Han Solo - Uma História Star Wars

Leia a nossa crítica do mais novo derivado da saga!

Deadpool 2

Continuação tenta manter a subversão do original enquanto se rende às convenções hollywoodianas

Desejo de Matar

Eli Roth aterroriza ação do remake e não deixa os temas caírem na ingenuidade

Nos Cinemas #1

Nossos comentários sobre O Dia Depois, Submersão e Com Amor, Simon

Jogador N° 1

Spielberg faz seu comentário sobre o próprio legado em Hollywood sem esquecer do espetáculo no processo

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Oscar 2015: Indicados

Premiação solta lista repleta de surpresas.

Na manhã do dia 15 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2015. Na contagem, O Grande Hotel Budapeste e Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância lideram com 9 indicações, seguidos por O Jogo da Imitação (8), Sniper Americano e Boyhood - Da Infância à Juventude (ambos com 6). Confira a lista completa de indicados abaixo. A cerimônia de entrega do Oscar ocorre no dia 22 de fevereiro.

Melhor Filme

  • Sniper Americano
  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • Boyhood - Da Infância à Juventude
  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Selma
  • A Teoria do Tudo
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor Diretor

  • Alejandro González Iñárritu (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)
  • Richard Linklater (Boyhood - Da Infância à Juventude)
  • Bennett Miller (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
  • Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
  • Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)

Melhor Atriz

  • Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite)
  • Felicity Jones (A Teoria do Tudo)
  • Julianne Moore (Para Sempre Alice)
  • Rosamund Pike (Garota Exemplar)
  • Reese Witherspoon (Livre)

Melhor ator

  • Steve Carell (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
  • Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação)
  • Michael Keaton (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)
  • Eddie Redmayne (A Teoria do Tudo)
  • Bradley Cooper (Sniper Americano)

Melhor ator coadjuvante

  • Robert Duvall (O Juiz)
  • Ethan Hawke (Boyhood - Da Infância à Juventude)
  • Edward Norton (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)
  • Mark Ruffalo (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)
  • J.K. Simmons (Whiplash - Em Busca da Perfeição)

Melhor atriz coadjuvante

  • Patricia Arquette (Boyhood - Da Infância à Juventude)
  • Laura Dern (Livre)
  • Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
  • Meryl Streep (Caminhos da Floresta)
  • Emma Stone (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor canção original

  • Everything is Awesome (Uma Aventura LEGO)
  • Glory (Selma)
  • Grateful (Beyond the Lights)
  • I'm Not Going to Miss You (Glenn Campbell: I'll Be Me)
  • Lost Stars (Mesmo Se Nada Der Certo)

Melhor roteiro adaptado

  • Sniper Americano
  • O Jogo da Imitação
  • Vício Inerente
  • A Teoria do Tudo
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor roteiro original

  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • Boyhood - Da Infância à Juventude
  • Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Abutre

Melhor longa de animação

  • Operação Big Hero
  • Os Boxtrolls
  • Como Treinar o Seu Dragão 2
  • Song of the Sea
  • O Conta da Princesa Kaguya

Melhor documentário em longa-metragem

  • Citizenfour
  • Last Days in Vietnam
  • Virunga
  • Finding Vivian Maier
  • The Salt of the Earth

Melhor longa estrangeiro

  • Ida
  • Leviatã
  • Tangerines
  • Timbuktu
  • Relatos Selvagens

Melhor fotografia

  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • O Grande Hotel Budapeste
  • Ida
  • Mr. Turner
  • Invencível

Melhor figurino

  • O Grande Hotel Budapeste
  • Vício Inerente
  • Caminhos da Floresta
  • Malévola
  • Mr. Turner

Melhor documentário em curta-metragem

  • Crisis Hotline
  • Joanna
  • Our Curse
  • The Reaper
  • White Earth

Melhor montagem

  • Sniper Americano
  • Boyhood - Da Infância à Juventude
  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição

Melhor maquiagem e cabelo

  • Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
  • O Grande Hotel Budapeste
  • Guardiões da Galáxia

Melhor trilha sonora

  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Interestelar
  • Mr. Turner
  • A Teoria do Tudo

Melhor design de produção

  • O Grande Hotel Budapeste
  • O Jogo da Imitação
  • Interestelar
  • Caminhos da Floresta
  • Mr. Turner

Melhor animação em curta-metragem

  • The Bigger Picture
  • The Dam Keeper
  • Feast
  • Me and My Moulton
  • A Single Life

Melhor curta-metragem

  • Aya
  • Boogaloo and Graham
  • Butter Lamp
  • Parvaneh
  • The Phone Call

Melhor edição de som

  • Sniper Americano
  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância
  • O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos
  • Interestelar
  • Invencível

Melhor mixagem de som

  • Interestelar
  • Whiplash - Em Busca da Perfeição
  • Invencível
  • Sniper Americano
  • Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância

    Melhores efeitos visuais

    • Capitão América 2 - O Soldado Invernal
    • Guardiões da Galáxia
    • Planeta dos Macacos - O Confronto
    • Interestelar
    • X-Men - Dias de um Futuro Esquecido

    segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

    Dissecando: Os Vingadores - A Era de Ultron (TRAILER 2)

    Vem aí briga interna no super-grupo, e isso só quer dizer uma coisa: Porrada.

    Por Pedro Strazza.

