domingo, 10 de fevereiro de 2013

Top 5: Filmes com zumbis

Com o retorno da terceira temporada de The Walking Dead neste domingo, O Nerd Contra Ataca vai postar neste sábado e domingo dois top 5 com o tema "zumbis". O foco da lista de hoje são os filmes de terror com zumbis como ameça. Velhos conhecidos da tela grande, os desmortos ultimamente têm ganhado menos destaque no cinema, mas tudo pode mudar com o lançamento de Guerra Mundial Z, adaptação do livro homônimo e com Brad Pitt no elenco. Enquanto não sai, relembremos alguns clássicos:

5°: Todo Mundo quase Morto/Zumbilândia


Os dois filmes empatam em quinto lugar por justamente tratarem os monstros do mesmo jeito: rindo. Todo Mundo Quase Morto e Zumbilândia brincam com o gênero do terror e suas regras, como a ideia de ir para um pub no primeiro ou a busca por um doce no segundo, e fazem uma singela homenagem nesse processo. E mais importante: aumentam um pouco mais o público que quer ver mais zumbis sendo exterminados.

4°: White Zombie

Em 1932 era lançado o primeiro filme com zumbis. Com o famoso Béla Lugosi em cena, o filme não trazia a versão mais conhecida do termo, mas sim a outra, em que zumbi é uma pessoa enfeitiçada por vodu. Detalhes a parte, White Zombie integra um grupo de filmes da Universal conhecida como "Monstros da Universal", e é um clássico da produtora, mesmo que com o tipo errado de zumbi.

3°: Extermínio


Há tempos no mundo dos filmes-B, os zumbis estavam destinados ao esquecimento, até que um diretor inglês resolveu agir. Danny Boyle (Quem quer ser um Milionário) lançou em 2002 Extermínio, que trouxe de volta os monstros aos holofotes e com uma regra quebrada: os desmortos agora podiam correr. Essa súbita mudança deu novo fôlego aos zumbis, e possibilitou que vários filmes, séries e games fossem realizados, como a própria The Walking Dead.

2°: A Noite dos Mortos-Vivos


Lançado em 1968, esse filme de George Romero é o mais importante filme já lançado sobre os desmortos. Além de inaugurar a versão conhecida dos zumbis, a película estabeleceu as regras do gênero, do fato dos zumbis andarem lento (quebrada em Extermínio) à crítica social, importantíssima em qualquer invasão de monstros. Também serviu para tornar Romero um "pai" para os seres e inspirou incontáveis filmes e gerações.

1°: Despertar dos Mortos

Se A Noite dos Mortos-Vivos ajudou a definir o zumbi, a continuação expandiu ainda mais o conceito. Agora com mais orçamento (O primeiro filme só tinha $100.000), George Romero estabeleceu de vez como funcionaria os próximos filmes de zumbis. Ambientado num shopping, a crítica social foi amplificada, mostrando por exemplo uma família morando no ambiente de compras. Isso sem contar a maquiagem nos zumbis, agora mais detalhados com o orçamento.

0 comentários :

Postar um comentário