sábado, 4 de junho de 2016

Do Baú: Sin City - Balas, Garotas e Bebidas

Contos servem de frontispício para maculada cidade de Frank Miller.

Por Marina Ammar.

Reunindo onze contos escritos e desenhados por Miller, Balas, Garotas e Bebidas é o ideal abrir de cortinas para o universo de Sin City.

Os contos são curtos, altamente climáticos e de temas e personagens variados, alguns decerto melhores do que outros, mas no todo uma leitura tão empolgante quanto angustiante, o que Sin City algum não pode deixar de ser. O desenho de Miller, primoroso no contraste entre preto e branco e no uso de luz e sombra, entrega os segredos e violências da cidade de forma explícita ou sutil quando necessário, casando bem com a narrativa de pegada noir e retornando com personagens dos volumes principais, como Marv, Nancy, Gale, Dwight e até mesmo a dupla de assassinos Fat Man e Little Boy. 

Além das costumeiras violência e sensualidade, Balas, Garotas e Bebidas também traz humor consigo, de forma ocasional e passageira, às vezes bem-vindo e outras nem tanto. Apesar disso, a atmosfera geral se mantém sólida ao longo de cada conto, – principalmente sustentada pelos desenhos de Miller, muitas vezes surpreendentes na escolha de enquadramento e sequencialidade – e a Sin City conhecida de volumes anteriores se mantém a velha e nem tão boa cidade de sempre. 

Em suma, é uma das leituras mais leves que se pode ter dentro do universo de Sin City, tanto porque, em histórias curtas, não há tempo para que se forme um apego a qualquer causa ou personagem. Mas é também justamente pela duração das histórias que, apesar de possuírem momentos chave de tensão, não permitem que a angústia permaneça. Para os leitores acostumados e fãs de outras histórias da cidade (ou mesmo dos filmes) o volume é uma adição interessante ao universo de Sin City, um reencontro em leitura confortável com os personagens já conhecidos e os apresentados pela primeira vez.

E para os novos leitores, é um abrir portas para um universo envolvente e personagens bastante cativantes em sua quase geral condição de anti-heróis, um convite sucinto para que o leitor volte a visitar a cidade de Sin City, apesar dos riscos. 

Nota: 6/10

Na seção "Do Baú", a equipe do site analisa e indica histórias em quadrinhos que já foram lançadas no exterior há algum tempo e que recentemente foram republicadas no Brasil, seja o motivo de sua reimpressão a sua chegada tardia nas bancas e livrarias do país, a mudança de seus direitos de publicação para outra editora ou que ela ganhou uma nova e melhorada edição.

0 comentários :

Postar um comentário