    Na madrugada desta terça-feira de verão bem quente (dia 13 de janeiro de 2015, pra ser mais exato), a Marvel Studios liberou no meio do futebol americano o esperado segundo trailer do esperadíssimo novo capítulo de Vingadores. E é meio que um repeteco de tudo que a gente viu na primeira prévia: Tem treta, gente descontrolada, clima de tensão e separação de banda (ops, de supergrupo quer dizer), mais treta, Ultron de James Spader sentando porrada na galera comandada por Homem de Ferro...
    E nesse (retorno meio que bastante inesperado) do Dissecando, vamos olhar esse trailer mais de perto e descobrir o que ele esconde nas entrelinhas sobre o filme. Mas antes, só queremos lembrar aos fãs tupiniquins de que Os Vingadores - A Era de Ultron chega às telonas no dia 30 de abril.
    Chega de enrolação, simbora explorar esse troço:
    0 segundos: Tema do Pinóquio tocado agora só pelo piano. Saudades vozinha dos sete infernos...
    3 segundos: Vingadores ao resgate de civis no que pode ser a cidade de Wakanda (referências ao universo do Pantera Negra: 1). Ao fundo, Robert DowQUER DIZER Tony Stark diz que este pálido e pequeno ponto azul precisa de um poder maior que qualquer um dos Vingadores.
    12 segundos: Steve Rogers (vulgo Capitão América) cata o capacete do banco e faz aquela famosa reflexão na varanda do apartamento. Logo depois, Clint Barton (vulgo Gavião Arqueiro) se encontra no meio de um conflito armado - talvez ocasionado pelo resgate dos Vingadores aos irmãos Maximoff? Não sei.
    20 segundos: Ultron liga as engrenagens (UH-O-OH!) enquanto fala em off que todo mundo teme aquilo que cria. Fedeu, pra dizer o mínimo.
    23 segundos: Essa cena todo mundo já conhece do primeiro trailer, mas um fato novo surgiu aqui: Bruce Banner reconhece Ultron quando ele adentra a sala. Pelo jeito o supervilão da vez (que entra causando na sala) não veio à vida apenas pelas mãos de Stark.
    29 segundos: É, o Hulk vai ser mesmo controlado por Ultron naquele confronto (que promete ser épico) com a Hulkbuster. Esses olhinhos vermelhos de Banner só podem indicar pra isso - ou drogas, mas é um filme da Marvel né gente, calma lá.
    32 segundos: OLHA O GRANDE MISTÉRIO DO TRAILER AÍ GEEEENTE! Ao mesmo tempo que Nick Fury avisa que problemas sempre aparecem, uma estranha mulher surge solitária em cena despindo de algumas roupas. Já tem gente na internet dizendo que é a heroína Afrikaa Ngala, personagem de escalão D parte do universo do Pantera Negra (referências ao universo do Pantera Negra: 2), mas é difícil de saber pelo ângulo da cena. Vamos seguir curiosos...
    36 segundos: "Você mexeu em algo que não entende" diz Thor ao Homem de Ferro, que logo em seguida toma uma pancada energética da Feiticeira Escarlate (tô falando que vai ter muita treta nesse filme!).
    39 segundos: Aparentemente a Viúva-Negra foi capturada por alguém (talvez o Barão Von Strucker?) no meio de uma missão, pois é ela que será submetida a um procedimento cirúgico forçado pelos vilões em uma maca nada limpa. E ela ainda diz que os Vingadores não tem lugar no mundo...
    41 segundos: Ultron vai causar na cidade, e conta com seus colegas robôs pra gerar a discórdia. Minha pergunta é: Estes robôs seriam propriedade de Tony Stark ou ele mesmo criou?
    48 segundos: Não é a primeira vez que vemos a Mark Sei-Lá-Qual-O-Número nas prévias, mas a cena do Homem de Ferro em ação permite que a gente enxergue uns detalhes da armadura, como a melhor distribuição do amarelo (agora pastelizado) no vermelho característico - portanto nada de Homem de Ferro Toblerone em Vingadores 2, senhoras e senhores.
    50 segundos: Hulk já dá a louca e sai chutando carro pra cima dos policiais. Coitados, vão virar patê se ninguém for em seu auxílio.
    52 segundos: ALGUÉM (que pelo jeito é a Viúva-Negra) aparece de costas carregando duas armas novinhas em folha pra testar em combate, e logo em seguida temos Andy Serkis - segundo boatos intérprete do Garra Sônica (referências ao universo do Pantera Negra: 3) - fazendo mais um movimento dramático/enigmático para a câmera.
    54 segundos: A nave dos Vingadores sobrevoa uma cidade (Wakanda?), e em seguida o Capitão América sai no soco com um dos servos robóticos de Ultron.
    59 segundos: Uma mulher grita de pavor com o terror que vê em volta, e o Hulk (extremamente bem feito de rosto, se não repararam) se acalma com a presença da Viúva-Negra. Vai dar amor?
    1 minuto e 3 segundos: "Eu vou acabar com vocês pela parte de dentro" profere Ultron, e aí vem cena pra chuchu. O vilão solta raios pra cima do Thor e este é sobrecarregado por eles (pô cara, tu é o Deus do Trovão, faz algo aí!), Feiticeira surge preocupada de perfil, Thor pega Tony pela garganta (controlado por Ultron, talvez?), uma moto faz um leve drift, carros saem voando, a Hulkbuster chega ao local do combate, o Hulk aparece com um poste na mão e...
    1 minuto e 12 segundos: Pois é Viúva, OH BOY, PORQUE O PAU VAI COMER SOLTO!!! Hulk sai na porrada claramente fora de si contra Tony Stark e sua mega-armadura, e ele também tá irritado. Aí já viu né, pancadaria de alto nível pra fechar com entusiasmo o segundo trailer, que termina com um rápido vislumbre de Ultron de costas. Vem briga interna pra cima dos Vingadores, e isso promete deixar feridas incuráveis para a equipe!

    sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

    Crítica: Whiplash - Em Busca da Perfeição

    Damien Chazelle questiona ensino e obsessão a partir do mundo do jazz.

    Por Pedro Strazza.

    Com diferentes níveis de intensidade no ser humano, "ser o melhor" é uma necessidade inexplicável. Destacar-se dos outros pelos próprios méritos, afinal, parte basicamente da mesquinharia de nosso ego, que presume seu indivíduo como algo diferenciado, superior àqueles que o cercam por causa de habilidades ou de um intelecto supostamente únicos e insubstituíveis. Para alcançar o topo, porém, se faz necessário não um "dom" ou uma "dádiva dos deuses", mas sim a prática e a disciplina, que combatem com todas as forças o problemático orgulho de nossos "Eu"s.

