezembro