quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CRÍTICA EXCLUSIVA!: Besouro Verde

A década de 2000 foi marcada essencialmente pelos filmes de heróis dos quadrinhos. As adaptações bem-sucedidas de Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Batman, Demolidor, X-Men, Hulk e Superman para a tela grande trouxeram obras que eram mais desconhecidas (ou até esquecidas!) do público como Speed Racer, Watchmen, V de Vingança, 300 e O Procurado. Toda essa onda vai trazer ainda mais "filmes de gibi" na década de 2010, que já conta com Lanterna Verde, Superman, Capitão América, Thor, o tão esperado Vingadores e Besouro Verde, filme que começa a década para o gênero.
O herói foi inicialmente criado no rádio, e aí migrou para a televisão, onde fez o inesquecível episódio especial com a série do Batman. Depois disso, o Besouro migrou para os quadrinhos e pouco fez até ser cancelado. Com a onda de filmes super-heróicos, o ator Seth Rogen decidiu reviver a saga e produziu e protagoniza a história, que mostra a vida de Britt Reid, filho mimado de um diretor de jornal respeitado que morre graças a uma picada de abelha. Reid resolve então lutar, ao lado do seu parceiro e empregado Kato, contra o crime, mas sendo tratado como criminoso.
O filme aborda em toda a sua trama um tom de deboche em relação aos super-heróis, e essa gozação rende excelentes piadas. Seth Rogen e Jay Chou fazem várias paródias com Batman e Robin, Cameron Diaz é um excelente pivô para piadas sobre as mocinhas indefesas (É como se a Dupla Dinâmica tivesse uma disputa para ficar com a donzela!) e Chistopher Waltz faz o estereótipo do vilão amalucado.
Isso tudo andaria bem se não fosse por um roteiro que não casa muito bem a parte engraçada com a séria. Entre cortes rápidos e montagens bizarras, o roteirista não consegue casar os bons momentos de comédia com a ação totalmente destrutiva. Não dá para se admirar os dois lados.
Além disso, as atuações já acostumadas de Seth Rogen, Cameron Diaz e Christopher Waltz não deixam muito espaço para Jay Chou apresentar muito bem o seu papel, que beira um pouco à canastrice.
Com todas essas falhas, Besouro Verde acaba por perder uma boa chance de voltar triunfamente para o cinema, mas dá esperanças à filmes que gozam o gênero de heróis.

Nota: 8,5

0 comentários :

Postar um comentário