    Mas o exercício regular também pode ser tão danoso quanto a soberba, e o diretor e roteirista Damien Chazelle busca mostrar este caminho em Whiplash - Em Busca da Perfeição, seu segundo trabalho na direção. O filme acompanha Andrew (Milles Teller), um jovem baterista que, estudante do principal conservatório do país, sonha em ser um dos maiores músicos de jazz da História. Para isso, ele com muito esforço consegue lugar na banda comandada pelo mítico maestro Fletcher (J.K. Simmons), responsável por criar grandes profissionais do ramo em suas aulas. Em menos de uma aula, entretanto, Andrew percebe da pior forma possível que o professor usa de métodos nada corretos para ensinar, e após seguidas humilhações ele entra em um ciclo auto-destrutivo de aprendizado para alcançar seus objetivos.

    Desse momento em diante, a relação tumultuosa que se desenvolve entre mestre e aluno é filmada por Chazelle com tons de exagero. Dos cortes rápidos que destacam o uso dos instrumentos pelos músicos aos closes nervosos de câmera no rosto dos personagens, o diretor aos poucos concebe no ambiente uma espécie de campo de batalha musical, onde seus dois protagonistas batalham por diferentes motivos: Enquanto Andrew busca uma inalcançável aprovação de seu professor, Fletcher procura a todo custo levar ao limite seu aluno para tirar dele a genialidade vista somente em mestres como Charlie Parker ou Louis Armstrong. E conforme a trama avança, fica claro que essa disputa sem pé nem cabeça exercida pelos dois os levará à lugar nenhum...

    [A partir daqui há leves SPOILERS sobre o filme. Leia por sua própria conta e risco.]

    ... Ou será que não? Ao final, o grande tema de Whiplash de fato é o do limite em que a prática faz bem ao estudante, e o longa oferece caminhos para as duas respostas possíveis. Se por um lado a metodologia de Fletcher acaba com a vida de Andrew e de outros alunos ao forçá-los a se dedicar exclusivamente à música, ela também parece ser a única capaz de transformar bons profissionais em excepcionais músicos e possíveis lendas, e seus pupilos reconhecem isso - e seria muito estranho se não reconhecessem, dado as torturas aos quais se submetem. Como bem afirma o maestro em determinado ponto, parece não haver palavras mais danosas ao trabalho de um músico que "bom trabalho", pois elas o inibem de se esforçar a ser melhor.

    Questionamentos à parte, é interessante perceber como o filme evita facilidades e constrói seus personagens principais com profundidade. Enquanto Teller cria um Andrew que mesmo sendo o herói da narrativa possui um perfil social fragmentado e uma arrogância nada sutil - capaz até de terminar um relacionamento antes de seu início para poder se dedicar seus objetivos -, J.K. Simmons é feliz ao transformar seu Fletcher em um monstro feroz com leves toques de humanidade, importantes para tanto conferirem ao antagonista uma leve esfericidade não existente a outros tiranos do cinema (o Sargento Hartman de Nascido Para Matar ou até o J.J. Jameson interpretado pelo próprio Simmons na trilogia Homem-Aranha, por exemplo) quanto darem dúvidas ao espectador sobre suas reais intenções.

    Prejudicado um pouco pelo mal uso de seus coadjuvantes (passam desapercebidos os companheiros de banda e o interesse romântico de Andrew, por exemplo), Whiplash - Em Busca da Perfeição é um retrato interessante e bem montado da obsessão que nos toma quando queremos ser aquele "algo a mais", e evidencia com propriedade a questão do ensino e seus objetivos. Chazelle realiza um ótimo trabalho na direção, e não há prova maior disso que o explosivo encerramento, capaz de refletir todos os temas do filme com pouquíssimas palavras.

    Nota: 8/10

    Gostou? Assista Também: