domingo, 3 de março de 2013

Top 5: Momentos do Superman

O Superman completa hoje 75 anos, e nada melhor que lembrar os principais momentos do último filho de Krypton nos quadrinhos. Confira:

5°: Superman x Muhammad Ali

O grande combate nos quadrinhos de 1978 protagonizado entre o homem de aço e o boxeador de origem árabe deve muito à campanha de divulgação da DC: Além de aproveitar o sucesso de Muhammad, a capa da edição entrou para a história pelo número de famosos (reais e imaginários) estampados. Na história, o grande confronto, provocado por uma ameaça alienígena, acabou com derrota por nocaute do Superman. Claro, tudo combinado para que ambos os participantes derrotassem juntos o vilão Scrubb. Tá bom que a gente acredita nessa DC.

4°: Morte do Superman

Além de ter criado a onda de matar heróis, a história que mandou o Superman para a cova levantou as vendas dos gibis do herói, que andava em baixa no mercado. A história é simples: o temível vilão Apocalipse (criado especialmente para o arco) foge de uma prisão desconhecida e arrebenta todos os heróis da editora antes de entrar em um combate mortal com o homem de aço, onde ambos morrem. O impacto no universo da editora foi grande, mas um ano depois a capa vermelha já voava pelos céus de Metrópolis novamente.

3°: O Cavaleiro das Trevas

A consagradíssima obra de Frank Miller trouxe, além de um Batman mais brutal, uma versão "cão do governo" do último filho de Krypton. Obrigado a parar o seu amigo, o Superman acaba levando uma das maiores surras já vistas nos quadrinhos. Esse tapa na realidade dado em Clark é uma alegoria para toda a carreira de Superman nas hqs, sempre do lado do governo americano e pregando o modelo de conduta de sempre ajudar os outros. A história é bastante marcante e serviu de inspiração para os roteiristas nos anos seguintes mostrarem uma visão mais real do personagem, ciente de sua repercussão de seus poderes na vida das pessoas na Terra.

2°: Superman - Red Son

Lançada em 2003, a minissérie criada por Mark Millar (Guerra Civil, Kick-Ass) e integrante da linha Elseworlds, que mostrava versões das alternativas dos heróis do DC, acertou em cheio ao apresentar um Superman criado nos ideais da Revolução Russa e da lavagem cerebral de Stálin. Publicada em 2004 no Brasil, a história carece de uma republicação no país, apesar de já ter até edição de luxo nos EUA e alguns skins no vindouro jogo Injustice: Gods Among Us

1°: Grandes Astros: Superman

Publicada entre 2005 e 2008 e escrita pelo genial Grant Morisson, Grandes Astros é a melhor história já feita para o herói. Morrendo de uma espécie de câncer mortal, Superman começa a fazer todos os preparativos antes de morrer, entre eles revelar sua identidade a Lois Lane, salvar o planeta Bizarro e lutar sua última luta contra Lex Luthor. Poético e belo, a história ganhou um Eisner (considerado por muitos o prêmio máximo de quadrinhos) de Melhor Nova Série em 2006 e mostrou um Superman mais humano e falho. Marcante e talvez uma das únicas excelentes obras com o herói.

0 comentários :

Postar um comentário