segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fight!: Ryu and Ken X Scorpion e Sub-Zero

Nos jogos de luta, rivalidades sempre foram presentes. Várias já existiram e ficaram famosas, mas nenhuma delas chegaram aos duelos protagonizados entre Ken e Ryu em Street Fighter ou Scorpion e Sub-Zero em Mortal Kombat. A rixa é tão antiga que muita gente já conhece as duas rivalidades sem mesmo ter jogado! Mas afinal, qual delas é a melhor e rende mais? Confira agora no Fight, novo bloco aqui do Nerd Contra Ataca!
Regras: Serão 5 categorias a ser analisadas, quem for melhor na maioria delas ganha o duelo. O ganhador de cada categoria será destacado em negrito. É possível haver empate.

Legenda:
Ryu e Ken - ReK
Scorpion e Sub-Zero - SeS

1: História

ReK: A história de Ryu e Ken é, na verdade, de amizade: ambos foram treinados por Gouken nas artes do Ansatsuken para depois entrarem no mesmo torneio com o objetivo de derrotar o grande campeão, Sagat. Porém os dois desenvolvem uma amizade nos treinos, mesmo com a rivalidade criada pela atmosfera do dojo. Depois do torneio Ken e Ryu tomam caminhos diferentes e nunca mais se encontram.
SeS: A treta é bem antiga entre os dois, por isso vai ficar valendo a história do nono jogo, o reboot de MK. No game, Scorpion e Sub-Zero se encontram no torneio realizado por Shao Khan. Com sede de vingança pelo outro ter destruído todo seu clã, Scorpion ignora os pedidos de Raiden de não matar Sub-Zero e acaba com o coitado. Porém um Sub-Zero mais novo, Kuai Liang, derrota-o no segundo torneio e o deixa à beira da morte. E isso porque estamos no primeiro jogo do reboot...

2: Equilíbrio

ReK: Por terem sido ensinados na mesma técnica, Ken e Ryu mantém os mesmos tipos de golpes, porém com intensidades diferentes. Enquanto o primeiro desenvolveu a habilidade Shoryuken (um pulo em espiral com a mão pra cima), o segundo cresceu na base do Hadouken (dispensa apresentações). Essas "especializações" são muito fortes, mas ainda sim não deixam um ou outro em melhor posição. Há um equilíbrio, desde que o jogador saiba como usá-lo.
SeS: De clãs diferentes, os dois lutadores tem estilos bem distintos. Scorpion baseia seus ataques no poder do fogo e suas correntes, já Sub-Zero usa o gelo para fazer armas e armadilhas. Claramente inspirados no antagonismo FogoXÁgua, os dois podem ter seus duelo prejudicado se você começar a apelar pra um golpe só.

3: Fora dos Games

ReK: Os duelos foram suprimidos na péssima adaptação de Street Fighter para as telas, onde Ryu e Ken viraram parceiros em trambiques e sem lutas entre si. Fora isso, com a franquia se restrigindo aos games, os fãs tiveram que se contentar com o americano e o japonês se estapeando no videogame.
SeS: Meros guardas  de Shang Tsung no filme dirigido por Paul W. S. Anderson, os dois ninjas ganharam uma nova história de origem da briga toda em Mortal Kombat Legacy, e bem maneira. Isso dá esperanças para a segunda temporada da websérie e o provável filme, que podem mostrar ainda mais pancadaria entre os dois.

4: Roupa

ReK: Por causa da tecnologia limitada da época, os primeiros visuais de Ken e Ryu eram idênticos, tirando o cabelo e o kimono. Porém o tempo passou, e logo cada um ganhou estilo próprio. Ryu ganhou luvas vermelhas e uma faixa na cabeça, enquanto Ken cresceu na cabeleira loira.
SeS: Pelos mesmos problemas dos adversários, Scorpion e Sub-Zero eram a mesma coisa no visual, tirando a cor. Com a evolução dos engines, Scorpion virou mais um monstro, com seus olhos brancos e raiva possessa, e Sub-Zero permaneceu humano, tornando o embate mais mítico, de acordo com a atmosfera do jogo.

5: Preferência doss jogadores

ReK: Na hora de jogar, o público se divide, apesar de uma preferência maior pelo japonês. Em uma votação realizada pela Capcom, Ryu ficou na frente de Ken pelo prêmio de lutador favorito de Street Fighter. Isso sem contar o fato de que ele é o principal personagem do jogo de luta.
SeS: A rivalidade é tanta que afeta até os fãs de Mortal Kombat. A maioria das pessoas que joga com o Scorpion odeia o Sub-Zero e vice-versa, graças à combinação de estilos de luta completamente diferentes e a força de uma boa história contada pela produtora Netherrealm. É o poder de uma rivalidade.

Resultado: Ryu X Ken: 1
                    Scorpion X Sub-Zero: 4

Ken e Ryu podem até ter lutas equilibradas, mas a pancadaria entre Sub-Zero e Scorpion é mitológica e tem seus motivos, além de influenciar brigas até entre os fãs! É a rivalidade suprema.

0 comentários :

Postar um comentário