quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Top 10: Os piores filmes baseados em quadrinhos


Em 2002 estreava Homem-Aranha, filme de Sam Raimi que colocava as aventuras do teioso nas telas. A partir daí reiniciou-se em Hollywood uma onda de filmes baseados em quadrinhos. Claro que tivemos excelentes películas como a trilogia Cavaleiro das Trevas e Os Vingadores, mas muita, muita, mas muita bobagem foi feita. O Nerd Contra Ataca aproveitou essa abundância e elaborou um disputado Top 10 com os piores do gênero. Confira:

10°: Motoqueiro Fantasma

A ideia de trazer o Motoqueiro ao cinema parecia interessante. Nicolas Cage como Johnny Blaze melhor ainda. Eva Mendes, nem me diga. Mas ficou no parecia: Motoqueiro Fantasma foi mais genérico e ação para adolescentes e menos sombrio e maléfico como era nos quadrinhos. O vilão infantil e a trama muito mal-feita arruinaram o que poderia muito bem ser uma espetacular adaptação do herói.

9°: Lanterna Verde

Depois de ver sua arquiniimiga Marvel encher os cofres com múltiplas adaptações, que culminaram posteriormente em Os Vingadores, a DC resolveu colocar mais heróis além da dupla Superman/Batman nas telas. O primeiro e único desse projeto foi o filme do Lanterna Verde, que a cada notícia deixava os fãs animados. O resultado, porém, foi uma história fraquíssima recheada de efeitos visuais muito bons, mas que não escondiam as falhas visíveis da película. Além de ter rendido pouco para a Warner, o filme deixou em dúvida a existência dos filmes do Flash e da Mulher-Maravilha, os próximos da fila a deixar o abandono.

8°: X-Men 3 - O Confronto Final

Depois de 2 filmes bons, a franquia X-Men resolveu fazer um filme mais apocalíptico sobre os mutantes, trazendo várias mortes de personagens importantes. O resultado foi desprezível. Com muito mutante e ação e pouco foco, o trauma do Confronto Final foi tão grande que os planos da sequência do excelente X-Men: Primeira Classe é de descontinuar de vez a trilogia inicial de Brian Singer. Uma pena, mas muito necessário.

7°: Homem-Aranha 3

Esse talvez tenha sido a maior decepção de um filme de super-herói. A ansiedade de ver uma épica terceira aventura do Homem-Aranha combinado ao segredo todo para divulgar o Venom foram recompensadas com um verdadeiro balde de água fria para os fãs. História decepcionante e corrompendo a origem do heró, Homem-Aranha 3 ainda trazia um Peter Parker emo, uma Gwen Stacy irritante e um Venom franzino e bobo. Dolorido dizer, mas esse filme acabou com a possibilidade de encerrar brilhantemente a trilogia que colocou os super-heróis no cinema.

6°: Superman III

Antes de Homem-Aranha estrear nos cinemas a DC já havia colocado nos cinemas vários filmes de Superman e Batman. Enquanto o morcego ganhou filmes medianos, o Homem de Aço ganhou uma primeira aventura espetacular, com Marlon Brando, Christopher Reeve e Gene Hackman atuando numa história muito bem construída para explicar ao público quem era o Superman. Mas depois de uma sequência já fraca a Warner cometeu o erro de fazer Superman III. Vilão Fraco, trama ridícula e uma aparição desnecessária de Gene Hackman afundou ainda mais a reputação do herói, que sucumbiu depois com o trash Superman IV, que só não entra nessa lista por ser engraçado.

5°: X-Men Origens Wolverine

Já tínhamos sido avisados com O Confronto Final, mas preferimos ignorar e ter esperança na aventura solo de Wolverine. Erramos, e feio. Voltado para a ação descerebrada, o filme deixou muito fã a desejar e apresentou uma versão erradíssima de Deadpool, lembrando em nada o herói mais boca aberta de todos. E ele nem era o destaque do filme!

4°: Superman - O Retorno

Brian Singer nunca mais acertou depois de X-Men 2. E não se restringiu a arruinar os X-Men, ele tinha que jogar mais terra em cima da cova do Superman. Esse quinto filme do filho de Krypton insistiu no erro de considerar os filmes anteriores e apresentou o retorno de Superman à Terra depois de vários anos fora. Até aí tudo bem, mas Clark Kent com filho? E com poderes? Pode até ser Brian, mas só que não.

3°: Mulher-Gato

Muito antes de Lanterna Verde a DC tentou expandir seus heróis no cinema, mas com uma escolha peculiar. Levar a Mulher-Gato parecia até promissor, mas não tinha muitas expectativas sobre a qualidade do filme. Dito e feito: Mudando a origem da ladra de maneira horrorosa , Mulher-Gato trouxe vilões sem motivo nenhum para ser, atuações exageradíssimas e efeitos nada bons. Tudo errado e esperado.

2°: Elektra

Demolidor já tinha sido um filme ok, mas a Marvel insistiu em levar a personagem de Jennifer Gardner em uma aventura solo. Com o roteiro certo até que o filme poderia ir, mas a Fox tratou de maneira porca o filme, apostando muito mais na ação do que numa história que valesse a pena. Os vilões até que tem sua graça, mas Elektra não deixa tempo suficiente para admiração e já mata a única salvação de um filme que nunca deveria ter existido.

1°: Batman & Robin

O 2° lugar de nossa lista provavelmente teria ficado com o primeiro lugar se Joel Schumacher não existisse. Ele já havia deixado o Charada gay no razoável Batman Eternamente, mas foi em Batman & Robin que o péssimo diretor deixou sua marca no morcego. Nunca antes na história (e olha que Batman teve seus momentos) tinha-se visto uma descaracterização tão grande de um super-herói. Piadas horrorosas, trama absurda de péssima, cenário lotado de neon e Mr. Freeze de pantufa de ursinho foram marcas tão fundas no morcego que demorou quase 10 anos para o batman voltar à tela grande, agora nas mãos cuidadosas de Christopher Nolan.

Menções Honrosas (Porque essas merecem): Todos os filmes do Justiceiro, Demolidor, Batman: O Retorno, Motoqueiro Fantasma 2: Espírito da Vingança, Superman IV e O Espetacular Homem-Aranha

0 comentários :

Postar um comentário