quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Top 10: Os melhores filmes baseados em quadrinhos

Ok, já fizemos a lista dos piores. Mas isso não quer dizer que houve bons frutos! Confira agora os 10 melhores filmes baseados em quadrinhos já feitos:

10°: Superman - O Filme

A ideia de fazer um filme baseado em quadrinhos era praticamente inexistente nos anos 70, mas a Warner apostou contra todas as chances e em 1978 inaugurou o gênero. E em grande estilo: Contratando gente de peso como Marlon Brando (que ganhou 3,7 milhões por um papel de 5 minutos como Jor-El), Gene Hackman e Christopher Reeve e apostando em efeitos visuais inéditos pra época, o filme estourou nas bilheterias, garantindo mais 3 sequências. Mas o que realmente eternizou o filme foi o cuidado em levar o último filho de Krypton às telas, respeitando sua origem nos quadrinhos e trazendo o ritmo das histórias. Um bom começo.

9°: Batman Begins

Depois de um horroroso Batman & Robin, o morcego ficou quase 10 anos sem ninguém que o quisesse levar aos cinemas novamente. Um desconhecido Christopher Nolan resolveu tentar, e a magia se fez. Batman Begins recomeçou a história do órfão milionário, oferecendo uma versão mais realista e sombria de Bruce Wayne, mostrando seu treinamento com a Liga das Sombras e seus primeiros dias como Batman. O ritmo, o realismo, o carro (pelamor, quem não quer ter um Tumbler depois de ver o filme?) e a história são os grandes trunfos de um primeiro capítulo de uma trilogia que ficou para a história cinematográfica.

8°: Kick-Ass - Quebrando Tudo

Baseado na história de mesmo nome de Mark Millar, Kick-Ass nos apresentou como seria o mundo de alguém que do nada resolve virar um herói fantasiado. Nas mãos competentes de Matthew Vaughn, o filme trouxe todo o clima e piadas da obra, além de usar novas ideias. Apesar do desempenho fraco nas bilheterias, Kick-Ass garantiu uma sequência, a ser lançada ainda esse ano.

7°: Homem-Aranha 2

Depois do primeiro ter sido absolutamente espetacular, a Sony lançou em 2004 a sequência de Homem-Aranha, que foi ainda melhor. Trazendo o vilão clássico Doutor Octopus, a segunda aventura do cabeça-de-teia trazia ainda uma história animal, mostrando um Peter Parker em crise e perdendo os poderes. Acertando em tudo, a Sony saiu vitoriosa e prometendo mais para o terceiro filme. Pena que isso não se realizou.

6°: Os Vingadores

Revelado em 2008 ao final do primeiro filme do Homem de Ferro, o tão aguardado projeto Vingadores chegou aos cinemas em 2012 como um verdadeiro sonho realizado aos fãs. Ver reunidos em um filme heróis como Capitão América, Hulk, Thor e Homem de Ferro era, afinal, considerado impossível de ser realizado por uma produtora. Mas a Paramount, em parceria com a Marvel Studios, resolveu apostar, e acertou em cheio. Rendendo mais de um bilhão no mundo inteiro, Vingadores trouxe ares de nostalgia numa trama que facilmente entraria numa história dos anos 60 da superequipe. Agora é esperar pela fase 2, que já se inicia com o terceiro filme de Tony Stark e promete levar Os Guardiões da Galáxia às telas.

5°: Homem de Ferro

Falando em Tony Stark, sua primeira aventura também foi um bom fruto. Aposta arriscada (Na época o personagem era quase terciário na Marvel), o primeiro projeto da Marvel Studios acabou sendo uma grande surpresa em 2008, rendendo alto para um herói que poucos haviam sequer ouvido falado. O grande trunfo talvez seja Robert Downey Jr., que trouxe sarcasmo, humor e humanidade ao seu Tony Stark, que foi de abandonado a estrela principal na editora, tal como seu ator, que consolidou sua volta por cima após problemas com drogas nos anos 90.

4°: X-Men Primeira Classe

Depois de matar quase todos os mutantes existentes, a Fox resolveu voltar no tempo para recontar a formação dos X-Men. Nas mãos de Matthew Vaughn, Primeira Classe ganhou ambientação sessentista, mas trama nada brega, focando principalmente na amizade de Xavier com Magneto. Além do roteiro e ambientação fantástico, o elenco muito bem montado (Michael Fassbender, James Mcvoy, Jennifer Lawrence e Kevin Bacon são alguns exemplos) e as histórias paralelas espetaculares garantiram um bom retorno da franquia aos cinemas.

3°: Scott Pilgrim Contra o Mundo

Baseada na graphic novel homônima, Scott Pilgrim Contra o Mundo trouxe uma genial adaptação da história de amor entre Scott e Ramona. Além de fazer uma homenagem interessante aos games e quadrinhos, o ritmo e os personagens bem adaptados e hilários são os grandes trunfos do filme, que infelizmente não foi bem nas bilheterias. Você pode conferir a nossa crítica do filme aqui

2°: Watchmen - O Filme

A adaptação da genial obra de Alan Moore já estava há tempos tentando chegar nos cinemas, passando por várias mãos e muitas vezes quase contratando elenco, mas não conseguia sair do papel. Foi apenas nas mãos de Zack Snyder que Watchmen chegou à tela grande 23 anos depois de sua publicação. E chegou bonita, sendo quase uma transposição literal da obra para filme. Todas as cores e diálogos são fielmente retratados, exceto o monstro, que virou milhares de bombas nucleares. Watchmen foi razoável nas bilheterias, mas foi uma das mais belas adaptações já feitas no cinema.

1°: Batman - O Cavaleiro das Trevas

Batman Begins já tinha sido espetacular, mas ninguém esperava que Christopher Nolan voasse tão alto na sequência. Trazendo todos os elementos do primeiro filme e com novidades acima do nível, O Cavaleiro das Trevas estourou no mundo inteiro e rendeu inúmeros prêmios à equipe, principalmente Heath Ledger, fazendo um Coringa tão endiabrado e maléfico que lhe rendeu um Oscar póstumo. A premiação, por sinal, pode até ter pisado na bola feio ao não indicar o filme para sua principal categoria, mas Batman quebrou a regra e apareceu em várias categorias, fato inédito para os filmes de super-herói e baseados em quadrinhos, e ainda saiu da cerimônia com 2 estatuetas. Vitórias merecidas a um filme que mostrou como gibis não são apenas para crianças.

Menções Honrosas: 300, V de Vingança, Coraline e o Mundo Secreto, Homem-Aranha, Homem de Ferro 2, X-Men, X-Men 2, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

0 comentários :

Postar um comentário