Os favoritos, as possíveis zebras e o panorama geral da corrida pela estatueta.
Por Pedro Strazza.
Pode não parecer, mas vai chegando a hora de mais uma entrega do Oscar, o troféu concedido por Hollywood aos melhores da indústria cinematográfica e também um dos prêmios mais conhecidos (e cobiçados) no mundo. Com o apresentador Jimmy Kimmel de mestre de cerimônia, a 89° edição dos Academy Awards se aproxima de sua realização com várias perguntas: quem será o grande vencedor da noite? Quantos Oscar La La Land é capaz de levar para casa? Viola Davis enfim será reconhecida pelos votantes? Será que as longas três horas de duração da cerimônia passarão rápido desta vez?
A última pergunta só vai dar pra saber mesmo no domingo, mas com as outras questões já dá pra ir brincando. Em sua quinta edição e com preposição nova no nome, o Bolão do Oscar vem para ajudar quem está com dificuldades para montar sua lista de apostas para o prêmio e tentar mapear o cenário da corrida pela estatueta em todas as categorias. São previsões que podem ou não se provar corretas, mas que já ajudam a esclarecer quem é quem nas múltiplas disputas em curso na premiação.
Vamos aos indicados:
Legenda
- Negrito: Grande(s) favorito(s)
- Itálico: Ainda na disputa
- (0): Sem chances de vitória
- (F): Favorito pessoal
Melhor Filme
- Até o Último Homem (0)
- A Chegada
- Estrelas Além do Tempo
- La La Land - Cantando Estações (F)
- Um Limite Entre Nós (0)
- Lion - Uma Jornada Para Casa (0)
- Manchester à Beira-Mar
- Moonlight - Sob a Luz do Luar
- A Qualquer Custo (0) (F)
La La Land pode ter despertado o ódio em alguns, mas definitivamente é o grande favorito para a principal estatueta da noite. O musical ambientado em Los Angeles de Damien Chazelle vem dominando todos os prêmios desde o Globo de Ouro, levando prêmios de importantes sindicatos como dos produtores (o PGA) e dos diretores (o DGA) no processo.
Seus principais oponentes na disputa são Moonlight e Estrelas Além do Tempo, mas ambos estão longe. O filme de Barry Jenkins começou a corrida como forte candidato, mas não conquistou nenhum grande título na temporada de premiações (nem mesmo o BAFTA) além do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama (ao qual não corria junto de La La Land) e acabou perdendo força. Já a cinebiografia de matemáticas negras que foram vitais para a corrida espacial nos anos 60 ganhou algum espaço depois da inesperada vitória no sindicato de atores (o SAG), mas as poucas indicações na premiação - junto de sua inexpressividade nos outros sindicatos - o impedem de almejar o prêmio pra valer.
Ainda que suas chances sejam tão mínimas quanto o resto dos indicados, Manchester à Beira-Mar e A Chegada ainda mantém seu lugar na corrida, podendo talvez tirar votos importantes que possam decidir uma virada totalmente inesperada na reta final do prêmio. A mão que ergue o Oscar, porém, treme forte para La La Land.
Melhor Direção
- Mel Gibson (Até o Último Homem) (0)
- Dennis Villeneuve (A Chegada)
- Damien Chazelle (La La Land - Cantando Estações)
- Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar) (F)
- Barry Jenkins (Moonlight - Sob a Luz do Luar)
Como em outros anos, a categoria de direção repete mais ou menos a disputa de Melhor Filme. Chazelle é favorito máximo para levar o prêmio, mas suas chances de vitória estão ameaçadas pelo trabalho de Jenkins em Moonlight. Kenneth Lonergan e Denis Villeneuve seguem mais atrás, enquanto Mel Gibson já chega à cerimônia contente de ter sido resgatado do ostracismo pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Melhor Roteiro Adaptado
- A Chegada
- Estrelas Além do Tempo
- Um Limite Entre Nós (0)
- Lion - Uma Jornada Para Casa (0)
- Moonlight - Sob a Luz do Luar (F)
Melhor Roteiro Original
- La La Land - Cantando Estações
- O Lagosta
- Manchester à Beira-Mar
- Mulheres do Século 20 (0)
- A Qualquer Custo (F)
As categorias de roteiro este ano vem com uma carga de mistério maior graças à confusão gerada por Moonlight na premiação do sindicato de roteiristas - o filme, embora seja a adaptação de uma peça nunca encenada, foi indicado e venceu em Melhor Roteiro Original no WGA Awards.
