terça-feira, 18 de junho de 2013

Dica da Semana: A Vingança dos Nerds

Mike e Sully estão de volta. Os monstros da indústria do susto estreiam nessa sexta, dia 18, com Universidade Monstros, novo filme da Pixar que serve de prelúdio a Monstros SA. A história propõe a explorar os anos de faculdade da dupla, local onde se conheceram e começaram sua amizade. Apesar de estar claramente tentando espremer suas galinhas de ouro até o limite, a Pixar é expert em fazer excelentes continuações, como já visto em Toy Story, prometendo muito nesse retorno ao mundo atrás da assustadora porta do armário.
O mais interessante, porém, é o estilo adotado para o prelúdio, que remete em muito às comédias de adolescente dos anos 80 como A Vingança dos Nerds, nossa dica do semana. Lançado em 1984, a película estrelada por Anthony Edwards e Robert Carradine mostrava um grupo de nerds liderados por Lewis (Carradine) e Gilbert (Edwards) tentando se virar no mundo da universidade, onde sofrem preconceito de quase todas as fraternidades do campus, principalmente dos atletas dos AlphaBetas. Para se vingarem, eles decidem então disputar as olimpíadas da faculdade, onde o vencedor assume o conselho estudantil para o próximo ano.
Apesar de bastante fraco, A Vingança dos Nerds é possivelmente o primeiro filme a colocar o nerd como foco das atenções, conseguindo arrecadar 60 milhões com um orçamento de seis. Eleito pela revista Bravo uma das 100 películas mais engraçadas da História, a comédia tem bastante influência nos dias de hoje, tendo fãs como Seth Macfarlane ou o site Jovem Nerd, cuja famosa saudação é tirada do grito de guerra da fraternidade TriLambda. É notável como nas divulgações de Universidade Monstros há referências claras ao grupo de Lewis e Gilbert, possivelmente as inspirações para as versões jovens dos monstros favoritos da criançada!

0 comentários :

Postar um comentário