segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bolão do Oscar 2017

Os favoritos, as possíveis zebras e o panorama geral da corrida pela estatueta.

Por Pedro Strazza.

Pode não parecer, mas vai chegando a hora de mais uma entrega do Oscar, o troféu concedido por Hollywood aos melhores da indústria cinematográfica  e também um dos prêmios mais conhecidos (e cobiçados) no mundo. Com o apresentador Jimmy Kimmel de mestre de cerimônia, a 89° edição dos Academy Awards se aproxima de sua realização com várias perguntas: quem será o grande vencedor da noite? Quantos Oscar La La Land é capaz de levar para casa? Viola Davis enfim será reconhecida pelos votantes? Será que as longas três horas de duração da cerimônia passarão rápido desta vez?

A última pergunta só vai dar pra saber mesmo no domingo, mas com as outras questões já dá pra ir brincando. Em sua quinta edição e com preposição nova no nome, o Bolão do Oscar vem para ajudar quem está com dificuldades para montar sua lista de apostas para o prêmio e tentar mapear o cenário da corrida pela estatueta em todas as categorias. São previsões que podem ou não se provar corretas, mas que já ajudam a esclarecer quem é quem nas múltiplas disputas em curso na premiação.

Vamos aos indicados:

Legenda

  • Negrito: Grande(s) favorito(s)
  • Itálico: Ainda na disputa
  • (0): Sem chances de vitória
  • (F): Favorito pessoal

Melhor Filme

La La Land pode ter despertado o ódio em alguns, mas definitivamente é o grande favorito para a principal estatueta da noite. O musical ambientado em Los Angeles de Damien Chazelle vem dominando todos os prêmios desde o Globo de Ouro, levando prêmios de importantes sindicatos como dos produtores (o PGA) e dos diretores (o DGA) no processo. 

Seus principais oponentes na disputa são Moonlight e Estrelas Além do Tempo, mas ambos estão longe. O filme de Barry Jenkins começou a corrida como forte candidato, mas não conquistou nenhum grande título na temporada de premiações (nem mesmo o BAFTA) além do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama (ao qual não corria junto de La La Land) e acabou perdendo força. Já a cinebiografia de matemáticas negras que foram vitais para a corrida espacial nos anos 60 ganhou algum espaço depois da inesperada vitória no sindicato de atores (o SAG), mas as poucas indicações na premiação - junto de sua inexpressividade nos outros sindicatos - o impedem de almejar o prêmio pra valer.

Ainda que suas chances sejam tão mínimas quanto o resto dos indicados, Manchester à Beira-Mar e A Chegada ainda mantém seu lugar na corrida, podendo talvez tirar votos importantes que possam decidir uma virada totalmente inesperada na reta final do prêmio. A mão que ergue o Oscar, porém, treme forte para La La Land.

Melhor Direção

  • Mel Gibson (Até o Último Homem) (0)
  • Dennis Villeneuve (A Chegada)
  • Damien Chazelle (La La Land - Cantando Estações)
  • Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar) (F)
  • Barry Jenkins (Moonlight - Sob a Luz do Luar)
Como em outros anos, a categoria de direção repete mais ou menos a disputa de Melhor Filme. Chazelle é favorito máximo para levar o prêmio, mas suas chances de vitória estão ameaçadas pelo trabalho de Jenkins em Moonlight. Kenneth Lonergan e Denis Villeneuve seguem mais atrás, enquanto Mel Gibson já chega à cerimônia contente de ter sido resgatado do ostracismo pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Melhor Roteiro Adaptado

  • A Chegada
  • Estrelas Além do Tempo
  • Um Limite Entre Nós (0)
  • Lion - Uma Jornada Para Casa (0)
  • Moonlight - Sob a Luz do Luar (F)

Melhor Roteiro Original

  • La La Land - Cantando Estações
  • O Lagosta
  • Manchester à Beira-Mar
  • Mulheres do Século 20 (0)
  • A Qualquer Custo (F)
As categorias de roteiro este ano vem com uma carga de mistério maior graças à confusão gerada por Moonlight na premiação do sindicato de roteiristas - o filme, embora seja a adaptação de uma peça nunca encenada, foi indicado e venceu em Melhor Roteiro Original no WGA Awards.

A passagem entre categorias do longa escrito por Jenkins no sindicato, porém, ajuda a esclarecer um pouco melhor quem ainda está na disputa para Melhor Roteiro Adaptado, onde Moonlight é o franco favorito. A vitória de A Chegada no WGA só comprova que a ficção-científica roteirizada por Eric Heisserer segue de perto o drama negro. Quem pode surpreender aqui é Estrelas Além do Tempo, que deposita na categoria todas as suas chances de ganhar força para o prêmio de Melhor Filme.

O prêmio de Roteiro Original, enquanto isso, está dividido. Manchester à Beira-Mar mantém a frente desde o início, mas conforme ele foi perdendo na temporada o destaque que tinha no início as chances de La La Land arrebanhar mais uma estatueta aqui aumentaram consideravelmente. A Qualquer Custo e O Lagosta podem até surpreender, mas Mulheres do Século 20 com certeza ocupa o último lugar da corrida. 

Melhor Ator

  • Andrew Garfield (Até o Último Homem) (F)
  • Viggo Mortensen (Capitão Fantástico) (0)
  • Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)
  • Ryan Gosling (La La Land - Cantando Estações)
  • Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

Melhor Ator Coadjuvante

  • Michael Shannon (Animais Noturnos) (0)
  • Dev Patel (Lion - Uma Jornada Para Casa)
  • Lucas Hedges (Manchester à Beira-Mar)
  • Mahershala Ali (Moonlight - Sob a Luz do Luar)
  • Jeff Bridges (A Qualquer Custo) (F)
Em 2017 a briga é muito boa em Melhor Ator. Embora Casey Affleck seja o principal candidato ao prêmio desde o começo, a vitória de Denzel Washington no SAG bagunçou e polarizou a corrida entre os dois atores. Por causa da força de La La Land na premiação Ryan Gosling ainda pode arrancar uma vitória de última hora, ao passo que Andrew Garfield e principalmente Viggo Mortensen parecem bem conformados em sair da cerimônia de mãos abanando.

Já Melhor Ator Coadjuvante parece estar bem resolvido, pois Mahershala Ali dominou a temporada de premiações do começo ao fim. Dev Patel segue na esperança graças ao prêmio recebido no BAFTA, mas sinceramente? Se for para apostar em alguém aqui, vá de Ali e Moonlight.

Melhor Atriz

  • Isabelle Huppert (Elle) (F)
  • Meryl Streep (Florence - Quem é Essa Mulher?) (0)
  • Natalie Portman (Jackie)
  • Emma Stone (La La Land) (F)
  • Ruth Negga (Loving)

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
  • Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
  • Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar) (F)
  • Naomie Harris (Moonlight - Sob a Luz do Luar) (F)
  • Nicole Kidman (Lion - Uma Jornada Para Casa) (0)
Falando em categorias bastante resolvidas, a estatueta de Atriz Coadjuvante já deve estar a essa altura com o nome de Viola Davis impresso na base. A atriz dominou de cabo a rabo uma categoria que este ano está bastante forte e com tantas atuações excelentes, além de com grande diversidade étnica.

Melhor Atriz também aparenta estar fechada com a performance de Emma Stone em La La Land, mas neste caso paira a dúvida sobre o quão forte chegará Isabelle Huppert na competição. Apesar desta ser a primeira oportunidade da Academia premiar a veterana atriz francesa, que sem dúvida teve em 2016 um ano brilhante, pesa contra Huppert a resistência de uma parcela dos votantes em assistir o filme pelo qual ela foi indicada, o polêmico Elle do sempre polêmico Paul Verhoeven. A briga é boa, ainda mais porque Meryl Streep está bem de fora.

Melhor Animação

Melhor Documentário

  • A 13° Emenda
  • Fogo no Mar (0)
  • Eu Não Sou Seu Negro
  • Life, Animated
  • O.J.: Made in America (F)

Melhor Filme Estrangeiro

Categorias que sempre trazem títulos interessantes para o Oscar, as corridas pelas estatuetas de Animação, Documentário e Filme Estrangeiro este ano possuem status bastante distintos. A primeira, por exemplo, já está consumada pela vitória de Zootopia, novo filme da Disney cuja temática do preconceito agradou a ampla maioria dos votantes. Quem pode estragar a festa, porém, é Kubo e as Cordas Mágicas, grande animação do estúdio Laika que tem uma boa parcela de fãs na Academia.

Na briga pelo Oscar de Documentário, o prêmio é incerto justamente pelo nível de aceitação dos votantes com o gigante O.J.: Made in America, documentário de oito horas da ESPN sobre o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson. O longa, afinal, tem sido objeto de discussão sobre ser ou não ser um filme por ter seu formato enquadrado como o de uma série de episódios, e este debate pode aumentar as chances dos outros indicados. Entre eles, o que ganha mais fôlego na corrida é o Life, Animated de Roger Ross Williams, que por ser o único documentário "inofensivo" nomeado - os outros quatro tratam de temas políticos pesados como a questão racial nos EUA e da imigração na Europa - se enquadra perfeito no padrão dos vencedores da categoria nos últimos anos.

Política, vale dizer, é o grande fator a confundir as apostas para Melhor Filme Estrangeiro este ano. A princípio tido como dividido entre o alemão Toni Erdmann e o dinamarquês Terra de Minas, o favoritismo do prêmio de súbito se deslocou para o iraniano O Apartamento depois da medida de barrar a entrada de pessoas do país nos EUA empreendida pelo presidente Donald Trump impedir que o celebrado cineasta e autor do indicado Asghar Farhadi marcasse presença na cerimônia. Uma vitória de O Apartamento com certeza se traduziria na resposta de Hollywood ao governo, mas não dá pra saber o quão empenhado politicamente os votantes estão com esta proposta.

Melhor Animação em Curta-Metragem

Melhor Documentário em Curta-Metragem

  • 4.1 Miles (F)
  • Extremis (0)
  • Joe's Violin
  • Watani: My Homeland
  • The White Helmets

Melhor Curta-Metragem

  • Ennemis Intérieurs
  • La Femme et le TGV
  • Silent Nights
  • Sing
  • Timecode
As categorias de filmes em curta-metragem sempre são um mistério por causa da grande dificuldade de acesso aos indicados, mas eles também tem seus favoritos. Em documentário, Joe's Violin segue a cartilha inofensiva do gênero dentro da premiação e por isso mesmo tem de tudo para levar a estatueta; na animação, a briga é boa entre o fofo curta da Pixar Piper e o filme em 360° Pearl; na principal do formato, o dinamarquês Silent Nights é apontado entre os especialistas como grande favorito.

Melhor Fotografia

  • A Chegada
  • La La Land - Cantando Estações
  • Lion - Uma Jornada Para Casa
  • Moonlight - Sob a Luz do Luar (F)
  • Silêncio (0)

Melhor Montagem

  • Até o Último Homem
  • A Chegada
  • La La Land - Cantando Estações
  • Moonlight - Sob a Luz do Luar (F)
  • A Qualquer Custo (0)
As categorias de montagem e fotografia em 2017 são idênticas no status da corrida: La La Land e A Chegada estão na frente e em pé de igualdade, mas podem ser atropelados por um terceiro elemento. No caso da montagem, este terceiro é Moonlight, que pode ganhar pontos para Melhor Filme aqui; para fotografia, a vitória de Lion na ASC Awards (o prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, que nos últimos dez anos coincidiu com o Oscar em seis ocasiões) o garante lugar na briga. 

Melhor Trilha Sonora

  • Jackie
  • La La Land - Cantando Estações
  • Lion - Uma Jornada Para Casa (F)
  • Moonlight - Sob a Luz do Luar
  • Passageiros (0)

Melhor Canção

  • "The Empty Chair" (Jim: The James Foley Story) (0)
  • "Audition (The Fools Who Dream)" (La La Land - Cantando Estações)
  • "City of Stars" (La La Land - Cantando Estações)
  • "How Far I'll Go" (Moana - Um Mar de Aventuras)
  • "Can't Stop The Feeling" (Trolls) (F)
Nas categorias musicais do Oscar a probabilidade de La La Land dominar é gigantesca. O curioso, porém, é que enquanto o prêmio de Trilha Sonora soa como algo garantido (o esforço do compositor Justin Hurwitz, que passou cinco anos aperfeiçoando as músicas do filme, é o tipo de história que agrada muito os ouvidos dos votantes), a estatueta de Melhor Canção encontra-se ameaçada por uma possível divisão nos votos das duas músicas pelo qual La La Land foi nomeada, algo que pode favorecer muito Moana e Lin-Manuel Miranda, nome atualmente muito forte na indústria por causa do sucesso estrondoso de seu musical Hamilton.

Melhor Design de Produção

Melhor Figurino

  • Aliados (0)
  • Animais Fantásticos e Onde Habitam
  • Florence - Quem é Essa Mulher?
  • Jackie
  • La La Land - Cantando Estações (F)
As chances de rapa de La La Land continuam altas em Figurino e Design de Produção. A reconstituição histórica de filmes de época como Jackie, Ave, César! e Animais Fantásticos e Onde Habitam e o visual clean de A Chegada se posicionam nestas categorias como maiores oponentes, mas é difícil ver os votantes saírem do transe proporcionado pelas cores do musical para votar em outros nomeados.

Melhor Maquiagem e Penteados

Melhores Efeitos Visuais

As corridas de Maquiagem e Penteados e Efeitos Visuais este ano são acirradas porque elas, ao contrário de edições anteriores, não tem em 2017 um favorito absoluto. Claro que o trabalho de envelhecimento do sueco Um Homem Chamado Ove dificilmente perde a primeira estatueta para o último Star Trek e a briga no segundo se resume entre os animais fotorrealistas de Mogli e as criaturas e o Tarkin de Rogue One, mas nas duas há grande potencial para reviravoltas.

De garantido mesmo só a impossibilidade de Esquadrão Suicida levar um Oscar, um evento/vexame pra lá de improvável.

Melhor Edição de Som

Melhor Mixagem de Som

La La Land, de novo? É verdade que o filme também é favorito para as categorias de som e pode ampliar o número de prêmios aqui, mas estas são vitórias nem um pouco definidas. Mesmo que azarões como Sully, Horizonte Profundo e 13 Horas sejam improváveis, as presenças de A Chegada e principalmente Até o Último Homem se fazem ameaças reais para o musical, podendo roubar as duas estatuetas na hora H.

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