A passagem entre categorias do longa escrito por Jenkins no sindicato, porém, ajuda a esclarecer um pouco melhor quem ainda está na disputa para Melhor Roteiro Adaptado, onde Moonlight é o franco favorito. A vitória de A Chegada no WGA só comprova que a ficção-científica roteirizada por Eric Heisserer segue de perto o drama negro. Quem pode surpreender aqui é Estrelas Além do Tempo, que deposita na categoria todas as suas chances de ganhar força para o prêmio de Melhor Filme.
O prêmio de Roteiro Original, enquanto isso, está dividido. Manchester à Beira-Mar mantém a frente desde o início, mas conforme ele foi perdendo na temporada o destaque que tinha no início as chances de La La Land arrebanhar mais uma estatueta aqui aumentaram consideravelmente. A Qualquer Custo e O Lagosta podem até surpreender, mas Mulheres do Século 20 com certeza ocupa o último lugar da corrida.
Melhor Ator
- Andrew Garfield (Até o Último Homem) (F)
- Viggo Mortensen (Capitão Fantástico) (0)
- Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)
- Ryan Gosling (La La Land - Cantando Estações)
- Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Melhor Ator Coadjuvante
- Michael Shannon (Animais Noturnos) (0)
- Dev Patel (Lion - Uma Jornada Para Casa)
- Lucas Hedges (Manchester à Beira-Mar)
- Mahershala Ali (Moonlight - Sob a Luz do Luar)
- Jeff Bridges (A Qualquer Custo) (F)
Em 2017 a briga é muito boa em Melhor Ator. Embora Casey Affleck seja o principal candidato ao prêmio desde o começo, a vitória de Denzel Washington no SAG bagunçou e polarizou a corrida entre os dois atores. Por causa da força de La La Land na premiação Ryan Gosling ainda pode arrancar uma vitória de última hora, ao passo que Andrew Garfield e principalmente Viggo Mortensen parecem bem conformados em sair da cerimônia de mãos abanando.
Já Melhor Ator Coadjuvante parece estar bem resolvido, pois Mahershala Ali dominou a temporada de premiações do começo ao fim. Dev Patel segue na esperança graças ao prêmio recebido no BAFTA, mas sinceramente? Se for para apostar em alguém aqui, vá de Ali e Moonlight.
Melhor Atriz
- Isabelle Huppert (Elle) (F)
- Meryl Streep (Florence - Quem é Essa Mulher?) (0)
- Natalie Portman (Jackie)
- Emma Stone (La La Land) (F)
- Ruth Negga (Loving)
Melhor Atriz Coadjuvante
- Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
- Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
- Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar) (F)
- Naomie Harris (Moonlight - Sob a Luz do Luar) (F)
- Nicole Kidman (Lion - Uma Jornada Para Casa) (0)
Falando em categorias bastante resolvidas, a estatueta de Atriz Coadjuvante já deve estar a essa altura com o nome de Viola Davis impresso na base. A atriz dominou de cabo a rabo uma categoria que este ano está bastante forte e com tantas atuações excelentes, além de com grande diversidade étnica.
Melhor Atriz também aparenta estar fechada com a performance de Emma Stone em La La Land, mas neste caso paira a dúvida sobre o quão forte chegará Isabelle Huppert na competição. Apesar desta ser a primeira oportunidade da Academia premiar a veterana atriz francesa, que sem dúvida teve em 2016 um ano brilhante, pesa contra Huppert a resistência de uma parcela dos votantes em assistir o filme pelo qual ela foi indicada, o polêmico Elle do sempre polêmico Paul Verhoeven. A briga é boa, ainda mais porque Meryl Streep está bem de fora.
Melhor Animação
- Kubo e as Cordas Mágicas (F)
- Minha Vida de Abobrinha (0)
- Moana - Um Mar de Aventuras
- The Red Turtle
- Zootopia - Essa Cidade é o Bicho
Melhor Documentário
- A 13° Emenda
- Fogo no Mar (0)
- Eu Não Sou Seu Negro
- Life, Animated
- O.J.: Made in America (F)
Melhor Filme Estrangeiro
- O Apartamento
- Um Homem Chamado Ove
- Tanna (0)
- Terra de Minas
- Toni Erdmann (F)
Categorias que sempre trazem títulos interessantes para o Oscar, as corridas pelas estatuetas de Animação, Documentário e Filme Estrangeiro este ano possuem status bastante distintos. A primeira, por exemplo, já está consumada pela vitória de Zootopia, novo filme da Disney cuja temática do preconceito agradou a ampla maioria dos votantes. Quem pode estragar a festa, porém, é Kubo e as Cordas Mágicas, grande animação do estúdio Laika que tem uma boa parcela de fãs na Academia.
Na briga pelo Oscar de Documentário, o prêmio é incerto justamente pelo nível de aceitação dos votantes com o gigante O.J.: Made in America, documentário de oito horas da ESPN sobre o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson. O longa, afinal, tem sido objeto de discussão sobre ser ou não ser um filme por ter seu formato enquadrado como o de uma série de episódios, e este debate pode aumentar as chances dos outros indicados. Entre eles, o que ganha mais fôlego na corrida é o Life, Animated de Roger Ross Williams, que por ser o único documentário "inofensivo" nomeado - os outros quatro tratam de temas políticos pesados como a questão racial nos EUA e da imigração na Europa - se enquadra perfeito no padrão dos vencedores da categoria nos últimos anos.
Política, vale dizer, é o grande fator a confundir as apostas para Melhor Filme Estrangeiro este ano. A princípio tido como dividido entre o alemão Toni Erdmann e o dinamarquês Terra de Minas, o favoritismo do prêmio de súbito se deslocou para o iraniano O Apartamento depois da medida de barrar a entrada de pessoas do país nos EUA empreendida pelo presidente Donald Trump impedir que o celebrado cineasta e autor do indicado Asghar Farhadi marcasse presença na cerimônia. Uma vitória de O Apartamento com certeza se traduziria na resposta de Hollywood ao governo, mas não dá pra saber o quão empenhado politicamente os votantes estão com esta proposta.
Melhor Animação em Curta-Metragem
- Blind Vaysha
- Borrowed Time (0)
- Pear Cider and Cigarettes
- Pearl
- Piper - Descobrindo o Mundo (F)
Melhor Documentário em Curta-Metragem
- 4.1 Miles (F)
- Extremis (0)
- Joe's Violin
- Watani: My Homeland
- The White Helmets
Melhor Curta-Metragem
- Ennemis Intérieurs
- La Femme et le TGV
- Silent Nights
- Sing
- Timecode
As categorias de filmes em curta-metragem sempre são um mistério por causa da grande dificuldade de acesso aos indicados, mas eles também tem seus favoritos. Em documentário, Joe's Violin segue a cartilha inofensiva do gênero dentro da premiação e por isso mesmo tem de tudo para levar a estatueta; na animação, a briga é boa entre o fofo curta da Pixar Piper e o filme em 360° Pearl; na principal do formato, o dinamarquês Silent Nights é apontado entre os especialistas como grande favorito.
Melhor Fotografia
- A Chegada
- La La Land - Cantando Estações
- Lion - Uma Jornada Para Casa
- Moonlight - Sob a Luz do Luar (F)
- Silêncio (0)
Melhor Montagem
- Até o Último Homem
- A Chegada
- La La Land - Cantando Estações
- Moonlight - Sob a Luz do Luar (F)
- A Qualquer Custo (0)
As categorias de montagem e fotografia em 2017 são idênticas no status da corrida: La La Land e A Chegada estão na frente e em pé de igualdade, mas podem ser atropelados por um terceiro elemento. No caso da montagem, este terceiro é Moonlight, que pode ganhar pontos para Melhor Filme aqui; para fotografia, a vitória de Lion na ASC Awards (o prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, que nos últimos dez anos coincidiu com o Oscar em seis ocasiões) o garante lugar na briga.
