terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Preview 2017

Alguns dos lançamentos mais esperados do ano que se anuncia.

Por Pedro Strazza.

Pelo menos do ponto de vista do calendário de estreias dos cinemas brasileiros, 2017 se inicia com grandes chances de ser superior à 2016. E isso não ocorre apenas pelo fato do ano passado ter sido relativamente fraco, com a temporada de blockbusters hollywoodianos decepcionando e muita coisa boa ter ficado de fora das telonas daqui: os próximos 365 dias prometem trazer um combo fascinante de obras, com tanto os longas de 2016 que chegarão atrasados ao país quanto a produção original do ano soando igualmente atrativas.

Dos atrasados do ano passado, temos bastante filmes da temporada do Oscar deste ano que foram bastante elogiados lá fora, incluindo aí a trinca La La Land - Cantando Estações, Manchester à Beira-Mar e Moonlight, que aparentemente chegam forte na disputa pelo prêmio de Melhor Filme. Mas há também outros da corrida pela estatueta que merecem a visita, como novos trabalhos de diretores de renome - Mel Gibson (Até o Último Homem), Pablo Larraín (Jackie), Robert Zemeckis (Aliados) - e obras que chamaram bastante à atenção da crítica e do público no exterior, como A Qualquer Custo, Estrelas Além do Tempo e Lion - Uma Jornada para Casa.

Fora do circuito de premiações, há sobras de 2016 que parecem valer a pena de serem conferidas na telona, seja blockbusters como o divisivo Assassin's Creed ou produções menores como Quase 18. Do que já conferi e que estreia no circuito nas próximas semanas, deixo recomendado o A Criada de Park Chan-wook, o Paterson de Jim Jarmusch e a nova animação da Disney, Moana - Um Mar de Aventuras.

E isso são só os primeiros dois meses de 2017. Depois disso há uma verdadeira enxurrada de filmes com potencial, desde o circuito independente até as caríssimas produções de Hollywood, ao qual agora busco pinçar uma pequena parcela para compor o Preview que tradicionalmente inaugura as atividades do site no ano. Organizei as dezessete obras aqui listadas segundo o calendário, desprendendo-se da obrigatoriedade (e, de certa forma, banalidade) de ranquear produções ainda não vistas.

Em comum, todos os filmes citados a seguir me despertaram o interesse e são aguardados por mim por diversos motivos, em conjunto gerando o otimismo maior sobre o ano que demonstrei acima. Vamos a eles:

  • Silêncio

Única sobra de 2016 presente na lista, o novo filme de Martin Scorsese é a adaptação do livro O Silêncio do japonês Shusaku Endo, que trata da jornada de dois padres missionários para encontrar um outro famoso padre no interior do Japão hostil à presença católica. Até hoje uma obra divisiva, o livro traz questionamentos difíceis e ao mesmo tempo fascinantes sobre a maneira de enxergar a fé cristã, um terreno fértil para o diretor de O Rei da Comédia e O Lobo de Wall Street.

Data de estreia: 2 de fevereiro

  • LEGO Batman - O Filme 

Da extensa leva de filmes de super-herói que mais uma vez se anuncia como destaque maior na temporada de blockbusters, o derivado de Uma Aventura LEGO é talvez o que possui maior potencial. Além de estar livre de amarras de cronologia e das vontades dos fãs, LEGO Batman tem apresentado na campanha de marketing um tom de paródia e despretensão dos mais agradáveis com o personagem, que já na "adaptação" da marca de blocos de montar era um dos elementos mais divertidos.

Data de estreia: 9 de fevereiro

  • A Cura

Cineasta que mudou os caminhos do horror nos Estados Unidos no começo do século com O Chamado (que curiosamente ganha uma nova continuação em 2017, Chamados), Gore Verbinski volta ao gênero este ano com A Cura. Estrelado por Dane DeHaan, o filme já exprimiu nos trailers uma vontade bem clara de mais uma vez combinar terror psicológico com de hospital, por meio de uma trama que tem no mistério sobre uma instituição de recuperação seu maior chamariz.

Data de estreia: 16 de fevereiro

  • John Wick - Um Novo Dia para Matar 

Uma das grandes e boas surpresas de 2014, John Wick ganha uma continuação este ano que promete ser ensandecida e despirocada. Comandado por Chad Stahelski (um dos diretores do primeiro), Um Novo Dia Para Matar parece ter aproveitado o aumento considerável no orçamento para expandir o número de cores e a complexidade dos sets de ação que exibirá, trazendo de volta o matador de aluguel vivido por Keanu Reeves para matar ainda mais membros da máfia. 

Data de estreia: 16 de fevereiro

  • Logan 

Depois de tantos anos afirmando que tal filme seria seu último como Wolverine, agora Hugh Jackman parece mesmo estar decidido a encerrar seu trabalho com o Carcaju nos cinemas. Terceiro filme solo do personagem, Logan traz o herói para o futuro, onde, envelhecido, terá de cuidar de uma nova mutante em um mundo onde a raça está em extinção. É claro que os últimos dois capítulos da série não foram lá grande coisa, mas dessa vez os elementos podem enfim encaixar e entregar a obra que Wolverine tanto merece.

Data de estreia: 2 de março

  • A Bela e a Fera

Esperada por muitos, a versão em live-action da famosa animação da Disney tem em mãos - além da enorme responsabilidade de fazer jus ao original - o grande desafio de tornar verossímil ao público que objetos inanimados falem e se movam, algo que os dois trailers até aqui pouco mostraram. A produção comandada por Bill Condon, porém, também aposta no grande elenco (Emma Watson, Ian McKellen, Emma Thompson, Ewan McGregor, etc) e no visual "festa temática adolescente emo fã de Evanescence" para encantar. Se tudo isso der certo, as possibilidades para o estúdio no campo dos contos infantis serão infinitas.

Data de estreia: 16 de março

  • Fragmentado

Depois de voltar a brilhar com A Visita em 2015, M. Night Shyamalan surge em 2017 com outro terror de proposta chamativa, com James McAvoy interpretando um sujeito com mais de 20 personalidades que rapta e prende três adolescentes em sua casa.

Data de estreia: 23 de março

  • Z - A Cidade Perdida

Quem também está com trabalho novo em 2017 é James Gray, que em 2014 entregou o maravilhoso Era uma Vez em Nova York. Este ano, o diretor adapta para as telas o romance Z - A Cidade Perdida, de David Grann, que reconta os percalços de um explorador britânico que nos anos 20 desapareceu procurando uma cidade no interior da Amazônia.

Data de estreia: 20 de abril

  • Guardiões da Galáxia Volume 2, Homem-Aranha - De Volta ao Lar e Thor - Ragnarok

A Marvel Studios está disposta a se entregar à comédia pura e simples em 2017. Suas três produções do ano, afinal, parecem carregar o humor como principal elemento de suas aventuras super-heroicas, seja a space opera tresloucada da tão antecipada pelo público sequência de Guardiões da Galáxia, a comédia colegial adolescente do novo Homem-Aranha ou mesmo o fim do mundo do novo épico do Thor - que pelo visto de sério terá nada, já que conta com o diretor Taika Watiti no comando. Considerando que o ponto mais forte das outras produções do estúdio até o momento foi a piada, esta dedicação maior ao humor pode render bons frutos.

Datas de estreia: 27 de abril (Guardiões), 6 de julho (Homem-Aranha) e 2 de novembro (Thor)

  • Alien - Covenant

Se Prometheus revelou-se ser uma bela de uma bobagem e o capítulo dirigido por Neill Blokamp foi (para melhor) aparentemente engavetado, a continuação do prelúdio da série Alien dirigida por Ridley Scott pode render alguma coisa em 2017. Alien - Covenant parece retomar o horror claustrofóbico do original, incorporando-o à lógica de exploração espacial do antecessor para conceber um terror menos complexo nos questionamentos e mais de gênero, como bem indica o final do primeiro trailer e toda a situação "xenomorfo slasher" da cena da transa no banheiro.

Data de estreia: 11 de maio

  • Mulher-Maravilha

Depois de um 2016 com um filme divisivo e outro bem ruim, as produções da DC na Warner tem em 2017 suas últimas esperanças de emplacar. Mas se Liga da Justiça soa problemático por essência com o esvaziamento do comando de Zack Snyder e com chefs demais na cozinha, Mulher-Maravilha nutre expectativas por ser justamente o tão aguardado debute da principal super-heroína da editora nos cinemas. É grande a responsabilidade da diretora Patty Jenkins e de Gal Gadot com o longa, que volta para o período da Primeira Guerra Mundial para recontar o primeiro encontro da amazona com a humanidade.

Data de estreia: 1 de junho

  • Annabelle 2

Talvez a franquia de horror mais divertida dos últimos anos, Invocação do Mal volta em 2017 com a sequência do derivado de Annabelle, que dirigida por David F. Sandberg (do fraco Quando as Luzes se Apagam) volta a colocar a boneca possuída para atormentar uma nova família.

Data de estreia: 17 de agosto

  • Baby Driver 

Desde 2013 sem lançar um filme novo, o cineasta Edgar Wright surge este ano com Baby Driver, projeto que com elenco respeitável (Ansel Egort, Jon Hamm, Jamie Foxx, Kevin Spacey, Lily James...) trata de um piloto de fugas que é encarregado pela máfia de trabalhar em um assalto destinado ao fracasso.

Data de estreia: 17 de agosto

  • Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Diretor de O Quinto Elemento, o francês Luc Besson volta à space opera com Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, adaptação dos quadrinhos franceses de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières estrelada por Dane DeHaan (ele de novo!) e Cara Delevingne. Besson promete mais uma vez visuais coloridos e exagerados para ilustrar o épico, que acompanha as aventuras de dois viajantes espaço-temporais pelo universo.

Data de estreia: 17 de agosto

  • Blade Runner 2049

Pode parecer inacreditável, mas mesmo não gostando de A Chegada e Sicario eu ainda gosto de Denis Villeneuve e tenho expectativas com seu novo filme. Se tudo der errado, a continuação de Blade Runner pode ser o filme hollywoodiano que finalmente mistura blockbuster e arthouse sem errar a mão em nenhum dos dois - e o trailer já provou que esta possibilidade está aberta.

Data de estreia: 5 de outubro

  • Assassinato no Expresso do Oriente

A nova adaptação do famoso livro de Agatha Christie é comandada por Kenneth Branagh, diretor que promete levar suas influências teatrais para dentro da trama de mistério e intrigas passadas no interior de um trem. Isso, pelo menos, é o que o verdadeiro time de estrelas escolhido para trabalhar no filme indica, com nomes como Daisy Ridley, Penélope Cruz, Johnny Depp, Josh Gad, Michelle Pfeiffer, Michael Peña e o próprio Branagh vivendo os passageiros do expresso do título.

Data de estreia: 23 de novembro

  • Star Wars VIII

O segundo episódio da nova trilogia da franquia será o primeiro a partir do exato ponto de encerramento do antecessor, o ótimo O Despertar da Força. Além disso, a presença de Rian Johnson na direção indica um filme de pretensões bastante diferentes ao do capítulo dirigido por J.J. Abrams, algo que pode gerar ramificações inesperadas à história de Rey, Finn e Poe.

Data de estreia: 14 de dezembro

0 comentários :

Postar um comentário