quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dica da Semana: Star Trek II - A Ira de Khan

Essa semana chega aos cinemas Além da Escuridão: Star Trek, segundo filme do reboot comandado por J.J. Abrahms para a famosa série de TV dos anos 60. Renovada, a franquia cinematográfica chega novamente aos cinemas com maiores expectativas do que a primeira película, pois, além de não causar mais tanta desconfiança nos fãs, traz Benedict Cumberbatch no papel de vilão, que tudo indica ser a nova versão do super humano Khan, o maior vilão do cânone. Apesar de ter aparecido em um episódio da série clássica, o personagem antes interpretado por Ricardo Montalban fez maior sucesso somente a partir de 1989 com o lançamento de Star Trek II: A Ira de Khan, o filme de maior sucesso da Frota Estelar na tela grande.
Depois de um fracassado primeira adaptação aos cinemas, onde retomou aspectos do piloto nunca exibido em uma produção apressada, o criador Gene Roddenberry entregou a direção para o novato Nicholas Meyer. Junto com o roteirista Jack B. Sowards, Meyer resolveu trazer de volta o vilão criado para o episódio Space Seeds, de 1967, e colocá-lo em uma trama de vingança, fórmula que sempre deu certo no cinema, além de ter apostado em mudanças impactantes no cânone da franquia. A ideia deu certo, e a partir do lançamento em junho de 1989 Star Trek voltou a ter sucesso no mundo pop,  ganhando séries derivadas e mais filmes.
Apesar de bastante amador e repleto de atuações caricatas (Parece em muitos momentos que Ricardo Montalban e William Shatner estão disputando um troféu de maior canastrão da história do cinema), A Ira de Khan conseguiu trazer de volta o clima dos episódios da série clássica, atualizando a situação de seus personagens 20 anos depois e emplacando um dos maiores vilões cinematográficos já feitos. Se não fosse Nicholas Meyer, talvez nunca veríamos Star Trek alcançar o sucesso que possui atualmente. J.J. Abrahms com certeza agradece (e homenageia) a nossa dica da semana!

0 comentários :

Postar um comentário