Melhor Trilha Sonora
- Jackie
- La La Land - Cantando Estações
- Lion - Uma Jornada Para Casa (F)
- Moonlight - Sob a Luz do Luar
- Passageiros (0)
Melhor Canção
- "The Empty Chair" (Jim: The James Foley Story) (0)
- "Audition (The Fools Who Dream)" (La La Land - Cantando Estações)
- "City of Stars" (La La Land - Cantando Estações)
- "How Far I'll Go" (Moana - Um Mar de Aventuras)
- "Can't Stop The Feeling" (Trolls) (F)
Nas categorias musicais do Oscar a probabilidade de La La Land dominar é gigantesca. O curioso, porém, é que enquanto o prêmio de Trilha Sonora soa como algo garantido (o esforço do compositor Justin Hurwitz, que passou cinco anos aperfeiçoando as músicas do filme, é o tipo de história que agrada muito os ouvidos dos votantes), a estatueta de Melhor Canção encontra-se ameaçada por uma possível divisão nos votos das duas músicas pelo qual La La Land foi nomeada, algo que pode favorecer muito Moana e Lin-Manuel Miranda, nome atualmente muito forte na indústria por causa do sucesso estrondoso de seu musical Hamilton.
Melhor Design de Produção
- Animais Fantásticos e Onde Habitam
- Ave, César!
- A Chegada
- La La Land - Cantando Estações (F)
- Passageiros (0)
Melhor Figurino
- Aliados (0)
- Animais Fantásticos e Onde Habitam
- Florence - Quem é Essa Mulher?
- Jackie
- La La Land - Cantando Estações (F)
As chances de rapa de La La Land continuam altas em Figurino e Design de Produção. A reconstituição histórica de filmes de época como Jackie, Ave, César! e Animais Fantásticos e Onde Habitam e o visual clean de A Chegada se posicionam nestas categorias como maiores oponentes, mas é difícil ver os votantes saírem do transe proporcionado pelas cores do musical para votar em outros nomeados.
Melhor Maquiagem e Penteados
- Esquadrão Suicida (0)
- Um Homem Chamado Ove (F)
- Star Trek - Sem Fronteiras
Melhores Efeitos Visuais
- Doutor Estranho
- Horizonte Profundo - Desastre no Golfo (0)
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Mogli - O Menino Lobo (F)
- Rogue One - Uma História Star Wars
As corridas de Maquiagem e Penteados e Efeitos Visuais este ano são acirradas porque elas, ao contrário de edições anteriores, não tem em 2017 um favorito absoluto. Claro que o trabalho de envelhecimento do sueco Um Homem Chamado Ove dificilmente perde a primeira estatueta para o último Star Trek e a briga no segundo se resume entre os animais fotorrealistas de Mogli e as criaturas e o Tarkin de Rogue One, mas nas duas há grande potencial para reviravoltas.
De garantido mesmo só a impossibilidade de Esquadrão Suicida levar um Oscar, um evento/vexame pra lá de improvável.
Melhor Edição de Som
- Até o Último Homem
- A Chegada
- Horizonte Profundo - Desastre no Golfo
- La La Land - Cantando Estações
- Sully - O Herói do Rio Hudson (F) (0)
Melhor Mixagem de Som
- 13 Horas - Os Soldados Secretos de Benghazi (0)
- Até o Último Homem
- A Chegada
- La La Land - Cantando Estações
- Rogue One - Uma História Star Wars (F)
La La Land, de novo? É verdade que o filme também é favorito para as categorias de som e pode ampliar o número de prêmios aqui, mas estas são vitórias nem um pouco definidas. Mesmo que azarões como Sully, Horizonte Profundo e 13 Horas sejam improváveis, as presenças de A Chegada e principalmente Até o Último Homem se fazem ameaças reais para o musical, podendo roubar as duas estatuetas na hora H.
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